(Divulgação)
COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH Revista: "Carnaval lá no Quintal" movimenta a Lagoa

E mais: Milena Carvalho lança dois livros e o EP de Carnaval que traz samba em homenagem a Francisco Carlos Rocha Sousa.

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h34
Em destaque na capa da edição deste fim de semana do caderno PH Revista uma máscara veneziana adaptada para o nosso Carnaval, que este ano está limitado a ambientes entre quatro paredes
Em destaque na capa da edição deste fim de semana do caderno PH Revista uma máscara veneziana adaptada para o nosso Carnaval, que este ano está limitado a ambientes entre quatro paredes

CLIQUE E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

“Carnaval lá no Quintal” movimenta a Lagoa

O gastrobar Quintal Lagoa vai oferecer a partir deste sábado – e também domingo e segunda-feira – em sua programação que começa sempre às 18h, o melhor da gastronomia de boteco em eventos animados por bandas famosas e DJs que viajam nos ritmos desta época do ano.

Serão mais de 7 horas de música diariamente com as melhores atrações locais para animar o público.

O ambiente do Quintal Lagoa é amplo, aconchegante e literalmente faz com que as pessoas se sintam em casa para uma curtição entre amigos e família.

Entre as atrações deste sábado, constam o Grupo Argumento e apresentação especial das passistas de samba do grupo As Marias.

AML elege nova diretoria

O escritor e magistrado Lourival Serejo foi eleito na quinta-feira presidente da Academia Maranhense de Letras.

Ele foi escolhido para comandar a Casa de Antônio Lobo no biênio 2022-2024, em substituição ao atual presidente, Carlos Gaspar.

A nova diretoria da AML, que deverá tomar posse na segunda quinzena de março, é formada por Lourival Serejo, presidente; Laura Amélia Damous, vice-presidente; Félix Alberto Lima, secretário-geral; José Ewerton Neto, secretário adjunto; José Ribamar Neres Costa, 1º tesoureiro; Manoel Aureliano Neto, 2º tesoureiro; e Benedito Buzar, José Carlos Sousa Silva e Elsior Coutinho no Conselho Fiscal.

O cantor Roberto Brandão (na foto ao lado do Repórter PH) é um dos artistas mais solicitados desta temporada, como vocalista do Bicho Terra, a banda mais animada do nosso Carnaval
O cantor Roberto Brandão (na foto ao lado do Repórter PH) é um dos artistas mais solicitados desta temporada, como vocalista do Bicho Terra, a banda mais animada do nosso Carnaval

Novas regras para Terrenos de Marinha

Por suas condições de ilhas, São Luís e Florianópolis são as capitais mais interessadas no trâmite da emenda à Constituição, já aprovada pela Câmara Federal, que transfere a estados e municípios os terrenos ditos de Marinha ocupados pelo serviço público desses governos e, mediante pagamento, aos ocupantes particulares.

Tanto Floripa quanto São Luís são cercadas por terrenos de Marinha, ocupados por milhares de pessoas.

A PEC prevê a transferência gratuita dos terrenos onde estão instalados serviços estaduais e municipais sob concessão ou permissão.

A transferência será gratuita também para habitações de interesse social, como vilas de pescadores.

Novas regras para Terrenos de Marinha...2

A partir da publicação da futura emenda constitucional, a União não mais cobrará foro ou taxa de ocupação dessas áreas ou laudêmio, quando da transferência de domínio.

Para adquirirem a posse definitiva do terreno de Marinha, foreiros e ocupantes regularmente inscritos no Serviço do Patrimônio da União (SPU) poderão deduzir do valor a pagar o que já foi pago a título de taxa de ocupação ou de foro nos últimos cinco anos, atualizados pela taxa Selic.

No caso de ocupantes não inscritos, a compra do terreno dependerá de a ocupação ter ocorrido pelo menos cinco anos antes da publicação da PEC.

Reforma tributária

Relator da proposta de emenda à Constituição que promove a reforma tributária, o senador Roberto Rocha (PSDB) apresentou novo parecer sobre o tema, dobrando o prazo de transição entre os ententes federativos e garantindo a utilização de recursos para manter a competitividade de empresas com incentivos fiscais.

Para estados e municípios, a transição da cobrança na origem para o destino do produto, que antes era de 20 anos, passará para 40 anos.

