Reencontro com as raízes maranhenses
E mais: Rosimar e José Carlos Salgueiro distantes da vida social e as consequências da pandemia para o setor de eventos.
Quem está circulando na cidade é o poeta e compositor Augusto Maia Araújo – ou simplesmente Augusto Tampinha –, autor de “Haja Deus” um dos mais belos sambas-enredo do Carnaval maranhense, feito em parceria com Chico da Ladeira para a escola Flor do Samba, no Carnaval de 1979. Tampinha e a esposa Élia, que moram no Rio, celebraram a vida, ontem à noite, em torno de uma caranguejada, no Bar Estrela Dalva, na Avenida Litorânea, com a amiga Teresa Martins e seus sobrinhos Matheus, Renata e Nathália
“Marrom, O Musical” e oficina cultural em São Luís
A Fato Produções realizará em São Luís, um Curso de Teatro Musical. Idealizado pelo ator e produtor Jô Santana, o curso será ministrado por Miguel Falabella, ator, diretor, e dramaturgo, Iléa Ferraz, atriz, diretora e artista plástica e Diego Baffi, músico e professor de canto.
O Curso de Teatro Musical será realizado no Teatro Arthur Azevedo, entre os dias 7 e 20 de fevereiro próximo, de forma gratuita, para 55 artistas residentes no Maranhão.
Os participantes foram selecionados entre mais de 500 inscritos. E terão a oportunidade de vivenciar um pouco da realidade de uma sala de ensaios de uma grande produção de teatro musical por 15 dias, sob a supervisão de renomados artistas das artes cênicas.
Os quatro que mais se destacarem no Curso sairão com um contrato para compor o elenco de “Marrom, O Musical”, que tem texto e direção de Miguel Falabella, com estreia agendada para agosto deste ano, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.
“Marrom, O Musical”...2
O espetáculo “Marrom, o Musical”, após estreia em São Paulo, cumprirá temporadas no Rio de Janeiro e em São Luís e fará turnê por outras capitais, como Belém, Maceió, Salvador e Teresina.
O espetáculo é uma homenagem aos 50 anos de carreira de Alcione e contará, através de canções imortalizadas pela grande intérprete maranhense, um pouco da história e da cultura do Maranhão.
Alcione será ainda homenageada por uma exposição no Itaú Cultural, São Paulo, em comemoração aos seus 50 anos de carreira, prevista para o final de 2022. A dramaturgia, por Miguel Falabella, é inspirada na estrutura do Bumba-Meu-Boi, uma das principais tradições locais.
Canal virtual da Universidade Federal
Um novo canal virtual da Universidade Federal do Maranhão no YouTube, o portal Saúde Para Você, é dedicado ao tema saúde mental, covid e pós-covid, com iniciativas voltadas à saúde dos docentes, discentes, técnicos-administrativos e, ainda, profissionais do Hospital Universitário.
Reúne webinários, ações de assistência estudantil e serviços prestados ao longo da pandemia com foco na saúde mental e na assistência da PROGEP ao servidor.
A proposta de criação do novo portal surgiu pela necessidade de subsidiar a aquisição de conhecimentos ao corpo docente, aos técnicos-administrativos, discentes e profissionais do Hospital Universitário e garantir informações e orientações educacionais, fazendo uso de diversas modalidades de objetos de aprendizagem interativos.
Vacina em crianças
Esta semana, dezenas de professores universitários, especialistas e Sociedades Científicas maranhenses se juntaram para escrever uma carta conjunta recomendando a vacinação de crianças contra a Covid-19 em todo o estado.
O texto foi amplamente difundido, no qual os especialistas argumentam que os efeitos adversos da vacina em crianças de 5 a 11 anos são raros e, quando ocorrem, são causados por uma ação do sistema imunológico que foi estimulado e não pela vacina em si.
E que, até o momento, não foi identificado nenhum caso de reação alérgica grave e imediata neste público em decorrência do imunizante da Pfizer.
