(Divulgação)
COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH Revista: Academia de Trovas reativada

Leia também: professor Antônio Martins de Araújo em São Luís e Glória e Itaquê de volta à agitação social da cidade.

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h34
PH Revista
PH Revista

CLICK AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

Integrantes da nova fase da Academia Maranhense de Trovas: Clores Holanda, que passou a ocupar cadeira de número 37, que homenageia Dagmar Desterro e Silva, e o juiz de Direito e poeta Eulálio Figueiredo, também membro da entidade, com a presidente Wanda Cunha
Integrantes da nova fase da Academia Maranhense de Trovas: Clores Holanda, que passou a ocupar cadeira de número 37, que homenageia Dagmar Desterro e Silva, e o juiz de Direito e poeta Eulálio Figueiredo, também membro da entidade, com a presidente Wanda Cunha

Decorrido mais de meio século de sua fundação, ocorrida em 1965, pelo poeta e trovador Carlos Cunha, a Academia Maranhense de Trovas está sendo reativada por iniciativa de sua filha, a poeta e trovadora Wanda Cristina da Cunha Silva, que reuniu alguns dos mais notáveis trovadores do Maranhão para participar dessa nova fase da entidade, com a manutenção dos patronos antigos e o acréscimo de novos para completar o quadro.

No último dia 7 foi realizada a solenidade de posse dos 40 membros da entidade, no auditório da 14ª Feira do Livro de São Luís. Também foi empossada a nova diretoria presidida por Wanda Cunha.

A Academia terá como sede provisória as instalações da Academia Luminense de Letras, de Paço do Lumiar. Acima, os novos trovadores da AMT reunidos.

Professor Antonio Martins de Araújo
Professor Antonio Martins de Araújo

O grande mestre

O professor Antônio Martins de Araújo, membro da Academia Maranhense de Letras e maior autoridade na obra de Arthur Azevedo, está em São Luís e lançou, na última quarta-feira, dia 8, o seu mais recente trabalho sobre o dramaturgo maranhense: Gravochadas.

O jornalista José Salim Rosas o entrevistou e ele lembrou que teve este Repórter PH “como um dos seus mais brilhantes alunos”. Palavras do mestre: “Quando todos pensavam Pergentino já estava com a resposta na ponta da língua”.

Martins de Araújo, filólogo dos mais aplaudidos deste país, vai doar para a Academia Maranhense de Letras boa parte de sua vasta biblioteca.

Ele presidiu a Academia Brasileira de Filologia, da qual hoje é presidente de honra.

Morando há 57 anos no RJ, antes de deixar São Luís dirigiu o Liceu Maranhense e lecionou no Colégio Rosa Castro e no Ateneu Teixeira Mendes, onde foi meu professor de português.

Glória e Itaquê
Glória e Itaquê

Dois momentos de Glória e Itaquê Mendes Câmara, que aos poucos estão voltando à agitação social da cidade. Na foto acima, o casal sendo recebido no icônico DOM, em São Paulo, pelo estrelado Chef Alex Atalla. Abaixo, com os amigos Maria da Graça Albuquerque e João Nunes Neto, no concorrido jantar de ontem no Bistrô Casa Almendra, no Calhau

Glória e Itaquê com Graça e João Nunes Neto
Glória e Itaquê com Graça e João Nunes Neto

Sinuca de bico

O secretário de Segurança do governo estadual, delegado Jefferson Portela, encontra-se hoje naquilo que popularmente se chama de “sinuca de bico”.

É que ele transformou-se, repentinamente, num dos mais entusiasmados cabos eleitorais da pré-candidatura de Weverton Rocha ao governo do Maranhão em 2022.

A defesa de Portela ao nome de Weverton é tão forte que ele chegou a chorar em discurso no interior do estado.

Acontece que todos os secretários estaduais fecharam com Dino no apoio a Carlos Brandão.

A dúvida agora é se, com essa bandeira, Portela permanecerá ou não na Secretaria de Segurança a partir de janeiro.

O deputado e a Federal

O deputado federal Josimar de Maranhãozinho perdeu a última chance que lhe restava de pleitear candidatura ao governo estadual em 2022.

A divulgação em revista nacional, na última semana, de operação da Polícia Federal, em que ele aparece agarrado em maços de dinheiro, enterrou de vez o sonho do parlamentar.