A proposta de Roberto Rocha foi lida quarta-feira na sessão da Comissão de Constituição de Justiça do Senado.

SOS Cerrado

O Cerrado, bioma com 45% ocupada pelo agronegócio, no Maranhão e outros Estados, está despertando a atenção da União Europeia, que avalia proposta de proibir importação de carne bovina, soja, café e outros produtos provenientes de áreas de desmatamento e degradação das florestas.

Em reunião esta semana com ministros de Agricultura dos 25 países-membros da UE, o comissário de Meio Ambiente do bloco, Virginijus Sinkevicius, destacou a importância de implementação do “desmatamento zero” nas importações e sinalizou que mais ecossistemas poderão ser cobertos no futuro.

Será uma forma de proteger os Cerrados maranhenses, já gravemente afetados pelo desmatamento.

Sem fotografia

O ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, e o atual, Eduardo Braide, andam fugindo do senador Weverton Rocha como o diabo foge da cruz.

Tanto Braide como Edivaldo querem manter distância de Weverton, no atual contexto político, com receio de serem confundidos como correligionários do parlamentar pedetista.

Temem, por exemplo, que qualquer encontro possa resultar numa foto que sugira uma aliança política.

Guerra declarada

Incomodado com os números das últimas pesquisas, o senador Weverton Rocha decidiu abrir toda a sua artilharia midiática contra o governador Flávio Dino e o trabalho que desenvolve à frente do governo do Maranhão.

Weverton escalou blogueiros, apresentadores de rádio e TV, em São Luís e no interior do estado, para bater diariamente, sem qualquer pudor, em todos os atos e passos de Dino.

Não há mais comedimento algum, principalmente depois que aliados de Weverton começaram a perder cargos que ocupavam no governo.

Ou seja, agora é guerra mesmo.

Cartas na mesa

A jornalista e pesquisadora Maristela Sena acaba de lançar o livro “Jogo de cartas entre Hannah Arendt e Mary McCarthy – impressões de duas mulheres sobre o próprio tempo”.

Como o próprio nome sugere, a publicação analisa detalhes de correspondências trocadas entre a filósofa Hannah e a escritora Mary, material que faz um recorte envolvente da história contemporânea, povoada por ideias, obras, movimentos sociais, conflitos étnicos, tragédias coletivas, relatos de viagens, política etc.

A obra, resultado da dissertação de mestrado de Maristela no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual do Maranhão, traz a lume temas como nazismo e holocausto, feminismo, racismo, política internacional, populismo e muito mais.

Laura e Reviver

Durante os longos anos em que viveu no Maranhão, o saudoso Luiz Felipe Andrès sempre fez questão de manifestar a sua paixão e encantamento pela arquitetura colonial da capital maranhense.

Numa de suas últimas palestras sobre o projeto de restauração da Praia Grande, do qual ele foi um dos coordenadores, Andrès falou com entusiasmo de como o centro histórico de São Luís tinha um papel primordial no desenvolvimento do turismo local.

E fez questão de lembrar que o nome de Projeto Reviver – que de fato é só o programa de restauração, e não o nome do bairro, como muitos confundem – foi uma sugestão da poeta Laura Amélia Damous, prontamente acatado pelo então governador Epitácio Cafeteira.

A arquiteta, escritora e cineasta maranhense, Milena Carvalho lançou na última quinta-feira, na Livraria Circulares, em Brasília-DF, seus livros “O Sonho de Diana” e “Caderno de Receitas”
A arquiteta, escritora e cineasta maranhense, Milena Carvalho lançou na última quinta-feira, na Livraria Circulares, em Brasília-DF, seus livros “O Sonho de Diana” e “Caderno de Receitas”

DE RELANCE

Golpe no hospital

A semana foi marcada por uma série de golpes praticados contra familiares de pacientes internados na UDI Hospital.

A quadrilha, auxiliada provavelmente por algum funcionário do hospital, obtém dados do paciente e número de telefone de familiares.

De posse dessas informações, o golpista telefona a um familiar e relata o estado de “gravidade” do paciente (na maioria dos casos, uma suposta “infecção bacteriana”) e diz que é preciso realizar exames de imagem de alta complexidade, não cobertos pelo plano de saúde, e solicita transferência bancária imediata, superior a 10 mil reais.

Golpe no hospital...2

Com uma conversa bem arquitetada, o golpista explica que o valor será ressarcido pelo plano de saúde em dois dias.

