Teresa e Ricardo Murad festejam chegada de netos gêmeos
A ainda: Gabrielle e Sobral Neto abrem mais um empreendimento gastronômico em São Luís e a simpatia e alegria do cantor Guto Ximenes no Casarão Colonial.
Elas foram as meninas do Brasil
Elza, Nara, Elis, em ordem de nascimento. Elis, Nara, Elza, em tempo de vida (somadas, as idades de Elis e Nara, quando morreram, não chegam aos 91 de Elza). Elza, Elis, Nara na escala social – da sobrevivente do planeta fome à “pobre menina rica”, com um IAPI no meio.
Como observou muito bem Cláudia Laitano: três mulheres-canção, três nomes de apenas quatro letras que dispensam contexto ou sobrenome quando entram na conversa. Três vidas que – cruzadas, distantes ou mesmo em rota de colisão (Elis e Nara não se bicavam) – ajudam a contar boa parte da história da música brasileira deste e do outro século.
Três mulheres que foram esposas e amantes, traidoras e traídas – sempre à vista de todos e em meio a uma nada banal virada de mesa na relação de poder entre os sexos. Três cantoras casualmente reunidas no noticiário da segunda quinzena de janeiro por uma sobreposição de efemérides: os 80 anos de Nara Leão, os 40 da morte de Elis Regina (ambos em 19 de janeiro) e a saída de cena, em plena atividade, de Elza Soares (no último dia 20).
Elas foram as meninas do Brasil...2
Mais do que pela voz, uma cantora é definida por suas escolhas e circunstâncias.
As circunstâncias permitiram que Nara Leão acompanhasse o nascimento da Bossa Nova sem precisar sair de casa, mas foi dela a escolha de mudar de turma várias vezes ao longo da carreira (como mostra o ótimo documentário O Canto Livre de Nara Leão, disponível no Globoplay).
As circunstâncias ajudaram Elis a desenvolver seu talento excepcional desde muito cedo, mas foram as escolhas e a inteligência musical que garantiram a ela o posto de maior cantora do Brasil.
Elas foram as meninas do Brasil...3
As circunstâncias jogaram contra o talento de Elza Soares desde o nascimento, e ela driblou quase todas sem perder o tom. Nos anos 1990, sem público e com dificuldade para pagar as contas, quase desistiu da música.
Mas o jogo só acaba quando termina, como Garrincha sabia muito bem. Com mais de 70 anos, Elza reescreveu o epílogo da própria história e tornou-se reverenciada por fãs que nasceram anos depois da morte de Elis e Nara.
As circunstâncias moldaram-se às escolhas. E vice-versa.
Cuidados redobrados com a Ômicron
Vários hospitais em todo o país seguem com campanhas de conscientização contra o novo coronavírus.
Algumas instituições aproveitaram a temática do verão para reforçar a importância da vacinação e dos cuidados sanitários, como uso de máscara e álcool em gel.
A ação criou figurinhas de WhatsApp – aquelas imagens descontraídas que usuários utilizam para ilustrar conversas no aplicativo – como forma de relembrar que a pandemia ainda não acabou e exige cuidados, principalmente com a variante Ômicron.
Começou o Ano Legislativo
A Assembleia Legislativa do Maranhão deu início aos trabalhos parlamentares de 2022. A cerimônia de abertura foi marcada pela leitura da Mensagem Governamental pelo governador Flávio Dino, que prestou contas das ações do Executivo referentes ao exercício de 2021.
Ele também fez um balanço dos investimentos realizados desde o começo do governo, em janeiro de 2015.
O presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto, destacou a importância da relação de equilíbrio, harmonia e independência entre os Poderes e entre os órgãos constitucionais.
O parlamentar ressaltou, ainda, que a Assembleia Legislativa tem mantido boa relação com o Poder Executivo, o Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado e a Defensoria Pública, mantendo o equilíbrio essencial para o Estado Democrático de Direito.
Fevereiro Roxo
O mês de fevereiro traz à tona a campanha “Fevereiro Roxo”, para conscientizar a população sobre a importância de tratar o Alzheimer (além do lúpus e fibromialgia).
Segundo o Ministério da Saúde, Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva que ocasiona deterioração cognitiva e da memória de curto prazo, além de uma série de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais que se agravam ao longo do tempo.
