Carnaval à fantasia para festejar Temis Sauaia
E mais: DJ Sérgio Balata agita eventos privados de Carnaval em São Luís e a plenitude de Ticiana Duailibe Abreu.
Figura das mais alegres e queridas da sociedade maranhense, Temis Sauaia vive hoje um dia muito especial: comemora sua nova idade com um baile à fantasia.
A partir das 19h30 ela estará recebendo um grupo especial de amigos na Casa Adesso, no Calhau, onde funcionou a Class Eventos.
Aos convidados a aniversariante só fez um pedido: que todos compareçam usando fantasias para celebrar a vida em clima de Carnaval numa época em que as autoridades, por pura demagogia, não permitiram a plenitude da maior e mais tradicional festa popular do Brasil.
Para onde vão os ucranianos?
Impossível não se emocionar vendo as cenas de ucranianos aterrorizados deixando tudo para trás, em Kiev, ontem, para fugir dos bombardeios russos. O que vai acontecer com toda essa gente? Para onde vão? É a pergunta que faz o mundo inteiro.
A questão preocupa, em especial, pesquisadores especialistas no tema das migrações.
Brasileiros que estudam o assunto e se especializam na Europa, falavam ao telefone, ontem, e analisavam os fatos com angústia.
Os vídeos mostrando a população deixando Kiev são muito impactantes. Já temos uma crise de refugiados na Europa e ainda há forte tensão em torno disso.
Para onde vão os ucranianos?...2
Uma coisa que os pesquisadores brasileiros perceberam por lá é que há xenofobia em relação a quem é do Leste Europeu. “Que plano a União Europeia e os aliados terão, para além de sanções econômicas à Rússia? Até agora, a pauta humanitária não recebeu prioridade” – lamentam.
A vizinha Polônia se dispôs a acolher os migrantes, e países como a Alemanha se ofereceram para prestar apoio aos poloneses, mas será preciso mais.
Ao que tudo indica, há uma nova crise humanitária em curso, que chega em meio ao avanço dos extremismos e após o auge de uma pandemia sem fim.
Além de acolhimento, será preciso discutir como os refugiados serão recebidos e integrados. O conflito armado, infelizmente, parece estar só começando.
Repercussão da guerra em São Luís
O conflito entre Rússia e Ucrânia ocorre a mais de 10 mil quilômetros de distância de São Luís, mas, mesmo com significativo distanciamento geográfico, os descendentes dos países eslavos que vivem no Maranhão demonstram preocupação com os efeitos da guerra.
Disse um deles: “Nosso coração sangra porque é uma briga de irmãos. A Rússia sempre deixou a Ucrânia como refém, e aquele, costumeiramente, foi um território de guerra’.
Há tristeza também do outro lado. Descendentes de russos veem uma guerra fratricida.
Confiança elevada do Empresariado
O comerciante de São Luís iniciou 2022 na mesma tendência otimista apresentada ao final de 2021.
O bom nível na perspectiva do empresariado local em janeiro é representado pelos 121,9 pontos do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec). Na série histórica do levantamento realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA), em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), a permanência do indicador na zona de satisfação é ainda mais animadora e já dura 17 meses consecutivos.
Confiança elevada do Empresariado...2
No assunto: em janeiro, a acomodação da economia em um patamar mais morno de consumo em muitos segmentos, resultante do pós-datas comemorativas de fim de ano, não foi suficiente para desanimar o empresariado.
Na passagem mensal, o recuo do Icec foi de apenas -0,2%.
De modo geral, o cenário permanece o mesmo em relação a dezembro de 2021, no entanto, na visão do comerciante são-luisense, as expectativas para os próximos seis meses são mais animadoras.
O TOP DJ SÉRGIO BALATA está com tudo neste Carnaval que só acontece nos espaços fechados. No sábado, ele agita o Bloquinho Amaré; no domingo, anima o Blocão da MIX; na segunda-feira, repete a performance no Bloquinho Amaré; e na terça-feira, divide com outros DJs o MIBUXK N´Amaré
De Relance
Encontro bem-sucedido na Fiema
O encontro de negócios promovido pelo Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF Maranhão) da Fiema, que ocorreu na última terça-feira, na Casa da Indústria Albano Franco, foi um sucesso.
Esse encontro de negócios é onde a demanda e a oferta se encontram.
Mais de 100 empresas maranhenses, com um público de aproximadamente 200 pessoas, puderam estreitar relacionamentos e mostrar seus serviços e produtos para o Consórcio Alumar. Também participaram as empresas CMPC Industrial, KW do Brasil, Montisol, MKS e Fidens.