Comenta-se que algumas pessoas chegaram a cair na mutreta e teriam feito a transferência bancária.

Outros, mais ressabiados, optaram por ir diretamente à UDI Hospital – e lá se certificaram de que tudo não passa de golpe, praticado preferencialmente contra familiares de pacientes idosos.

A polícia já deve estar no encalço da quadrilha.

Confiança elevada do empresariado

O comerciante de São Luís iniciou 2022 na mesma tendência otimista apresentada ao final de 2021.

O bom nível na perspectiva do empresariado local em janeiro é representado pelos 121,9 pontos do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec). Na série histórica do levantamento realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA), em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), a permanência do indicador na zona de satisfação é ainda mais animadora e já dura 17 meses consecutivos.

Confiança elevada do empresariado

No assunto: em janeiro, a acomodação da economia em um patamar mais morno de consumo em muitos segmentos, resultante do pós-datas comemorativas de fim de ano, não foi suficiente para desanimar o empresariado. Na passagem mensal, o recuo do Icec foi de apenas -0,2%.

De modo geral, o cenário permanece o mesmo em relação a dezembro, no entanto, na visão do comerciante são-luisense, as expectativas para os próximos seis meses são mais animadoras.

EP “Apesar dos Coronas Contrários”

O Grupo Potiguar, maior home center do Maranhão, é também um dos grandes incentivadores da cultura maranhense. Exemplo disso é o recente apoio do grupo ao poeta e compositor Joãozinho Ribeiro no lançamento de seu EP com músicas carnavalescas.

Com o título “Apesar dos Coronas Contrários”, o EP já disponível nas plataformas digitais traz cinco composições inéditas, sendo três frevos e dois sambas com direção musical do maestro Rui Mário.

O trabalho conta com participações especiais de Zeca Baleiro, Flávia Bittencourt, Marconi Rezende, Ronald Pinheiro e Alysson Ribeiro. A proposta é espalhar maranhensidade e alegria através da música, no enfrentamento desses atuais tempos difíceis para todos.

Cacá é homenageado no EP

No samba de sua autoria “Valeu Cacá” que também é interpretado por ele, Joãozinho Ribeiro presta uma homenagem póstuma ao cantor Francisco Carlos Rocha Sousa, o Cacá, que foi integrante do grupo Sem Dimensão.

Muito talentoso e querido por toda a classe artística maranhense, Cacá faleceu de câncer em 2018 e agora está imortalizado nesse samba que conta um pouco de sua carreira.

Detalhe: Francisco Carlos Rocha Sousa, o Cacá, era primo de Fabíola Brasil, que é uma grande apreciadora da música maranhense, e nesse caso, tem ainda um elo emocional com esse trabalho.

O Presidente do Grupo Potiguar Marcelo Brasil com a esposa Fabíola; patrocinadores do EP de Carnaval que traz samba em homenagem ao cantor falecido Francisco Carlos Rocha Sousa, o Cacá
O Presidente do Grupo Potiguar Marcelo Brasil com a esposa Fabíola; patrocinadores do EP de Carnaval que traz samba em homenagem ao cantor falecido Francisco Carlos Rocha Sousa, o Cacá

TRIVIAL VARIADO

O Governo Federal lançou nesta semana o novo documento de identidade que será utilizado em todo o território nacional. O modelo conta com diversos sistemas de segurança e utilizará o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) como identificação única.

Tem mais: a previsão é que o novo RG passe a valer no dia 1º de março e estará disponível no aplicativo gov.br. O evento de lançamento contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro.

A cantora maranhense Alcione acaba de gravar como selo da Biscoito Fino uma música dos maranhenses José Américo Bastos e Salgado Maranhão, que fará parte da trilha sonora da próxima novela da Globo que estreia em maio.

Ana Lúcia e Amaro Santana Leite não querem mesmo saber de folia este ano, E se refugiaram em sua fazenda no município de Itapecuru. Melina e Luiz Carlos Cantanhede Fernandes estão al mare, passeando de catamarã, com toda a família.

A Missa de Sétimo Dia do falecimento de minha saudosa amiga Tereza Leal (Terezinha do Menino Jesus Coelho Leal) será rezada na Igreja São Luís Rei França, na avenida Santa Dulce dos Pobres S/N, Calhau, no dia 28 de fevereiro, segunda-feira, às 19h30.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.