Conforme a Associação Brasileira de Alzheimer, estima-se que existam no mundo cerca de 35,6 milhões de pessoas com a doença, que se apresenta como demência, causando perda de funções cognitivas, em razão da morte de células cerebrais.
Situação inusitada
Na Câmara Municipal de São Luís, uma situação inusitada na quarta-feira. Dos 31 membros da Casa, apenas dez estiveram na reabertura dos trabalhos.
Quatro alegaram problemas de saúde para a ausência. No entanto, um grupo de 17 parlamentares (apoiadores da candidatura de Paulo Victor à presidência) decidiu faltar deliberadamente.
Eles alegaram que o movimento foi uma retaliação ao prefeito Eduardo Braide (Podemos), por ter mandado sua vice para levar a mensagem do Executivo aos vereadores.
Cursos em fevereiro
Aberta, pela Prefeitura de São Luís, a programação de cursos para fevereiro de 2022. São webinários e cursos destinados aos servidores municipais de todas as secretarias e órgãos do Executivo Municipal. As capacitações ocorrerão de forma remota, pela plataforma Google Meet.
Para o mês de fevereiro, estão sendo ofertados os cursos de Libras Básico, Compliance: Ética e Cidadania no Serviço, Planejamento Estratégico para Organizações Públicas e os webinários Etiqueta Profissional com Foco no Atendimento e Três Estratégias das Pessoas de Sucesso no Ambiente de Trabalho.
Em Pinheiro
Mais uma obra de infraestrutura foi vistoriada pela prefeita de Pinheiro, Ana Paula Lobato, esta semana.
Ela acompanhou os serviços de terraplanagem na rua Américo Gonçalves, no Centro, dentro do programa Pró-Asfalto, realizado pela Prefeitura em parceria com o Governo do Estado.
A prefeita reforçou que são várias frentes na cidade, dando continuidade ao trabalho. Disse que o objetivo é levar mais qualidade de vida à população por meio de obras e serviços.
Valorizando o artesanato
O projeto “Pedrinhas em Ação: Fortalecimento do Desenvolvimento Comunitário”, realizará, no dia 4 de fevereiro, no espaço Entrenós, na Rua do Giz, evento de lançamento da coleção de peças de artesanato produzida pelas mulheres da comunidade de Pedrinhas.
O lançamento da coleção intitulada Entrelaços tem como objetivo a valorização do trabalho desenvolvido pelas mulheres da comunidade de Pedrinhas por meio do artesanato, além da implantação e consolidação do negócio social de gestão comunitária para geração de trabalho e renda para mulheres.
No lançamento, haverá desfile das peças produzidas pelas mulheres e presença de personalidades locais (influenciadores digitais) que tratam de assuntos relacionados à moda, economia sustentável e empoderamento feminino por meio do empreendedorismo.
Provocação
Em certos cantos do mundo, a preocupação de autoridades com a sustentabilidade e as causas ambientais vai bem além do discurso. E eu não estou falando de nada muito complicado: penso em iniciativas individuais simples, que podem ser bons modelos para a sociedade.
Nos Países Baixos, por exemplo, o primeiro-ministro Mark Rutte já foi flagrado se descolando de bicicleta ao trabalho. Na Dinamarca, a princesa Marie volta e meia aparece em fotografias levando os filhos de “magrela” à escola.
Será que temos experiências semelhantes aqui no Maranhão?
Tendência
Dica para quem está de olho no futuro do trabalho: um estudo da McKinsey & Company com base nos cenários pós-Covid em oito países concluiu que a demanda por profissionais da saúde e das chamadas “ocupações STEM” (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática) tende crescer e muito.
Haverá, também, uma necessidade cada vez maior de pessoas qualificadas, capazes de criar, implementar e manter novas tecnologias.
DE RELANCE
Sem espaço para ataques a instituições
A sessão que deu início aos trabalhos do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2022, foi marcada por recados e indiretas.
O presidente da Corte, Luiz Fux, ressaltou que não há mais espaço para ataques à democracia e às instituições públicas: “Em sendo assim, este Supremo Tribunal Federal, guardião da Constituição, concita os brasileiros para que o ano eleitoral seja marcado pela estabilidade e pela tolerância, porquanto não há mais espaços para ações contra o regime democrático e para violência contra as instituições públicas” – pontuou.
