''O Garoto Azul'' é o quadro do mês
E mais: Mara Pavanelly ao vivo na Lagoa neste sábado e Cida e José Aparecido Valadão se programam para a Primavera em Paris.
Energia elétrica mais barata não é sonho
Já pensou poder escolher a empresa da qual você vai comprar energia elétrica do mesmo jeito quando vai adquirir internet ou streaming para sua casa?
Hoje, isso parece distante para a maior parte dos consumidores brasileiros, mas será possível até 2026 caso o marco do setor elétrico seja aprovado na Câmara dos Deputados.
O Projeto de Lei 414/2021, já aprovado no Senado, prevê que todos os consumidores brasileiros, mesmo os que consomem pouca energia, possam migrar do mercado cativo para o livre de energia elétrica.
Isso significa que as pessoas poderão negociar livremente a compra de energia com as empresas comercializadoras, o que não é possível no modelo atual, porque a venda de energia elétrica é monopólio das distribuidoras.
Energia elétrica mais barata não é sonho...2
Segundo a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), apenas 10 mil consumidores brasileiros (os chamados grandes consumidores ou consumidores especiais), ou seja, 0,029%, fazem parte do mercado livre de energia.
Esse nicho é restrito às grandes empresas, que consomem carga igual ou superior a 500 quilowatts (kW).
Mas, afinal, como as pessoas poderiam escolher de qual empresa comprar energia? O presidente da Abraceel, Rodrigo Ferreira, explica. “Essa abertura seria tão revolucionária quanto foi a do mercado de telecomunicações para a sociedade brasileira. A partir do momento em que o mercado for aberto, você vai ver comercial de televisão vendendo energia elétrica tal qual você vê comercial de TV, hoje, vendendo banco, banda de internet, telefonia celular, TV a cabo, streaming. Passa a ser um produto que o consumidor pode comprar livremente. Vai haver uma concorrência muito grande e a busca por esse atendimento ao consumidor fará o preço diminuir. A concorrência sempre faz o preço diminuir”, afirma.
Energia elétrica mais barata não é sonho...3
No modelo vigente, os consumidores pagam às distribuidoras pela infraestrutura que faz a energia chegar até suas residências, como os fios e os postes, por exemplo, mas, também, pelo “produto energia”, ou seja, o que, de fato, é usado para ligar os eletrodomésticos e as luzes de casa.
Com o marco do setor elétrico, isso muda. As distribuidoras deixam de ter o monopólio sobre a venda da energia elétrica.
Com o fim do monopólio sobre a comercialização de energia, novos fornecedores poderão operar nesse mercado. A partir daí, como ocorre com as operadoras de telefonia, de TV a cabo, de serviço de streaming, o objetivo será atrair os consumidores.
A competitividade e diversidade de “pacotes ofertados” deve fazer o preço da energia elétrica cair entre 30% e 50%, estima a Abraceel.
Queda do Índice de Confiança do Empresário
Após duas altas seguidas, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apresentou queda de 1,2% em fevereiro.
Registrando pontuação de 119,3, o índicador permaneceu dentro da zona de satisfação (acima dos 100 pontos), o que, segundo a análise, se deu devido à recuperação do setor no ano passado.
Os dados apontam que a taxa quase eliminou o crescimento de janeiro (1,4%), resultando em um avanço anual de 0,2% em 2022. O número, no entanto, é mais positivo do que o do primeiro bimestre do ano passado, quando o acumulado apresentou redução de 2,7%.
Apesar da melhora, todos os subíndices avaliados pela pesquisa contaram com retrações.
Quem Disse, Berenice?
Após o lançamento de um portfólio robusto em cuidados com a pele do corpo no ano passado, Quem Disse, Berenice?, que em São Luís é franqueada pela Gentil Negócios – à frente as irmãs Glícia e Glênia Gentil – aproveita a estação mais quente do ano para ampliar seu leque de cuidados lançando a nova Linha Glow, já disponível em todas as lojas da marca.
