Letícia Fecury é destaque na capa do PH Revista
CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA
Reunião de confraria do vinho no Alameda 30
Quer aprender mais sobre vinhos e ter oportunidades incríveis de conhecer vários tipos da bebida? Então, crie uma confraria do vinho, e reúna um grupo de amigos para degustar os rótulos e trocar informações e experiência desse mundo tão fantástico.
Apreciador de bons vinhos, o ex-deputado César Bandeira montou uma adega com os mais variados e exclusivos rótulos. Agora, quase toda semana, convoca alguns amigos para uma degustação, quase sempre no Bistrô Alameda Trinta, cuja missão divide com a esposa Thatiana, os médicos José Benedito Buhatem (e esposa Ana Elvira) e José Aparecido Valadão (e esposa Cida).
O grupo deu certo e, vez por outra, a irmandade é acrescida de outros nomes que pontificam com destaque na vida social da cidade, a exemplo de Amaro Santana Leite (e esposa Ana Lúcia), Luiz Carlos Cantanhede Fernandes (e esposa Melina), Nilson Frazão Ferraz (e esposa Flávia), entre outros que se alternam ao sabor dos ventos e dos vinhos, aumentando esse crescente grupo de apreciadores da bebida de Baco e que tem em comum o prazer de viajar, sobretudo para lugares que têm como referência e tradição a produção de excelentes vinhos.
No último fim de semana, a irmandade se reuniu, mais uma vez, para degustar vinhos soberbos, de preços ao alcance dos bolsos dos participantes, harmonizados com os deliciosos quitutes preparados com esmero e arte pelo Chef Warwick Trinta.
Save the date
Quem é quem na sociedade maranhense e sempre é chamado para fazer parte do glamour que envolve os eventos com a grife desta coluna deve reservar esta data: 14 de maio de 2022.
Por causa dos receios em função da pandemia do novo coronavírus, cancelamos o nosso Almoço de Carnaval, que seria realizado no dia 19 deste mês, e programamos para a primeira quinzena de maio, o maior e mais elegante acontecimento social desta temporada em São Luís.
E assim faremos uma confraternização para celebrar os 42 anos deste caderno semanal e os 52 anos do nosso início em O Estado do Maranhão, jornal que deixou de circular em outubro de 2021, e esta nova fase deste diálogo diário com você, caro leitor no Portal Imirante.com.
Save the date... 2
O palco do Grande Baile de Maio 2022 será o Palazzo Eventos, cujo salão grandioso será, mais uma vez, transformado num ambiente de esplendor, criatividade e beleza para esse encontro de magia e encantamento da sociedade maranhense.
O evento está sendo produzido com os mesmos cuidados de requinte e elegância que marcaram outras festas com a grife do PH.
A sempre criteriosa e dedicada Teresa Martins já está a postos atualizando a lista dos nomes dos eleitos para compor a exclusivíssima lista de convidados.
Que, ainda por causa da pandemia, será reduzida este ano.
Turma do Quinto
A composição da nova mesa diretora do Tribunal de Justiça do Maranhão é toda ela oriunda do chamado Quinto Constitucional.
Para quem não sabe, o quinto é formado por desembargadores que não são juízes de carreira, mas representantes da advocacia e do Ministério Público.
O presidente e o vice-presidente recém-eleitos, Paulo Velten e Ricardo Duailibe, respectivamente, eram advogados antes de chegarem ao TJMA.
E Froz Sobrinho, o corregedor eleito, atuava como promotor de Justiça no Ministério Público.
Sargento do Exército
A eleição para a presidência do Tribunal de Justiça do Maranhão se decidiu num jogo de bastidores.
E, nesse jogo, quem acabou levando vantagem foi o desembargador Paulo Velten.
Filho do desembargador aposentado Manoel Gomes Pereira, Velten é carioca, viveu parte da infância em Barra do Corda e foi sargento do Exército no início da juventude.
Antes de ir para o TJMA, ele comandava a banca de advocacia Velten e Azevedo, ao lado do advogado Ítalo Azevedo.
Brandão e Lula
Não resta a menor dúvida de que o Partido dos Trabalhadores no Maranhão fechou apoio à pré-candidatura de Carlos Brandão ao governo em outubro.