– O período eleitoral deve nos servir de lembrança do quão importante é cultivar os valores do constitucionalismo democrático, com a fiscalização de seu cumprimento diuturnamente – acrescentou Fux, em seu discurso.
Desafio Inspira Tech 2022
O Sebrae e o Ministério da Educação lançam, nesta quinta-feira, o Desafio Inspira Tech 2022, uma competição nacional que visa incentivar a cultura do empreendedorismo e da inovação entre os estudantes da Educação Profissional e Tecnológica de todo o país.
O evento será realizado a partir das 15h, no auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com transmissão pelo Canal do MEC no YouTube (youtube.com/ministeriodaeducacao).
As inscrições são gratuitas e serão abertas no mesmo dia do lançamento. Os interessados deverão montar equipes composta por no mínimo três e no máximo cinco alunos, com um professor/mentor e fazer a inscrição pela internet até o dia 31 de março.
Uso sustentável da terra
Os vencedores do programa CNA Jovem, Ana Carolina Zimmermann e Lucas Dierings representaram o Brasil no Fórum Global para Alimentação e Agricultura com a participação de líderes de 16 países.
O tema do encontro internacional discutiu diversas contribuições sobre ‘o posicionamento da juventude sobre o uso sustentável da terra: segurança alimentar começa com o solo’.
O prêmio promovido pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) incentiva jovens estudantes interessados em propor novas ideias sobre a gestão da política agrícola.
Mais de 650 mil crianças não se matricularam
O número de matrículas na Educação Infantil registrou queda de 7,3% entre os anos de 2019 e 2021. Segundo informações da primeira etapa do Censo Escolar 2021, divulgadas na última segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 653.499 crianças de até cinco anos saíram da escola nesse período.
O índice de matriculados em creches caiu 9% entre 2019 e 2021. A queda mais expressiva foi registrada na rede privada, que apresentou uma redução de 21,6%.
Na rede pública, a queda foi de 2,3% nesse período. Ao todo, o Censo Escolar registrou 69,9 mil creches em funcionamento no Brasil.
Para escrever na pedra:
“Que importa restarem cinzas se a chama foi bela e alta”. De Mário Quintana, poeta gaúcho.
TRIVIAL VARIADO
Com o afastamento do governador Flávio Dino para concorrer a uma vaga no Senado, o vice-governador, Carlos Brandão, deverá assumir o cargo no dia 31 de março. O comunicado foi dado por Dino durante discurso na Assembleia Legislativa do Maranhão, durante a solenidade de abertura dos trabalhos em 2022.
De acordo com Dino, o evento de quarta-feira foi o seu último na Alema enquanto governador. Na tarde do dia 31 de março, ele entregará a faixa para Brandão. Ao assumir o governo, o psdbista será o maior responsável pela gestão do estado e, ao mesmo tempo, trabalhará para sua campanha de reeleição.
Um dos maiores sucessos da teledramaturgia brasileira já pode ser visto no streaming. Pecado Capital, novela escrita por Janete Clair, foi incluída no catálogo do Globoplay.
No assunto: a trama original, exibida em 1975 pela TV Globo, é marcada pelo realismo e tem como pano de fundo o universo suburbano carioca. No enredo, o destaque é o triângulo amoroso formado pelos atores Francisco Cuoco (Carlão), Betty Faria (Lucinha) e Lima Duarte (Salviano).
O pico de casos provocados pela variante Ômicron deve ser atingido em fevereiro, caso siga o movimento da epidemia em outros países, como França, Reino Unido e Austrália.
Tome nota: construído para ser a residência do primeiro cônsul da Suécia, em 1921, o palacete histórico localizado na Rua Piauí, 874, no tradicional bairro de Higienópolis, em São Paulo, abriga agora o Instituto Artium, importante espaço cultural que contempla exibição de exposições de artes plásticas e cursos gratuitos.
Em tempo: até o dia 27 deste mês, o público poderá visitar a primeira individual de Felice Varini no Brasil. São quatro obras inéditas, concebidas especialmente para a arquitetura do Instituto Artium.
Tem mais: o trabalho do artista suíço radicado em Paris provoca questionamentos sobre a realidade e a ficção do espaço arquitetônico, fazendo com que o público seja ator da própria experiência.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.