Para uma pele saudável e radiante o ano todo, apresenta três novos produtos: Loção Hidratante Corporal, Esfoliante Corporal e Loção Iluminadora Hidratante que unem ativos tecnológicos e 100% naturais que compensam os efeitos da exposição ao sol, como perda de viço, envelhecimento precoce e ressecamento da pele.
Entre os ativos naturais da linha está o Colágeno Vegetal, um ativo biotecnológico semelhante ao colágeno natural da pele, responsável por fornecer hidratação e firmeza. Já o Bioretinol é reconhecido por auxiliar na renovação celular, deixando a pele macia e iluminada. E a Mandarina Asiática, uma superfruta rica em bioflavonóides que ajuda a reduzir os radicais livres promovendo a proteção da pele contra o envelhecimento.
Com uma deliciosa fragrância floral cítrica e efervescente, a linha é 100% vegana.
Silvio Santos de volta aos palcos de São Paulo
Com texto de Marília Toledo e Emílio Boechat, direção de Fernanda Chamma (que também assina a coreografia) e Marília Toledo, além de direção musical de Marco França, a comédia musical Silvio Santos Vem Aí faz nova temporada no Teatro Raul Cortez, em São Paulo, de 18 de fevereiro a 10 de abril de 2022.
O espetáculo faz um recorte na vida do apresentador e empresário Senor Abravanel (vivido pelo ator Velson D’Souza) desde sua infância, quando era camelô no Rio de Janeiro, até a década de 1990, logo após a consolidação do SBT.
Com personagens icônicos como Gugu Liberato, Hebe Camargo, Elke Maravilha, Wagner Montes, Bozo, Pedro de Lara, entre outros, a peça agrada a todas as gerações.
Pavanelly na Music Hall
A cantora Mara Pavanelly, uma das vozes mais potentes do forró na atualidade, estará em São Luís neste sábado.
Ela vem para abrilhantar o Bloquinho No 1, evento que está atraindo a turma jovem da cidade para a casa de shows The Music Hall, na Lagoa da Jansen.
Conhecida por ter passado por grupos que fizeram muito sucesso, ao lado de outros famosos como Wesley Safadão, Mara seguiu projeto solo e conquistou ainda mais admiradores.
DE RELANCE
Encontro Bolsonaro-Putin: história de 146 anos
A “velha imprensa” não dá o devido destaque, mas o encontro de quarta-feira entre os presidentes Jair Bolsonaro, do Brasil, e Vladimir Putin, da Rússia, após a calmaria no conflito com a Ucrânia, além da relevância política e econômica tem um dado histórico.
Este dado foi trazido pelo presidente Jair Bolsonaro: “Em 1876, Dom Pedro II foi o primeiro estadista brasileiro a visitar a Rússia.146 anos depois, no ano em que comemoramos 200 anos da independência do Brasil, tenho a satisfação de realizar o mesmo percurso. Nosso Brasil tem vocação de amizade com todas as nações do mundo”.
O “pé quente” de Bolsonaro
Aliás, a viagem do presidente Jair Bolsonaro à Rússia não pode ser tratada com essa visão de oito ou oitenta de seus adversários ou de seus apoiadores apaixonados.
O momento, que parecia totalmente inoportuno no embarque, pela previsão de uma invasão da Ucrânia, melhorou enquanto Bolsonaro cruzava o Atlântico e parte do território europeu.
Quando o airbus presidencial pousou em Moscou, a Rússia já havia retirado parte das tropas que faziam exercícios na fronteira com a Ucrânia e a ameaça de guerra iminente diminuíra.
Se Bolsonaro conseguir bons acordos comerciais, seja para as exportações brasileiras em geral, seja para as importações de fertilizantes – setor em que a Rússia domina pela abundância de matéria-prima –, o risco terá valido a pena.
Visita e a inversão de papeis
Não há nada de errado em Bolsonaro visitar a Rússia. Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Michel Temer visitaram Putin no Kremlim.