Protocolo para enfrentamento da ômicron
Devido ao aumento de casos da nova variante de Covid-19, o Serviço Social da Indústria (SESI) atualizou o protocolo. No Maranhão, a entidade já está divulgando as novas orientações e permanece com os serviços de testagem e aplicação da 3ª dose nas empresas
Diante da atualização, o SESI Maranhão já iniciou o compartilhamento e divulgação ativa dos novos protocolos junto às empresas e indústrias clientes do SESI em todo o Estado.
Só em 2021, o Serviço Social da Indústria no Maranhão (SESI-MA) aplicou mais de 135.300 doses, atendeu 491 empresas e vacinou mais de 25 mil trabalhadores da indústria contra a Covid-19.
Polêmica dos relógios no BBB 22
Novidade no BBB 22, o relógio que os participantes estão usando chamou atenção nas redes sociais. Diversos internautas questionaram se o uso era permitido e quais informações os brothers poderiam receber pelo acessório.
Para sanar as dúvidas, Boninho, diretor da atração, se manifestou em seu Instagram na última quarta-feira (26). A resposta, segundo ele, é simples: os relógios são utilizados para monitoramento físico dos brothers.
O "Big Boss" também destacou que o acessório não transmite nenhuma informação para os confinados. "Como nosso celular, é apenas para uso interno, bloqueado. Ele não tem nenhuma conexão, é bloqueado. Ele fica apagado para eles o tempo todo", ressaltou.
Jamais poderemos esquecer
Completou ontem 77 anos da libertação de Auschwitz, o maior e mais terrível campo de extermínio nazista.
No auge do Holocausto, em 1944, chegaram a ser assassinadas seis mil pessoas por dia no local – em sua maioria judeus.
Para marcar a data, o Congresso Judaico Mundial criou a campanha #WeRemember, com a adesão de gente do mundo todo, incluindo líderes locais e internacionais.
O objetivo é conscientizar sobre os horrores da guerra, para que fatos semelhantes jamais se repitam com qualquer povo.
O embate entre dois líderes
O dia 10 de maio de 1940 foi emblemático para duas figuras que decidiriam os rumos da Segunda Guerra Mundial: Winston Churchill se tornava primeiro-ministro da Grã-Bretanha, enquanto Adolf Hitler atacava a Europa Ocidental, invadindo Holanda, Bélgica, Luxemburgo e França.
O conflito mundial que se estendeu até 1945 é narrado dos pontos de vista paralelos desses dois líderes na minissérie em dois episódios “Hitler e Churchill: a Águia e o Leão”, que fez sua estreia no Brasil ontem, exclusivamente no Curta!.
Dirigido pelo francês David Korn-Brzoza, o documentário opõe as trajetórias de Churchill e Hitler desde a infância, passando pelas atuações de ambos na Primeira Guerra Mundial e mostra as estratégias de enfrentamento de cada um durante a Segunda Guerra, com uma abundância de imagens históricas colorizadas.
DE RELANCE
O crepúsculo de Lady Di
Em “Spencer”, diretor chileno Pablo Larraín retrata uma princesa assombrada por uma vida movida por aparências. Na abertura do filme, que ontem chegou aos cinemas, surge uma frase sob a tela preta que anuncia: “Uma fábula de uma tragédia real”.
Apesar de desnecessariamente didático, o enunciado antecipa o que vem pela frente: o espectador não verá uma cinebiografia burocrática e convencional da vida da princesa Diana. Não há preocupação em reconstituir precisamente os fatos – apenas interpretar e reinventar uma experiência de Lady Di.
É uma história de princesa, de fato, mas também de fantasmas.
O crepúsculo de Lady Di...2
“Spencer” é a segunda cinebiografia do cineasta chileno Pablo Larraín (de No e O Clube) que aborda a reconstrução de uma mulher – antes, ele dirigiu Jackie (2016), focando em Jacqueline Kennedy.
O cineasta ainda planeja fechar uma trilogia seguindo a premissa, mas ainda não se sabe que personagem protagonizará o terceiro filme.
Em “Spencer”, a narrativa imagina poeticamente como teria sido o último Natal que Diana (Kristen Stewart) passou com o príncipe Charles (Jack Farthing) e a família real em 1991. No ano seguinte, ela e seu então marido iniciaram o processo de separação.
