(Divulgação)
COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Em busca de alternativas de energia mais barata

E mais: a morte do cantor Roy Caetano e o musical Bolofofos no Arthur Azevedo.

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h34
Ainda na França, antes de regressar ao Brasil, como ninguém é de ferro, Aderaldo fez uma parada em Paris para contemplar monumentos emblemáticos como a Torre Eiffel
Ainda na França, antes de regressar ao Brasil, como ninguém é de ferro, Aderaldo fez uma parada em Paris para contemplar monumentos emblemáticos como a Torre Eiffel

O jovem empresário Aderaldo Nascimento Neto passou as últimas duas semanas na França, cujo roteiro começou em Brest, na região da Bretanha, onde, com seu sócio, Monsieur Costa Olivera, reuniu com os franceses para ajustar os debates a fim de trazer para o Brasil o modelo da 1 hidroliene (turbina que gera energia hidrocinética em rios e mares).

Trata-se de uma das alternativas atuais e promissoras para geração de eletricidade usando o potencial energético de rios e oceanos.

Em busca de alternativas...2

A geração hidrocinética, em contraponto à geração hidrelétrica tradicional, elimina o alagamento, permite a geração elétrica próxima das cidades, evitando que novas usinas estejam cada vez mais distantes dos centros de consumo e suas turbinas são similares a turbinas eólicas, porém geram eletricidade de qualidade superior.

Ou seja: geram mais eletricidade, pois são expostas a forças e momentos muito maiores, pela água ser 800 vezes mais densa que o ar; geram eletricidade mais confiável, pois fluxos d’água são muito mais constantes e previsíveis que ventos; geram eletricidade mais limpa quando operam debaixo d’água sem alagamento.

Essas características proporcionam fatores de capacidade equivalentes ao dobro daqueles da geração eólica e estas vantagens ambientais e econômicas são potencializadas ao serem consideradas múltiplas turbinas instaladas em “fazendas”.

A tecnologia permite a geração elétrica em diversos locais: rios, locais de grande variação de marés ou forte corrente marinha e em canais a jusante de UHEs.

Modelo da 1 hidroliene (turbina que gera energia hidrocinética em rios e mares)
Modelo da 1 hidroliene (turbina que gera energia hidrocinética em rios e mares)
Aderaldo Nascimento Neto com Monsieur Costa Olivera conhecendo a hidroliene
Aderaldo Nascimento Neto com Monsieur Costa Olivera conhecendo a hidroliene

Cuidados para o show continuar

Com o avanço da variante Ômicron, o setor cultural de São Luís passa por nova fase de trocas de datas e até cancelamentos

No momento em que engatinhava a retomada, o setor cultural voltou a ter eventos adiados ou cancelados em janeiro.

Com o avanço da variante Ômicron, os casos de covid-19 se multiplicaram no Brasil e no mundo, o que impactou diferentes áreas.

Não foi diferente na Cultura.

Cuidados para o show continuar...2

A Ômicron foi um balde de água fria para os produtores culturais. Espetáculos e shows passaram a ser remarcados por conta de artistas diagnosticados com coronavírus.

Um dos primeiros shows nacionais de expressão que desembarcariam no Maranhão em 2022 foi remarcado e, posteriormente, cancelado.

Em outras localidades, os eventos culturais também foram suspensos ou receberam restrições – o governo do Maranhão suspendeu a realização de grandes eventos, enquanto os governos do Distrito Federal e do Ceará proibiram shows e festas.

Em outra frente, a propagação acelerada do vírus tem obrigado as companhias aéreas a reprogramarem voos, por conta de funcionários contaminados.

Os benefícios do humor

Já imaginou que uma crise de riso pode salvar seu dia?

Estresse de trabalho, trânsito, inflação alta, preocupação com o aumento dos números da pandemia... e aí surge um psicólogo que afirma: rir pode realmente ser o melhor remédio para controlar as tensões.

Parece loucura ou fácil demais? O psicólogo, neurocientista e comediante Brian King explica no livro "A arte de pegar leve" toda a ciência por trás do estresse e apresenta o humor como uma ferramenta terapêutica para controlá-lo. Ele apresenta técnicas para colocar esta ideia em prática.

Na obra publicada no Brasil pela VR Editora, selo Latitude, o escritor explora a ciência por trás do estresse e detalha as consequências no corpo e na mente.

Pouco se dá atenção a esgoto

Esse é um tema que recebe menos atenção do que deveria. Falar em tratamento de esgoto não é glamoroso e, para quem vive longe das periferias, é quase um “não assunto”.

Mas não é bem assim. Afinal, será que sabemos para onde vai a descarga do banheiro?

O Maranhão, por exemplo, tem indicadores sanitários preocupantes: na maior parte dos municípios, menos de 20% dos dejetos são tratados.

– Temos cidades que sequer dispõem de tratamento de esgoto. No Brasil, isso é uma realidade para 100 milhões de pessoas, e saneamento básico é saúde pública - alerta o advogado especialista em Direito Ambiental Marcino Fernandes Rodrigues Junior, presidente do Instituto Latino-Americano de Desenvolvimento Econômico Sustentável.

Pouco se dá atenção a esgoto...2

O problema não interfere apenas na qualidade de vida da população carente: afeta cidades inteiras, em especial quando nos damos conta de que, em muitos casos, estamos poluindo os mananciais de onde captamos a água para beber, exigindo investimentos cada vez maiores para torná-la potável.

Em 2020, o novo Marco Legal do Saneamento Básico determinou a definição de metas de universalização dos serviços de água e esgoto até 2033. Foi estimada a necessidade de R$ 700 bilhões em aportes públicos e privados.

A oportunidade não pode ficar para trás. Esse debate precisa avançar – e não dá mais para fingir que não é com a gente.

