Cultura

UFMA promove oficina de máscara de fofão entre os dias 14 e 18 de fevereiro

A ação faz parte do projeto "Do Nosso Jeito" da Universidade Federal do Maranhão.

Divulgação / UFMA

Atualizada em 26/03/2022 às 18h26
Card oficial da oficina de máscaras de fofão.
Card oficial da oficina de máscaras de fofão. (Foto: Divulgação / UFMA)

SÃO LUÍS - Com o objetivo de preservar uma das mais importantes tradições do nosso carnaval, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) promoverá a oficina de máscaras de fofão no período de 14 a 18 de fevereiro. A ação faz parte do projeto Do Nosso Jeito, realizado pela Diretoria de Assuntos Culturais (DAC). As inscrições ocorrem de 3 a 8 de fevereiro pelo Google Forms. A turma será formada pelos 20 primeiros inscritos.

A pró-reitora de Extensão e Cultura da UFMA, Zefinha Bentivi, destaca que ‘’a oficina de máscaras de fofão, além de contribuir para a preservação da nossa cultura, também tem uma função social relevante: as máscaras produzidas pelos participantes podem ser comercializadas, gerando renda, estimulando o empreendedorismo e movimentando a economia’’. Além disso, a técnica ensinada pode servir para a produção de brincos, chaveiros, ímã de geladeira e outros produtos.

A oficina será ministrada pela artista plástica Marlene Barros. No total, cinco aulas serão realizadas, sempre de 8 às 12h. A primeira aula será virtual por meio do Google Meet.

As outras quatro aulas serão no Espaço Gentil (Palacete Gentil Braga, Rua Grande, 782). Para comparecer às atividades presenciais, é necessário apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19 e seguir todas as recomendações sanitárias (distanciamento físico, uso de máscara e álcool em gel). A carga horária da oficina é de 20hrs. O certificado de participação será entregue a quem frequentar no mínimo quatro aulas.

O fofão

"Ulá-lá!" Esse é o bordão do personagem-símbolo do carnaval de rua maranhense: o fofão. Inspirado em figuras do teatro e do carnaval europeu, especialmente o Careto, encontrado em Portugal, o fofão é caracterizado pela roupa de chita, pela varinha para espantar cachorros e principalmente pelas máscaras assustadoras e divertidas.

Na oficina, além de aprender a técnica tradicional, que utiliza papel machê para confeccionar as máscaras, os participantes terão a oportunidade de conhecer melhor a história do fofão e a sua importância para o carnaval maranhense.

Do Nosso Jeito

O Do Nosso Jeito é realizado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Maranhão e patrocinado pelo Grupo Mateus, pela SECMA por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e pelo Governo do Maranhão. A iniciativa tem o objetivo de difundir atividades da arte e da cultura popular do estado, valorizando o patrimônio local, por meio da música, do folclore, do teatro, das artes visuais e de uma série de outras linguagens. As ações do projeto podem ser acompanhadas na página @cultura.ufma no Instagram e no Facebook.

Serviço

Oficina de máscaras de fofão

Quando: 14 a 18 de fevereiro

Onde: Primeira aula virtual no Google Meet, outras quatro aulas presenciais no Espaço Gentil (Palacete Gentil Braga, Rua Grande, 782).

Horário: de 8 às 12h.

Inscrições até 8 de fevereiro pelo Google Forms.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.