Por que Bolsonaro não deveria estreitar relações com a Rússia?
Curiosa, no entanto, é a inversão de papeis. Enquanto Celso Amorim, ministro das Relações Exteriores de Lula, defende a visita, o ex-chanceler Ernesto Araújo, que comandou a política externa na primeira metade do governo Bolsonaro, condena a viagem.
Embaixador do Brasil em Washington quando FHC foi presidente, Rubens Barbosa diz que seria um erro suspender a visita na última hora. Ensina que essas viagens são programadas com antecedência e só devem ser suspensas em caso de força maior.
Se Bolsonaro não embarcasse passaria a ideia de que a política externa brasileira é ditada pela Europa e pelos Estados Unidos.
Lançamento de “Eu Passarinho”
É nesta quinta-feira, às 19h, na Livraria e Espaço Amei, do São Luís Shopping, o lançamento do livro “Eu Passarinho”, de autoria de Lucas Moreira Medeiros.
O autor escreve sob a influência de escritores como Fernando Pessoa, considerado um dos mais importantes poetas do modernismo português.
Lucas sempre se mostrou habilidoso em relação à linguagem e às ciências humanas. Aos cinco anos de idade, já acumulava vasto vocabulário. Mas foi somente no festival de poesia da escola onde estudava que, aos 12, passou a admirar a poesia.
O poeta teve contato com o livro infantil “Meu primeiro Fernando Pessoa” e ficou encantado com o autor.
Lançamento de “Eu Passarinho”...2
Para Lucas, a poesia é um mundo de descobertas e, também, um escape que o ajuda na elaboração de suas demandas emocionais oriundas da perda precoce do pai, ainda na primeira infância, o que o fez mergulhar nessa arte com mais profundidade, autenticidade e propriedade.
O livro reúne 70 poesias. Ao folhear as páginas, o leitor vai se deparar com reflexões e sentimentos de alguém que, como um pássaro, teve a gaiola quebrada.
Lucas espera transmitir a ideia de que a liberdade pode ser alcançada por meio da arte, principalmente pela poesia.
Para escrever na pedra:
“Conhecer o amor dos que amamos é o fogo que alimenta a vida”. De Pablo Neruda, Prêmio Nobel de Literatura.
TRIVIAL VARIADO
Os maranhenses que estavam sonhando embarcar em algum transatlântico no período do Carnaval, que este ano teve suspensa a programação oficial, devem mudar de planos urgentemente. Motivo: a Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros anunciou que as operações do setor continuarão suspensas até o dia 4 de março.
Tem mais: anteriormente, a data estipulada para o retorno das atividades dos cruzeiros era 18 de fevereiro. Segundo a entidade, as exigências para essa atividade incluem passaporte vacinal, testagem de todos os passageiros e tripulantes antes de entrar na embarcação, testagem de 10% das pessoas ao longo da viagem e uso constante de máscaras.
Em tempo: no dia 12 de janeiro, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomendou a suspensão definitiva da temporada de navios de cruzeiro no Brasil, como ação necessária à proteção da saúde da população.
Ciro Gomes (PDT) promete não disputar a reeleição se for eleito para a Presidência da República. Quem vê o fraco desempenho do cearense nas pesquisas, imagina que ao assumir o compromisso contra a reeleição, ele não tem nada a perder. Para isso, precisaria primeiro ser eleito.
As empresas e instituições financeiras têm até o dia 28 deste mês para enviar aos contribuintes os comprovantes de rendimentos referentes ao ano passado. Os informes serão usados para o preenchimento da declaração do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) 2022, cujo prazo de entrega está previsto para começar em 2 de março.
Uma luz para os herdeiros de contribuintes que morreram: eles poderão resgatar valores “esquecidos” em bancos pelo trabalhador que faleceu, segundo informou o Banco Central. No total, 26 milhões de CPFs e 1,9 milhão de CNPJs têm R$ 8 bilhões a receber, que serão liberados a partir do dia 7 de março.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.