Falta agora, sobretudo, moral ao deputado para pedir o voto dos maranhenses.

Em maus lençóis

A propósito: a situação do deputado Josimar Maranhãozinho, pré-candidato a governador pelo PL ao governo do Maranhão, está ficando cada vez mais difícil.

Alvo de operações da Polícia Federal, que investiga desvio de verbas de programas federais, Maranhãozinho foi parar no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.

Esta semana, o presidente do Conselho de Ética, Paulo Azi (DEM-BA) disse que está disposto a a apressar o processo que pode cassar o deputado.

O deputado maranhense diz ser alvo de perseguição dos adversários políticos. E que tudo não passa de fake news e ataques orquestrados

Disputa no TJ

As atenções do mundo político, nos próximos dois meses, estarão voltadas para o Palácio Clóvis Bevilácqua.

É que a eleição para a escolha da nova mesa diretora do Tribunal de Justiça do Maranhão, que iria acontecer em novembro, foi adiada para fevereiro do próximo ano.

Com isso, intensificaram-se as articulações de bastidores para a presidência do TJ, atualmente em disputa entre os desembargadores Nelma Sarney e Paulo Velten.

Lacuna imensa

Com a morte de Luiz Phelipe Andrés, há muito mais que uma cadeira vaga na Academia Maranhense de Letras.

Ficou um vazio pelas ruas do Centro Histórico. Criou-se um vácuo pelas esquinas da Praia Grande.

Há uma lacuna imensa na luta pela valorização do patrimônio artístico e cultural de São Luís, no amor pela cidade, que nenhuma eleição de academia será o bastante.

Pela metade

Em boa hora, a Universidade Federal do Maranhão presta uma bela homenagem aos profissionais de jornalismo pela passagem de 200 anos de imprensa no Maranhão.

Sinto-me honrado por figurar entre os homenageados, e por estar ao lado de nomes como Bandeira Tribuzi, José Sarney, Neiva Moreira, Benedito Buzar, Nascimento Moraes Filho, Bernardo Almeida, José Louzeiro, Ribamar Corrêa e Félix Alberto Lima, além de outros jornalistas que desempenharam com destaque o seu papel na comunicação maranhense.

Mas devo admitir que, na lista dos 50 homenageados, a UFMA fica devendo, em data tão especial como essa, o reconhecimento a jornalistas ilustres, que passaram pelas redações de jornais ou emissoras de rádio ou TV, a exemplo de Joaquim Itapary, Jomar Moraes, Erasmo Dias, Antônio Carlos Lima, Marilda Mascarenhas, Flávia Regina Melo, Andréa Oliveira, Fernando Abreu, Reinaldo Barros e Cláudio Marques.

Dólares saem do colchão

Agora só falta a sanção presidencial ao projeto aprovado pela Câmara e Senado para que brasileiros não tenham mais que guardar dólares em casa.

O projeto de lei autoriza a abertura de conta corrente em qualquer banco nacional em dólares e outras moedas.

Instituições financeiras também poderão investir no exterior recursos captados no país ou em outros países.

Em breve, dólares debaixo do colchão serão coisa do passado.

Cultura na pindaíba

A choradeira no setor cultural diante da crise é plenamente justificável. De acordo com pesquisa do IBGE, o setor registrou queda de 11.3% no total de pessoas ocupadas em 2020em relação a 2019.

Esse percentual indica que cerca de 700 mil pessoas deixaram de trabalhar no setor no primeiro ano da pandemia. A taxa de informalidade subiu para 41,2% no período.

Em São Luís e nas maiores cidades maranhenses, como Imperatriz, Caxias, Balsas e Codó, os artistas e outros trabalhadores do setor estão na pindaíba.

Sarney lê Barroso

O ex-presidente José Sarney não descuida de suas leituras. Passou esta semana debruçado sobre o badalado livro “Sem data vênia: um olhar sobre o Brasil e o mundo”, do Ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal. Trata-se da primeira obra do ministro destinada ao público em geral, e não ao mundo jurídico,

Sarney garante que o livro é muito bem escritor e as reflexões de Barroso são muito pertinentes e interessantes.

O livro está na lista dos mais vendidos nas grandes livrarias do Centro-Sul brasileiro.