Sobre isso, o diretório estadual já se manifestou publicamente, inclusive indicando que conta com o aval da executiva nacional do partido.
Ou seja, no final das contas Brandão estará com o ex-presidente Lula no palanque.
Serejo governador
Não será surpresa para este Repórter se, antes da saída de Flávio Dino do Palácio dos Leões, o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Lourival Serejo, assumir o governo do Maranhão.
Segundo nome na linha sucessória, Serejo, que também deixa a presidência do TJMA em abril, deve assumir o governo por três dias.
Para isso, é preciso que Dino e o vice-governador Carlos Brandão tirem licença de seus respectivos cargos.
Queda para o alto
Há cerca de dois anos, o empresário paraibano Wladimir Albuquerque – radicado no Maranhão há três décadas – sofria um grave acidente doméstico que o deixaria paraplégico.
Mesmo com as limitações de locomoção, ele tem se esforçado para manter uma rotina de trabalho e entretenimento.
Prova de que não perdeu a coragem e a fé, Wladimir resolveu fazer um salto de paraquedas neste final de semana, em Mangaratiba, no Rio.
Sucessão de Andrés
Apesar do assédio de muitos acadêmicos, a escritora Arlete Nogueira da Cruz Machado disse não ao convite para disputar a vaga de Luís Phelipe Andrés na Academia Maranhense de Letras.
Com esse vácuo, há um forte burburinho no meio cultural de São Luís para convencer o cantor, compositor e também escritor Zeca Baleiro a entrar para a AML.
Entre outros títulos publicados, Baleiro já lançou “Bala na Agulha: reflexões de boteco, pastéis de memória e outras frituras”; “Vida é um souvenir made in Hong Kong”; “A Rede Idiota e outros textos”; e “Quem Tem Medo de Curupira?”.
Outro nome que também vem ganhando força no circuito intelectual da cidade é o da escritora Lenita Estrela de Sá.
Rossini entra no páreo
Um fato, porém, já está confirmado: o escritor, poeta e ensaísta Rossini Corrêa foi o primeiro a se inscrever para a eleição para o preenchimento da vaga da Academia Maranhense de Letras decorrente do falecimento do acadêmico Luis Phelipe Andrès.
Rossini, que disputou e perdeu a última eleição para a vaga aberta com a morte de Sálvio Dino, concorrendo com o filho do imortal, o governador Flávio Dino, conta agora com a simpatia de muitos integrantes da Casa de Antonio Lobo.
Um restaurante italiano de bom gosto
“Mamma” é o mais novo espaço gastronômico dos franqueados da Grand Cru em São Luís, Gabrielle e José Sobral Neto, projetado pela designer de interiores Cybelle Lauande em parceria com a arquiteta Mirelle Cutrim, no mesmo local que foi palco da Oak Wine. Elas transformaram a casa num espaço acolhedor que remete à Itália contemporânea.
DE RELANCE
Os passarinhos
O apresentador Fausto Silva foi duramente atacado nas redes sociais por comentários feitos em seu programa “Faustão na Band” da última terça-feira. Durante entrevista com Paulo Passarinho, que falava sobre os cantos dos pássaros e sua utilidade, como a de atrair a fêmea, Faustão soltou: “No mundo dos passarinhos ainda tem a conquista, o assédio no bom sentido. Se não cantar, não tem chance.”
Foi o bastante para ser mais uma vez bombardeado como machista, defensor de um tipo de assédio (do bem) que, segundo os críticos, não existe.
Sinceramente, não estaria havendo um exagero nessa reação? Afinal, é proibido cortejar, como fazem os passarinhos?
A busca do politicamente correto às vezes descamba para a intolerância.
Decameron brasileiro
Há exatamente 55 anos era publicado no Rio de Janeiro, pela editora Civilização Brasilieira, um dos livros que é considerado um monumento de etnologia: “Moronguetá, um decameron indígena”, do geógrafo, etnólogo e antropólogo maranhense Nunes Pereira.
