Jayme Monjardim em encontro na Fiema
E mais: homenagem ao Grupo Potiguar e o sucesso de Gênese Martins na Olimpíada do Conhecimento.
O empresário e diretor de cinema nacional, Jayme Monjardim, foi o convidado da última edição de 2021 da reunião do Grupo de Trabalho “Pensar o Maranhão”, da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), coordenado pelo vice-presidente executivo da Federação, Luiz Fernando Renner e realizada dia 13, na Casa da Indústria.
Jayme Monjardim integra a WOGI, uma organização internacional da indústria do bem, que conecta pessoas de diferentes segmentos para fomentar o terceiro setor e gerar transformação social.
No Maranhão, a WOGI desenvolve um projeto em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), chamado o “Uso do babaçu em alimentação orgânica no interior do Maranhão”, que foi apresentado pelo diretor de cinema na reunião promovida pela Fiema.
A Fundação Antônio Dino também é parceira da organização.
Criação de uma fazenda sustentável
Antes da apresentação do projeto, o cineasta conheceu um pouco do trabalho do GT da Fiema “Pensar o Maranhão”, onde o coordenador Luiz Fernando Renner fez um balanço do ano de 2021.
Monjardim falou do seu projeto de criar, por incentivo da maranhense Nélia Rodrigues, com quem trabalha há anos, uma fazenda sustentável, com investimentos em pesquisa e inovação, na região de Palmeirândia, visando a exploração de terras nativas, investimento local e produção, no que se refere ao coco babaçu.
Em sua explanação, o empresário e diretor de cinema se mostrou admirado pelas inúmeras riquezas encontradas na região, além dos pontos turísticos e a culinária local.
História Premiada do Grupo Potiguar
Uma história de 40 anos de sucesso empresarial, pautado na ética, na inovação e na extrema dedicação em entregar sempre o maior valor aos seus clientes é o que resume a trajetória do Grupo Potiguar, o maior home center do Maranhão e um dos maiores do país.
Sob o comando do Presidente Marcelo Brasil, a Potiguar conta atualmente com 5 lojas em São Luís e uma em Imperatriz além de centros de distribuição.
A empresa que também possui forte atuação em responsabilidade social e patrocínios culturais foi homenageada no último sábado pela Acomac / Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Estado do Maranhão, sob a presidência de Robério Lemos.
A propósito, a Potiguar comemora seus 40 anos premiando os clientes de São Luís e Imperatriz que participaram da promoção “Aniversário Premiado Potiguar”.
Programa de bolsas para cursos técnicos
Pessoas que cursaram o Ensino Técnico possuem 38% mais chances de conseguir um emprego de carteira assinada e uma remuneração 13% maior do que aquelas que não fizeram um curso profissionalizante, segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Sabendo da sua importância para a inserção profissional e para gerar impacto positivo nas regiões em que atua, a Mills, empresa líder na locação de equipamentos para a execução de trabalhos em altura na América Latina, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), lança o Programa Transformar, que inicialmente vai oferecer 30 bolsas de estudo para cursos técnicos de eletrotécnica e eletromecânica em São Luís, Cuiabá (MT) e Parauapebas (PA).
A iniciativa, que será estendida para mais de 40 cidades em que a companhia estará presente até 2025, começa, nesta primeira fase, com a abertura das inscrições presenciais no SENAI entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022.
Medalha para Gênese Martins
O esforço de cerca de dois anos de treinamento do competidor de Imperatriz, Gênese Martins, foi reconhecido em cerimônia de premiação da etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento, realizada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Medalhista de bronze, o concorrente do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, na modalidade de carpintaria de telhados, representou o Maranhão na competição que visa selecionar os melhores do Brasil em habilidades técnicas para a etapa internacional do evento, que será em 2022, na China.
“O mesmo Gênese que entrou no processo dessa competição, não é o mesmo que sai dela. Tive que abrir mão de muitas coisas, melhorar minha personalidade, ter foco e disciplina para hoje subir e integrar esse pódio”, declara o vencedor maranhense.