Piauí em alta

O piauiense Sandoval Feitosa acaba de ser indicado pelo Ministério de Minas e Energia para o cargo de diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), onde ocupa atualmente uma diretoria.

O mandato do atual diretor geral André Pepitone, que já cumpriu dois mandatos no cargo, termina em 14 de agosto. Além da indicação de Sandoval Feitosa, o ministro ento Albuquerque confirmou a indicação do diretor Hélvio Guerra e da chege daa Assessoria Especial de Assuntos Regulatórios do MME oara compor a diretoria.

O nome de Sandoval e demais diretores precisa da aprovação do Senado Federal.

Questão ética

No Brasil, a questão ética nos fornece motivos concretos para preocupações. Existem sinais inquietantes de que o País retrocede, e um dos exemplos mais acachapantes foi o final lastimoso da operação Lava Jato, até então considerada uma das maiores operações anticrime do mundo.

Mas não é apenas isso. É desolador quando se veem também os avanços que poderiam consolidar um importante legado serem inexoravelmente afrouxados.

Após os grandes movimentos populares de 2013, quando o povo foi em massa às ruas, houve certa empolgação com um Brasil diferente, um Brasil no qual os crimes, especialmente aqueles perpetrados pelo colarinho branco, teriam um tratamento justo.

Questão ética...2

Pouco a pouco, porém, vimos naufragar o pacote anticrime proposto pelo Governo, desfigurado pelo Congresso.

A prisão após condenação em segunda instância somente agora foi pautada, e o foro privilegiado é uma afronta para uma democracia minimamente equilibrada no tratamento aos seus cidadãos.

Houve também o abrandamento da lei de improbidade, e uma série de outros sinais indicando que caminhamos de volta ao passado, com ainda maiores vantagens para quem burla a Lei.

Corrupção e significado

A questão, no Brasil, não é ser contra ou a favor da corrupção. A questão é definir claramente o que o termo significa.

Para um ex-presidente, por exemplo, comprar partidos e deputados não é corrupção, mas sim uma necessidade para viabilizar a aprovação de projetos que considerava importantes.

Rifar as diretorias da Petrobras do jeito que foram rifadas era apenas mais uma peça desse mesmo jogo. Há também quem considere que abrir as torneiras do orçamento secreto em véspera de votação no Congresso não é corrupção, é governabilidade. O que importa é impedir a iminente revolução comunista.

Para boa parte dos políticos, corrupção, em resumo, é algo que só diz respeito ao outro. Hitler não se considerava um criminoso, mas sim o salvador da Alemanha.

Corrupção e significado...2

Tenho a impressão de que, se alguém pedisse para os pré-candidatos à Presidência definirem conceitualmente e claramente o que é corrupção, eles gaguejariam. Mas se perguntasse se são contra, responderiam, empertigados, um sonoro “sim”, de bate-pronto.

De acordo com várias fontes, “corromper” é uma palavra de origem latina que significa, na sua origem, “quebrar em pedaços”. É esse sentido de machucar, macular e sujar a integridade de um propósito, de um órgão público, de uma empresa, de um governo ou de uma ideia que deveria balizar o debate.

Ou seja, até mesmo o significado da palavra corrupção, vejam vocês, está assustadoramente corrompido no Brasil.

Dinheiro dos poupadores

Correm os dias, os meses e os anos. O lucro dos bancos aumentando, o custo de vida e a inflação subindo, os políticos preocupados em garantir suas reeleições votando auxílios aos miseráveis e desempregados.

E o dinheiro dos aposentados? Aquele que foi acordado e votado no STF pelos ministros que julgaram constitucional um reajuste decente das poupanças durante os planos Collor I e II.

E o Plano Bresser, em que foram surrupiados os índices legais de reajuste aos poupadores aposentados, muitos até já morreram por falta de recursos e assistência médica; isso já faz 30 anos?

Cadê o dinheiro dos poupadores.

Musical de Spielberg

Cineasta adota mais realismo e menos coreografias na nova versão de “Amor, Sublime Amor”, que estreia neste fim de semana nos cinemas. A película pode desagradar a gregos e troianos – ou Jets e Sharks, para ficarmos no território do espetáculo da Broadway em que se baseia o filme de Steven Spielberg, um Romeu e Julieta transposto da Verona do século 16 para a Nova York dos anos 1950.