O crepúsculo de Lady Di...3
Sem nenhuma escolta e após perder-se pelo caminho, Diana chega sozinha a Sandringham House, casa de campo da realeza britânica localizada no condado de Norfolk.
É ali que a família tradicionalmente celebra o Natal, com pompas e ritos.
Perdida e exausta, a princesa se sente insatisfeita com seu casamento, em que sofre com a infidelidade e a aspereza de seu marido. Sua vida consiste em manter as aparências para não entrar em conflito com a realeza, além de lidar com o constante assédio da imprensa.
O crepúsculo de Lady Di...4
O que a deixa mais confortável é o contato com os filhos, William (Jack Nielen) e Harry (Freddie Spry), e a amizade com a camareira e confidente Maggie (Sally Hawkins, de A Forma da Água).
Fora isso, a princesa transborda inquietação e angústia. Sofre com bulimia e, eventualmente, corta a si mesma.
Ela se sente sufocada pelas suas obrigações com a família real, que a trata com desprezo e a repreende a todo momento. É uma presença estranha e deslocada nos banquetes.
Oprimida e pressionada, Diana é uma mulher se deteriorando, que mistura a realidade com devaneios fantasmagóricos.
O crepúsculo de Lady Di...5
Todas essas camadas da protagonista se dão por um dos maiores trunfos de Spencer: a interpretação de Kristen Stewart, que transmite a magnitude e a fragilidade necessárias à personagem.
Há quem possa ter estranhado a escalação da atriz para viver a “princesa do povo”, mas foi um encaixe empático: no auge da fama com a franquia Crepúsculo, Kristen nunca esteve confortável diante dos holofotes e dos paparazzi que a perseguiam – assim como Lady Di.
Com uma atuação completamente conectada ao espírito do papel, ela tem aparecido nas listas de possíveis indicadas ao Oscar de melhor atriz.
O crepúsculo de Lady Di...6
Entre outros trunfos de Spencer que valem ser destacados está a trilha de Jonny Greenwood (guitarrista do Radiohead), que dá o tom tenso e asfixiante para o momento que a princesa atravessava.
Outro luxo do filme são os figurinos elaborados por Jacqueline Durran (já ganhou o Oscar por Anna Karenina e Adoráveis Mulheres), que recria modelos icônicos que Diana vestiu ao longo da vida – do vestido de casamento ao sobretudo vermelho que ela vestiu no Natal em 1993.
A partir do roteiro de Steven Knight (Peaky Blinders), Larraín costura uma representação abstrata de Diana em um filme que se desdobra em uma mistura de gêneros, entre o drama e o terror psicológico.
Para escrever na pedra:
“O homem é livre; mas ele encontra a lei na sua própria liberdade”. De Simone de Beauvoir.
TRIVIAL VARIADO
Com previsão de a Selic chegar a 11,75% ao ano, encarecendo o crédito imobiliário principalmente para famílias da base da pirâmide, empresas revisam estratégias de lançamentos e apostam no segmento de luxo para sustentar expansão.
A Covid-19 não está poupando ninguém. Nem mesmo os profissionais da área médica. Exemplo: o médico radiologista Márcio Assub teve que cancelar todos os seus compromissos sociais nesta semana, depois que testou positivo para a variante Ômicron.
Vem aí o Baile do Macaco Rei, idealizado pelos empresários João Marcelo Sá, Tércio Oliveira e Emmanuel Márcio Barbosa. Mais que um pré-Carnaval, os três estão preparando verdadeiros bailes pré-carnavalescos para os dias 5, 12 e 19 de fevereiro, no salão do Illa Gastro Bar, no Calhau.
Os principais testes usados atualmente para detecção do coronavírus é o teste rápido antígeno e o teste RT-qPCR (padrão ouro).
No assunto: o antígeno deve ser utilizado quando não é possível a realização do RT-qPCR, em casos de surtos em instituições e comunidades semi-isoladas, escolas, locais de trabalho, entre outros, e para testar contatos assintomáticos para rastrear casos.
Em tempo: o RT-qPCR permanece sendo o teste laboratorial de escolha para o diagnóstico de pacientes sintomáticos na fase aguda.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.