Encantos de SL

Veja cinco curiosidades sobre São Luís do Maranhão

A cidade possui opções para os mais diversos públicos de turistas.

Divulgação / Setur

Atualizada em 26/03/2022 às 18h24
Foto: Divulgação / Setur São Luís
Foto: Divulgação / Setur São Luís

SÃO LUÍS - A capital maranhense é uma cidade que exala charme e poesia. Dos becos e vielas do Centro Histórico às praias com água morna durante todo o ano, a cidade possui opções para os mais diversos públicos de turistas. A seguir, destacamos cinco curiosidades sobre a capital maranhense. Prontos para conhecer?

Centro Histórico: um cenário de novela

Com mais de 3.500 edificações seculares, o Centro Histórico de São Luís possui o título de Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e é o cenário ideal para passeios, fotos, casamentos e também para gravação de novelas.

Já fizeram gravações por aqui os atores Lázaro Ramos e Camila Pitanga, na novela Lado a Lado (2012); Marcos Palmeira, na novela Cama de Gato (2009); e também Reynaldo Gianecchini, Taís Araújo e Matheus Nachtergaele, em cenas que passaram na novela Da Cor do Pecado (2004).

Ser uma ilha é para poucos

São Luís é a única capital de um Estado do Nordeste que fica localizada em uma ilha. Essa particularidade torna a cidade um destino ideal para quem busca praias, sol, dunas, natureza e aventura.

Inclusive, a prática de esportes náuticos como kitesurf tem crescido cada vez mais, devido aos fortes ventos. É comum ir à praia de São Marcos e se deparar com os kitesurfistas com as suas pipas no mar, deixando o visual super colorido.

Jamaica Brasileira

Em São Luís, o reggae é um dos ritmos mais populares. Não pode tocar uma pedra (maneira como os regueiros chamam as músicas boas do ritmo) que você já vê um casal dançando coladinho. Essa é uma das especialidades dos ludovicenses.

Foto: Divulgação / Setur São Luís
Foto: Divulgação / Setur São Luís

Esse estilo musical é tão forte na região que foi criado o Museu do Reggae em São Luís, espaço que conta a história do ritmo. Existem inúmeros locais voltados para curtir o reggae, como o famoso Novo Quilombo Urbano.

Açaí não, juçara!

A gastronomia é algo muito valorizado em São Luís, tanto que existe o Museu da Gastronomia Maranhense contando tudo sobre a história local ligada às comidas típicas.

Foto: Divulgação / Setur São Luís
Foto: Divulgação / Setur São Luís

Uma das maiores diferenças de São Luís para outras regiões é a forma como se consome o açaí, que por aqui é chamado de juçara. O alimento é consumido na forma líquida, normalmente acompanhado de farinha e peixe frito ou camarão seco. Os ludovicenses que estiverem lendo com certeza já estão com água na boca.

Tem uma serpente encantada vivendo embaixo de São Luís

Ao menos é o que diz uma lenda da cidade. O Centro Histórico de São Luís é ligado por várias galerias subterrâneas que, segundo pesquisadores, ligavam as igrejas da cidade e eram utilizadas para encontros confidenciais.

Devido à existência dessas galerias, nasceu a lenda urbana da Serpente Encantada. Segundo essa lenda, uma serpente vive nas galerias da cidade e está crescendo sem parar. Quando o rabo dela encontrar com sua cabeça, São Luís vai afundar e desaparecer no fundo do mar. Eita!

E aí, já conhecia alguma dessas curiosidades de São Luís? A capital maranhense é assim: quanto mais você conhece, mais encantado você fica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.