DE RELANCE
Os 20 melhores lugares para viajar
Acaba de sair o ranking dos 20 melhores lugares do mundo para quem deseja viajar nesta época do ano. É o que revela um estudo divulgado pela plataforma de desconto CupomValido.com.br que reuniu dados da U. S. News e World Report.
Com a chegada do fim do ano e o processo de reabertura de fronteiras ocorrendo em diversos países, a busca por passagens aéreas tem crescido significativamente.
O principal destino dos brasileiros, ainda é os Estados Unidos. Porém, a primeira cidade norte americana está apenas em 10º no ranking das melhores cidades para viajar.
Foram levados em consideração para a pesquisa desde fatores como pontos turísticos, hotéis, segurança, cultura e até comida, ponderando os fatores por pesos e chegando na lista final.
As cinco preferidas pelos turistas
Segundo a pesquisa, a Ilha Sul da Nova Zelândia está no primeiro lugar do ranking dos melhores lugares do mundo para se visitar. A ilha ficou conhecida por ser o local onde foi filmada a trilogia cinematográfica O Senhor dos Anéis.
Em segundo lugar, a eterna Paris. A Cidade Luz é um dos locais mais visitados do mundo, com mais de 30 milhões de turistas por ano.
Bora Bora, na Polinésia Francesa, com suas belas praias com areia branca e águas cristalinas, lagoas azuis e luxuosos resorts é o terceiro lugar. Maui, no Havaí, vem em quarto. E em quinto lugar, o Tahiti (Polinésia Francesa).
Destas, a única que ainda não conheço é a Ilha Sul de Nova Zelândia.
Entre as 15 estão Londres, Roma e Nova York
Entre as outras 15 preferidas, figuram minhas amadas Londres (Reino Unido) e Roma (Itália), com seus quase 3.000 anos de idade e um grande conjunto de arte, cultura e arquitetura à céu aberto.
Também foi incluída Phuket, a maior ilha da Tailândia, famosa pelas águas azuis cristalinas e ser o ponto de partida para o arquipélago de Phi Phi, como as ilhas Koh Tapu e a praia Maya Bay.
Tóquio figura em nono lugar, Barcelona em 11º, Ilhas Maldivas, em 12º e Nova York, em 14º.
A linda Bali, na Indonésia, figura em 15º lugar. Grand Canyon (Estados Unidos), Sydney (Austrália) e Machu Picchu (Peru) estão na lista complementada por Dubai, que ainda não conheço, e Santa Lúcia, no Caribe, que achei fantástica.
Uma medida muito óbvia
O desfecho foi bom, mas o processo desagregou valor. A obrigatoriedade de comprovar a vacinação para quem entra no Brasil é uma medida tão óbvia, que já deveria estar implementada há meses.
Chegamos lá. Mas não sem antes, como infelizmente tem acontecido no Brasil, ideologizar, polemizar, brigar, tencionar e acusar.
Isso, por si só, gera insegurança e transtornos em um momento em que qualquer consenso, por menor que fosse, seria um presente para o país.
Para escrever na pedra:
“Todo mundo é capaz de dominar uma dor, exceto quem a sente”. De William Shakespeare.
TRIVIAL VARIADO
Sem chances - Derrotado pela máquina de João Doria na prévia do PSDB, Eduardo Leite vem sendo assediado por dirigentes de outros partidos para concorrer a presidente ou “se credenciar como vice de Sergio Moro”. Nenhuma das duas hipóteses está nos seus planos.
Carros icônicos - Logo mais às 20h, o executivo Emerson Rocha, da Saga BMW, recebe convidados especiais para um coquetel de apresentação dos carros icônicos da marca. Para prestigiar o evento veio de São Paulo o consultor de imagem Alexandre Taleb, autor dos livros “Somos todos diferentes” e “Imagem masculina”.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.