O mundo celebra os 100 anos de Ulisses
E mais: a nova idade de Temis Sauaia e Cida Valadão, Ana Elvira e José Benedito Buhatem no restaurante Alameda Trinta.
Ulisses, de James Joyce, foi publicado em 2 de fevereiro de 1922, há precisamente cem anos.
Stanislaus Joyce, generoso guardião do irmão, e notável ressentido, descreveu Ulisses como “o dia mais longo da literatura”, e uma das personagens do romance (Bloom) dirá mesmo, a certa altura: “Tem sido um dia invulgarmente fatigante” (p. 494).
Como é sabido, a ação do grandioso romance de James Joyce concentra-se num único dia: 16 de junho de 1904, em que se deu o primeiro passeio de James e Nora. Partindo dessa data de importância decisiva para o seu cosmos pessoal, Joyce inventou um dia de Dublin fracionado pelos corpos e pelas mentes de três personagens cuja centralidade vai sendo disputada, questionada, refeita: Leopold Bloom, Molly Bloom (a sua mulher, prestes a reincidir no adultério) e Stephen Dedalus.
Nada, contudo, é assim tão simples, nesta enorme narrativa – Joyce chamou-lhe enciclopédia –, fulgurante desautorização de modelos que se estendem desde a Grécia arcaica até à contemporaneidade do autor.
Retrato de um romance quando arte total...2
Instado a escolher o seu herói preferido como tema de uma composição escolar, o jovem James escolheu Ulisses.
Como explicou mais de uma vez, descobrira-o em Charles Lamb, na adaptação que este fizera da Odisseia, e foi uma presença constante na sua vida.
Antes de chamar Dublinenses aos seus contos, pensou intitulá-los Ulisses em Dublin. De resto, pensara incluir no que veio a ser aquele livro um conto chamado, precisamente, Ulisses, que nunca chegou a escrever.
Retrato de um romance quando arte total...2
A matéria homérica permitiu-lhe estabelecer o que viria a chamar o “esqueleto” do romance. Sem nunca as explicitar, James Joyce estipulou três grandes partes (apenas as revelou através dos míticos esquemas, partilhados com amigos e críticos, que se tornariam canônicos): Telemaquia, com três episódios; Odisseia, com 12; Nostos (regresso), os três finais. Estas repartem entre si os 18 episódios que, sem seguirem a ordem da epopeia homérica, nem, tampouco, a integralidade da saga, reconfiguram o mito de Ulisses e o tornam instrumento e arquétipo de um romance por sinal destinado a revolucionar todos (ou quase todos) os cânones da ficção narrativa.
Em Ulisses todas as peças encaixam umas nas outras — apesar de um aparente caos de estilos e técnicas. Não muitos romances formam um organismo tão interligado — não por acaso, o autor atribuiu um órgão a cada episódio que, disse numa carta, “deixa atrás de si um campo queimado”.
A multiplicidade de estilos, ao invés de tornar o romance uma massa ilegível, faz dele essa gloriosa polifonia romanesca que desmente a falácia de uma univocidade composicional, criando um mosaico de funções em que cada episódio é um corpo, mas também um órgão, sem deixar de ser uma parte do dia, e mesmo um dia (tudo isto o escritor foi dizendo, ao longo dos anos, de uma forma ou outra).
Carnaval para celebrar a vida
A nova idade de Temis Sauaia vai ser comemorada este ano com uma celebração à vida, durante um baile de Carnaval no dia 25 deste mês na Casa Adesso, no Calhau. Os convites para a festa já começaram a circular
Novo núcleo regional da Defensoria Pública do Estado
Caxias, São João do Sóter e Aldeias Altas, municípios que reúnem uma população de mais de 200 mil pessoas, contarão, a partir desta sexta-feira, com as novas instalações do núcleo regional da Defensoria Pública do Estado na cidade também conhecida como Princesa do Sertão.
A DPE já está presente na região desde 2010, mas, agora, o defensor-geral Alberto Bastos entregará o maior econúcleo do Brasil, com 315,50 metros quadrados de área construída, em substituição ao prédio antigo.