O livro, publicado em 1967, é prefaciado por M. Cavalcanti Proença e traz orelha com belíssimo texto do poeta Thiago de Mello.
“Como o Decameron do florentino Boccacio, obra-prima do século XIV, este é um livro romântico, heroico, fesceino, sarcástico, buslesco, lírico e obsceno”, escreveu Thiago de Mello.
O livro reúne lendas e outras narrativas de índios de tribos amazônicas.
Investimento nos parques
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, cuja administração está migrando para a iniciativa privada, deverá ser um dos 11 parques nacionais brasileiros a receber investimentos do BNDES, num total de R$ 500 milhões. O objetivo é modernizar esses espaços que atraem turistas do mundo inteiro.
Os primeiros parques contemplados com os incentivos serão os de Iguaçu, no Paraná, os de Ibitipoca e Itacolomy, em Minas Gerais, e o Dois Irmãos, em Pernambuco.
O banco avalia que o potencial de visitantes nos parques nacionais poderia quadruplicar, passando dos atuais 14 milhões para 56 milhões a cada ano.
Vacina premiada
Muito elogiada a iniciativa do governo do Estado de premiar pessoas que se vacinam nos mutirões de vacinação que está promovendo em todo o Maranhão.
A iniciativa é coordenada pelas secretarias de Saúde e de Governo em parceria com as secretarias municipais, e representa um incentivo para que as pessoas se imunizem contra a Covid-19.
Os prêmios sorteados têm três valores: mil, 5 mil e 10 mil reais. Isso significa que o vacinado será duplamente premiado: com a garantia de saúde e com dinheiro no bolso.
Convergência
Prosperam especulações em torno da possibilidade de os grupos políticos liderados pelo governador Flávio Dino e pela ex-governadora Roseana Sarney marcharem juntos na próxima eleição.
A convergência seria o apoio à candidatura do vice-governador Carlos Brandão, que está às vésperas de assumir o governo em substituição ao titular, que se licenciará para disputar uma cadeira no Senado.
Alguns aliados de Roseana, a começar pelo sobrinho José Adriano, já manifestaram apoio à pré-candidatura de Brandão.
Reencontro no Cabana
Há mais de vinte anos residindo em Paris e na Borgonha, onde habita uma linda propriedade, Claudiane Bonavenuto está desde o começo de janeiro em São Luís dando assistência à sua mãe, Claudete, que vive um período delicado de tratamento de um câncer. Quarta-feira, ela foi homenageada por este amigo PH, com direito a ganhar livro autografado “Em busca de vultos perdidos” durante um opíparo jantar no restaurante Cabana do Sol, regado a vinhos das melhores safras. Claudiane é hóspede de Beth e José Jorge Leite Soares, amigos de longa data da franco-maranhense.
TRIVIAL VARIADO
Publicado há exatos cem anos, “Ulisses”, do irlandês James Joyce, é um dos romances mais citados pelos amantes da literatura, mas é um dos livros menos lidos. Sua intrincada arquitetura narrativa desencoraja até os mais afoitos.
As garrafas de plástico usadas para vender água estão com os dias contados, por serem altamente poluentes e não degradáveis. Os candidatos são embalagens de papelão e alumínio. Chega de plásticos na natureza.
Quem foi muito festejada na última quinta-feira, 3, em Brasília, foi a profissional de Relações Públicas Sandra Ericeira Batalha, esposa do jornalista e escritor Antonio Carlos Lima, da Academia Maranhense de Letras. Seguem os parabéns exclusivos deste Caderno a uma das pessoas mais simples e encantadoras que conheço.
O compositor Zezinho Muratelli e o maranhense Zeca Baleiro são os autores da trilha sonora de “Tarsilinha”, longa dirigido por Celia Catunda e Kiko Mistrorigo. O filme é livremente inspirado na obra da artista visual Tarsila do Amaral e chega aos cinemas dia 17 de março.
Passada a eleição da nova Mesa Diretora do Tribunal de Justiça do Maranhão, o vice-presidente eleito, desembargador Ricardo Duailibe, afivela as malas para ir a São Paulo fazer o seu cheque-up anual de saúde. Quer estar em forma para tomar posse no cargo quando abril chegar.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.