DE RELANCE

Morreu o cantor Roy Caetano

O cantor boa-praça Roy (Roedil) Caetano morreu no sábado, aos 67 anos. Ele vivia em Arraial D´Ajuda, na Bahia, e teve um infarto fulminante.

Nascido em Santos, São Paulo, o artista foi ainda criança para Curitiba, onde fez grande sucesso regional na década de 1980. Ele compôs Julieta, mais conhecida como Julieta-tá e chegou a fazer sucesso até nos Estados Unidos.

Além disso, foi um dos maiores intérpretes de Roberto Carlos. Sua interpretação de Sonho de um Palhaço (Sérgio Sá e Antonio Marcos), em que trocava de roupa no palco, é uma das mais conhecidas e geralmente abria seus shows. Numa de suas apresentações em São Luís, trazido pela saudosa colunista Flor de Lys, foi assim.

O primeiro disco de Roy Caetano foi lançado em 1981 e se tornou um sucesso nacional. Em 1985, o músico lançou a faixa mais lembrada de sua carreira, Julieta. A composição, cujo refrão pegajoso era “Julieta- tá. Tá me chamando. Julieta-tá. Tá me chamando”, chegou a ser taxada de escandalosa na época.

Musical no Teatro Arthur Azevedo

Fenômeno na internet, os Bolofofos chegam a São Luís pela primeira vez para show eletrizante. O musical oficial, que marca o primeiro ano da Adoleta Produções, acontece dia 13 de fevereiro, às 16h, no Teatro Arthur Azevedo.

O quarteto viralizou nas redes sociais e vem conquistando todo o Brasil com as músicas “Funk do Pão de Queijo”, “Dança Maluca”, “Chuva Chove no Chuveiro”, “Domingo Abacaxi Flamingo”, “Tá Na Hora do Papa”, “Rock da Melancia” e muitos outros hits.

Musical no Teatro Arthur Azevedo...2

A turminha explora vários ritmos musicais, do funk ao pop, da música eletrônica ao rap e rock'n'roll. Não à toa, a coelhinha Bunny, o leãozinho Rick, a gatinha Sophie, o polvinho Pow e o bebê corujinha Pipi conquistaram fãs de todas as idades.

Bem diferente da fórmula de produções convencionais dedicadas ao público infantil, os Bolofofos oxigenam o repertório para a criançada por meio da diversidade de temas pouco explorados.

As músicas divertidas, que anunciam situações do dia a dia, fazem parte da obra iniciada pelo brasileiro Eduardo San Marino.

Portal Saúde Para Você

A Universidade Federal do Maranhão lançou, em seu canal no YouTube, o portal Saúde Para Você. Trata-se de um portal cujo conteúdo é dedicado ao tema saúde mental, Covid e pós-Covid, com iniciativas voltadas à saúde dos docentes, discentes, técnicos-administrativos e, ainda, profissionais do Hospital Universitário.

Reúne webinários, ações de assistência estudantil e serviços prestados ao longo da pandemia com foco na saúde mental e assistência da PROGEP ao servidor.

A proposta de criação do novo portal surgiu pela necessidade de subsidiar a aquisição de conhecimentos ao corpo docente, aos técnicos-administrativos, discentes da UFMA e profissionais do Hospital Universitário, garantindo informações e orientações educacionais, fazendo uso de diversas modalidades de objetos de aprendizagem interativos, entre outras iniciativas ligadas ao combate à pandemia.

Operações da PF

O deputado federal Rubens Júnior protocolou na Câmara Federal um projeto de lei que propõe a redução, em uma hora, do prazo permitido para operações da Polícia Federal, por exemplo.

O projeto proíbe a realização de operações policiais de busca e apreensão domiciliar no período das 20h até as 6h.

O texto altera a nova Lei de Abuso de Autoridade, que, atualmente, proíbe operações das 21h às 5h. Operações das polícias Civil e Militar também seriam afetadas.

Esporte de aventura

A prática da atividade automobilística off-road passa a ser reconhecida como esporte de aventura e de importante valor cultural e turístico para o Maranhão.

É o que determina lei de autoria do deputado Adriano Sarney sancionada pelo governador Flávio Dino.

Com a lei, fica permitida a atividade automobilística de modo esportivo ou recreativo com veículos adaptados, desde que atenda à legislação do Código de Trânsito Brasileiro e esteja em conformidade com a Agência Brasileira de Normas Técnicas.

Segundo a norma sancionada, a topografia privilegiada de dunas, serras, relevos e demais recursos naturais do Maranhão é propícia para a prática de off-roade outros esportes de aventura, que deverão ser objeto de promoção e divulgação, como forma de atrair o turismo dessas atividades e o desenvolvimento econômico da região.

TRIVIAL VARIADO

O segmento da beleza vem crescendo muito nos últimos anos. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), em 2020 o ramo teve um crescimento de 5,8% no país, mesmo em meio à crise econômica e sanitária causada pela pandemia do novo coronavírus.

Tem mais: nesse cenário, a procura de profissionais da área cresce todos os dias. O Brasil é considerado o quarto maior mercado da área da beleza no mundo, atrás somente dos Estados Unidos, Japão e China.

No assunto: por isso, o Senac-MA está oferecendo 3 oportunidades de profissão no segmento da beleza, com cursos de Tricologia, Hidratação e Modelagem Capilar, como uma possibilidade de profissão para os entusiastas do ramo da beleza.

Outro curso muito interessante para quem deseja aprimorar as habilidades de manicura é o de Unhas de Fibra. Nele, pode-se desenvolver a técnica de alongamento de unhas em fibra de vidro, proporcionando unhas longas, leves e com aspecto natural e saudável.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.