O econúcleo de Caxias será o 19º inaugurado pela atual gestão da DPE/MA, instituição essencial à promoção dos direitos das populações mais vulneráveis que está presente em 55 comarcas maranhenses, abrangendo 123 municípios, somando com os termos judiciários.
Disputa do governo
Após a tão aguardada reunião da última segunda-feira, no Palácio dos Leões, o vice Carlos Brandão consolidou-se como nome oficial do grupo político de Flávio Dino para a disputa do governo.
No mesmo horário, durante coletiva de imprensa na sede do PDT, Weverton Rocha confirmava que mantém sua pré-candidatura.
O lançamento dos dois demonstra a ruptura entre Weverton e Dino.
Disputa do governo 2
O anúncio de Brandão contou com a presença de diversos partidos governistas. O presidente do PT/MA, Francimar Melo, também confirmou apoio ao vice-governador e afirmou que possui aval do diretório nacional.
A coletiva de Weverton contou com alguns nomes estratégicos que, até então, pertenciam ao grupo de Dino, como Eliziane Gama, Othelino Neto e Gil Cutrim.
As legendas PDT, Republicanos, DEM, Rede e Podemos, além de cerca de 50 prefeitos e parte da Assembleia Legislativa, estiveram ao lado do senador.
Cobertura vacinal
Mais de 22 mil crianças foram vacinadas contra a Covid-19 na capital maranhense. A cobertura vacinal destinada ao público infantil, iniciada há três semanas, pretende imunizar crianças de 5 a 11 anos, com ou sem comorbidades.
A meta no número de crianças vacinadas ainda é considerada insuficiente para os números estipulados.
A importância do combate à desinformação quanto à eficácia das vacinas vem sendo considerada uma etapa importante para o aumento nos índices de imunizados na Capital e em todo o estado.
Sábado no Casarão
Conhecido por suas descontraídas tardes/noites de samba aos domingos, o Casarão Colonial, no Centro Histórico de São Luís, vai abrir as portas neste sábado, excepcionalmente.
Explica-se: é que um dos mais assíduos produtores de eventos do gênero nesta capital, Mário Moraes, vai comandar a programação do “100% Samba – Vai Haver Carnaval de Verdade” naquele espaço.
O evento terá início às 16h e contará com a presença de grupos que fazem a diferença na cena musical local.
Copa de Praia
O torneio da categoria Adulto Feminino da primeira edição da Copa Golzinho de Praia, competição de futebol de travinha patrocinada pelo governo do Estado e pelo El Camiño Supermercados, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, já tem um campeão.
Trata-se da equipe das Espias que, com uma campanha perfeita, conquistou o título do torneio no último domingo ao derrotar o Atlético Cohab por 1 a 0 na grande final, realizada na Praia do Calhau.
Copa de Praia...2
Para levantar a taça, as Espias foram impecáveis ao longo de todo o torneio, disputado no sistema de mata-mata.
Donas do melhor ataque da competição, com 15 gols marcados, as Espias iniciaram sua caminhada vitoriosa goleando o AFA por 7 a 1 nas oitavas de final.
Na sequência, nas quartas de final, nova goleada: 5 a 1 para cima do AFC e vaga garantida para as semifinais.
DE RELANCE
Parlamentares de olho nas urnas
Uma sessão solene marcada para esta quarta-feira dá início ao último ano desta legislatura no Congresso. Com um olho no retrovisor, pressionados por 36 vetos presidenciais e 12 medidas provisórias (MPs) pendentes, e o outro no para-brisa, sem perder de vista o calendário eleitoral, deputados e senadores retomam os trabalhos com diferentes expectativas.
Entre lideranças maranhenses, de diversas orientações ideológicas, há quase um consenso: o período será de pouca produção legislativa e predomínio de fator político.
Parlamentares de olho nas urnas...2
No primeiro momento, constatam, acontecerá a análise de vetos presidenciais, em questões relativas ao orçamento.
Também estará no debate a previsão de R$ 5,7 bilhões para o fundo eleitoral de verba pública, cujo mérito pode sofrer intervenções do Supremo Tribunal Federal (STF).