Quem procurar um musical vibrante, com coreografias criativas, pode ficar desapontado – em dado momento, a dança até desaparece em nome da abordagem mais realista.

Vide as cenas de confronto entre as duas gangues rivais: se na primeira versão cinematográfica havia balé, simulação e certa delicadeza, agora a violência física cobre de hematomas e sangue o rosto dos personagens.

Musical de Spielberg...2

Quem for ao cinema atraído pelo romance proibido entre Maria, a irmã do líder dos Sharks, bando formado por imigrantes de Porto Rico, e Tony, ligado aos Jets, que representam os brancos xenófobos e sem perspectivas, corre o risco de se decepcionar.

Apesar dos esforços dramáticos e das notas altíssimas alcançadas pela estreante Rachel Zegler, o casal não tem química. A culpa pode ser repartida entre o roteirista Tony Kushner e o ator Ansel Egort. O primeiro criou um passado antipático para o outrora pacífico Romeu nova-iorquino: acaba de sair da prisão por ter quase matado um porto-riquenho. O segundo parece estar sempre enfarado, e sua fala meio monótona, meio empolada emudece diante da energia e da expressividade de seus pares.

Surgido na Broadway em 1957, West Side Story (título original) foi adaptado em 1961 e ganhou 10 Oscar, incluindo melhor filme, direção (Robert Wise e Jerome Robbins) e atriz coadjuvante – Rita Moreno, que participa da refilmagem no papel de Valentina.

Festa dos Amigos

Muitas atrações musicais estão previstas para a Festa dos Amigos, que Mauro Fecury realiza neste sábado na UniCeuma.

Uma delas é o sensacional Altemar Dutra Junior, dono de um imenso fã-clube nesta Capital.

Artistas do Maranhão também vão se apresentar durante a feijoada.

Celebração da Esperança

Os cinco anos da morte do ex-governador, ex-senador e ex-deputado federal maranhense João Castelo serão lembrados durante a Missa Celebração da Esperança, neste sábado às 10h, na Catedral Metropolitana de São Luís, a bissecular Igreja da Sé.

A viúva de Castelo, Dona Gardênia Ribeiro Gonçalves, estará presente à cerimônia com os filhos Gardeninha e Joãozinho Castelo e os netos.

DE RELANCE

Com o romance “O plantador de abóboras”, o escritor Luis Cardoso, do Timor Leste, conquistou o primeiro lugar no Prêmio Oceanos. O segundo lugar coube ao brasileiro Edmilson de Almeida, com o livro “O ausente”. Em terceiro, o português Miguel de Sousa Tavares, com “O osso do meio”.

O TanTan, localizado na Rua Fradique Coutinho, no bairro Pinheiros, em São Paulo, entrou na lista dos dez melhores bares do mundo. O melhor de todos continua sendo o The Connaught, de Londres, de acordo com o ranking da The World’s Best Bars 2021 divulgado na última quarta-feira.

Sandra Ericeira Batalha, que tem formação em Relações Públicas, aproveitou a quarentena determinada pela pandemia para explorar seu lado artístico-artesanal. Está produzindo lindas bolsas de chochê sob o selo “DasEriceiras”, que estão apaixonando clientes mais exigentes, como a ex-governadora Roseana Sarney, que encomendou meia dúzia de bolsas.

Joãozinho Ribeiro realiza neste sábado o show “Com o afeto das canções”, que consagra o seu single já famoso. Terá a participação, dentre outros artistas maranhenses consagrados, da cantora Rita Benneditto.

O longa dinamarquês “A Caça” estreia no Canal Brasil na terça-feira, dia 14, às 22h, na faixa “Estrangeiro Film Festival”. Vencedor do Prêmio Ecumênico, do Prêmio Vulcão e de melhor ator no Festival de Cannes e indicado à Palma de Ouro e ao Oscar de melhor filme estrangeiro, o filme conta a história de Lucas, que trabalha em uma pré-escola.

Os usuários da TVN que são amantes do cinema, em especial do genial diretor Steven Spielberg, não devem perder a programação especial criada pelo canal Telecine, para celebrar os 75 anos de Spielberg.

No assunto: no período até 15 de dezembro, os canais Telecine estarão exibindo diariamente alguns dos maiores sucessos do diretor. E o melhor: os assinantes da TVN podem assistir aos filmes de Spielberg na plataforma do Telecine, onde e como quiser.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.