Encontro bem-sucedido na Fiema...2
O anfitrião, Celso Gonçalo, que fez as vezes do presidente da entidade, ressaltou a grandiosidade do encontro. “Indiscutivelmente, uma grande vantagem deste encontro de negócios é a visibilidade que as nossas empresas passam a ter com as oportunidades de bons negócios”.
A Alumar recomeça as operações da redução, que voltará com toda a capacidade, reativando as três linhas de produção de alumínio, e abre perspectivas para que as empresas locais tenham participação significativa no fornecimento de bens e serviços para a empresa.
Doação para Bibliotecas Comunitárias
Escolas e bibliotecas comunitárias de São Luís receberão 690 livros a serem distribuídos pela 1ª Promotoria de Justiça Especializada em Fundações e Entidades de Interesse Social, a partir de acervo doado pela Associação dos Livreiros do Estado do Maranhão (ALEM).
O termo de doação foi efetivado nesta semana, em ato do qual participaram promotores de justiça e diretores da ALEM.
Ao agradecer a associação, a promotora de justiça Doracy Reis declarou que a contribuição irá fortalecer o projeto Bibliotecas Comunitárias, idealizado pela 1ª Promotoria de Fundações, que visa alcançar e incentivar a leitura de crianças.
Cresce a procura por grupos de AA
Desde o início da pandemia, o número de pedidos de ajuda aos Alcoólicos Anônimos (AA) triplicou – em especial, entre as mulheres. Esse é um assunto pouco falado e, às vezes, até negligenciado, mas merece atenção.
Com a crise desencadeada pelo coronavírus, a maioria dos cinco mil grupos de AA no país com reuniões presenciais parou. Para atenuar o problema, a organização passou a apostar em encontros virtuais. Desde março de 2020, são mais de 100 mil acessos.
Em média, 40% das participações são femininas, superando – e muito – a média de frequência das mulheres nas reuniões presenciais, até então de 5%.
Para escrever na pedra:
“E ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; olhai não vos perturbeis; porque essas coisas devem acontecer; mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino: e haverá fomes e pestes, e terremotos em vários lugares. Mas todas essas coisas são o princípio das dores”, De Jesus de Nazaré.
Trivial vaiado
Apesar das festividades oficiais canceladas e de o Carnaval não ser uma das datas do calendário oficial de feriados nacionais, o funcionamento de alguns serviços em São Luís será afetado entre amanhã e terça-feira.
As atividades do comércio poderão ser mantidas normalmente durante os dias de Carnaval. A Quarta-feira de Cinzas também não terá alterações. Na segunda e na terça-feira, as agências dos Correios estarão fechadas e a Central de Atendimento dos Correios (CAC) também não funcionará.
Importante: o Departamento Municipal de Limpeza Urbana trabalhará normalmente com todas as coletas. Devido ao feriado de Carnaval, as agências de atendimento da Equatorial estarão fechadas na segunda e na terça-feira. As atividades retornarão na Quarta-feira de Cinzas, a partir das 14h.
Os mercados podem funcionar normalmente entre amanhã e segunda-feira. No dia 1º, terça-feira, somente poderão funcionar com a mão de obra dos colaboradores os supermercados que possuem acordo coletivo com o Sindicato dos Empregados no Comércio de São Luís. Na quarta-feira, o funcionamento é normal
Pós-Covid: para ajudar os municípios no atendimento a pacientes que tiveram covid-19 e que precisam de acompanhamento por conta das sequelas da doença, o Ministério da Saúde vai repassar R$ 12 milhões às prefeituras do Rio Grande do Sul. A promessa é reforçar a assistência na porta de entrada do SUS.
Para descontrair: a professora estava tentando ensinar matemática a um aluno. Eis que ela pergunta: – Se eu te der 4 chocolates hoje e mais 3 amanhã, você vai ficar com...com.... com.... – Contente, professora!
Já é tempo de sentir nostalgia dos anos 2000, garante a Netflix. Estreia hoje na plataforma de streaming a série De Volta aos 15, que retorna à década inaugural do milênio para narrar os dramas de uma mulher que, em um passe de mágica, ganha uma segunda chance de viver sua adolescência.
Tome nota: na Sessão da Tarde de hoje a aventura é fantástica com a exibição de O Sétimo Filho (2014), de Sergey Bodrov. Inspirado na série de livros O Aprendiz, de Joseph Delaney, o filme se passa em um reino distante, onde a magia, as trevas e os feiticeiros são reais. A exibição tem início às 15h30min, na TV Mirante.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.