Caso esses pontos se prolonguem até março, a tendência é de que os demais temas sejam atropelados.
Isso na igual medida em que se intensificam as movimentações em torno de candidaturas e coligações paras as eleições.
Que ganhou e quem perdeu em Portugal
A retumbante vitória da centro-esquerda na eleição de domingo em Portugal contrariou as previsões mais otimistas. Primeiro pela crise interna que o Partido Socialista (PS) vinha enfrentando, que levou o Bloco de Esquerda e o Partido Comunista a abandonar a “Geringonça”, a aliança informal entre a legenda e os radicais.
Segundo pela conjuntura: a falta de apoio à aprovação do orçamento 2022 proposto pelo primeiro-ministro António Costa, no final do ano passado, provocou a queda do governo e a consequente convocação de novas eleições.
Terceiro porque, nos últimos dias, as pesquisas de opinião mostravam o crescimento da direita tradicional, representada pelo Partido Social Democrata (PSD), que, segundo alguns institutos, teria ultrapassado o do PS.
Mais: em qualquer um dos cenários, vitória da centro-direita ou da centro-esquerda, seria necessária uma aliança com as legendas radicais, de ambos os extremos políticos (Chega, da extrema-direita, ou Bloco de Esquerda e Partido Comunista, da extrema-esquerda), para governar, porque nenhum teria maioria absoluta do parlamento.
Que ganhou e quem perdeu em Portugal...2
As pesquisas erraram. O PS não apenas venceu como conquistou a maioria das cadeiras do parlamento (117, 13 a mais do que nas últimas eleições, em 2019), podendo, assim, formar governo sem necessidade de coalizões – ou seja, dispensando a “Geringonça”. Dezessete anos depois, o PS volta a conquistar maioria absoluta, a segunda vez na história do partido, depois de José Sócrates.
A derrota da centro-direita foi surpreendente. O Partido Social Democrata perdeu seis assentos (tinha 77 e caiu para 71).
A extrema-direita, representada pelo Chega, se tornou a terceira força política do parlamento. Obteve 7,15% dos votos, bem distante dos 27,8% do PSD e mais ainda do PS.
Mas, quando se olha para o desempenho de 2019, o crescimento é impressionante. Naquele ano, havia conquistado apenas 1,30% dos votos, o que lhe garantiu uma vaga no parlamento. Este ano, o Chega alcançou 12 assentos.
Material escolar mais caro
Levantamento enviado à coluna mostra que 79% dos varejistas entrevistados na Capital sentiram alta nos preços dos materiais escolares neste início de ano.
O aumento médio citado foi de 24%, com destaque para cadernos e mochilas.
Coordenadora da pesquisa destacam a falta de matéria-prima na indústria como um dos fatores que acarretaram no aumento dos preços.
Além disso, como há muitos produtos importados, o valor do dólar também interfere.
Sobre as vendas, 72% dos entrevistados relataram que o movimento está baixo. Boa parte (29%) espera que o maior volume aconteça na véspera da volta às aulas.
Para escrever na pedra:
“Por sabedoria entendo a arte de tornar a vida o mais agradável e feliz possível”. De Arthur Schopenhauer.
TRIVIAL VARIADO
Os prefeitos de todo o país comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico dos municípios, a partir de projetos e ações que estimulam a formalização, o crescimento e a competitividade dos pequenos negócios tem até o dia 15 de fevereiro para se inscreverem na XI edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.
No assunto: Albertino Leal, diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, disse que neste momento de crise enfrentada pelo país, é revigorante ter esse prêmio. A premiação marca os 20 anos de existência da iniciativa, que desde 2001, destaca o papel dos gestores públicos.
Depois do vice-governador Carlos Brandão, foi a vez do senador Weverton Rocha, também pré-candidato ao Governo do Estado, ser entrevistado pelo jornalista Clóvis Cabalau, no quadro Bastidores, da TV Mirante, na manhã desta terça-feira. Entre outras coisas, ele disse que pretende atuar de maneira abrangente, sem "picuinhas" políticas, mas centrado no que é principal: colocar o Maranhão nos trilhos do desenvolvimento.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.