Nelma faz festa para celebrar nova idade
Leia também: Antonio Brandão ganha prêmio do Corecon-MA e a homenagem da Feira do Livro ao poeta José Nascimento Morais Filho.
A desembargadora Nelma Sarney está mudando de idade hoje e, ao lado do marido, Ronald Sarney, dos filhos e netos, vai reunir amigos para comemorar a data, em grande estilo, com um jantar em sua residência, no Calhau
O pavor está de volta
Estão certíssimos os que dizem que cada vez que surge uma nova variante do coronavírus, o pavor volta, as bolsas de valores desabam e a gente fica pensando que este suplício feito de mortes, máscaras e mutações não vai acabar nunca. Mas vai.
A terrível Gripe Espanhola, que levou entre 50 milhões e 100 milhões de vidas humanas por volta de 1918, terminou um dia – ou talvez tenha se diluído nas gripezinhas controláveis que nos acompanham até hoje.
Alguns cientistas acreditam que foram exatamente as modificações do vírus que o tornaram menos letal, provocando o fim da pandemia.
Como sou um otimista delirante, estou torcendo para que essa tal Ômicron já seja o ponto de virada.
O pavor está de volta...2
Batizar as novas linhagens do vírus com letras gregas foi o recurso encontrado pela Organização Mundial da Saúde para evitar a estigmatização e a discriminação das regiões onde elas foram identificadas.
Vale lembrar que no início da pandemia pessoas de origem asiática chegaram a ser agredidas quando, por má-fé ou ignorância, alguns políticos e seus fanáticos seguidores insistiam em dizer que o vírus era chinês.
A própria Gripe Espanhola, que passou à história com essa denominação, sequer surgiu na Espanha.
Porém, como alertou Sartre, continuamos achando que o inferno são os outros.
Natal no Centro Histórico
Apesar da ameaça da nova cepa, a situação parece estar sob controle em São Luís. Tanto que o poder público municipal está imbuído de proporcionar à população uma programação de fim de ano bem ao estilo de outrora, quando a cidade se iluminava e ganhava uma programação especial em homenagem ao Natal. Mas, por favor, usem máscaras e tomam todos os cuidados possíveis.
Nesta terça-feira, o prefeito Eduardo Braide inaugura o circuito do Natal da Esperança, no Centro Histórico. Tanto o Largo do Carmo quanto as ruas de Nazaré, Egito, Praças Benedito Leite e João Lisboa recebem um espetáculo de luzes e cores até o dia 26 de dezembro, deixando a área ainda mais bonita e atrativa.
Neste primeiro dia de programação, os ludovicenses prestigiam, a partir de 19h, a apresentação de abertura, com a “Trupe Doce Natal”. Em seguida, às 20h30, quem fará a alegria da população será a “Natalina da Paixão”, com a Companhia Barrica. Por fim, às 21h30, será a vez do “O auto de Natal 2021 – o nascimento de Jesus”, com a Companhia Desmandar.
Shinoda e Rubynho
Hoje, véspera do feriado de Nossa Senhora da Conceição, tem noitada na Garden's Pub, no bairro Ponta d'Areia. O evento reunirá os cantores Bruno Shinoda e Rubynho (Oz Bambaz).
Trata-se do Baile do Rubynho, que contará, ainda, com a participação de Fabrícia, Dressah, Allysson Tavares e Divo 6.
Shinoda e Rybinho são bastante parecidos quanto ao quesito energia. Ambos são elétricos, gostam de dançar e sacodem qualquer plateia.
Prof. Brandão ganha prêmio do Corecon-MA
O Conselho Regional de Economia do Maranhão homologou, no dia 8 de novembro, a indicação do nome do economista Antonio Augusto Ribeiro Brandão para receber o Prêmio Destaque Econômico 2021, em reconhecimento à sua contribuição, por meio de suas amplas atividades correlacionadas à classe dos economistas e à disciplina econômica, como professor fundador titular da Escola de Administração Pública do Estado do Maranhão-EAPEM, em 1968, e da Federação das Escolas Superiores do Maranhão-FESMA, atual Universidade Estadual do Maranhão-UEMA, em 1982, além de Professor Assistente da Universidade Federal do Maranhão-UFMA, em 1978, por onde se aposentou, em 1997.
Tenho o maior orgulho de dizer que fui seu aluno na cadeira de Teoria Econômica, na Escola de Administração Pública do Estado, no final dos anos 1960.
O Plenário do Corecon-MA ainda vai definir a data para a entrega da honraria.
A propósito, o Prof. Brandão transferiu para o dia 28 de janeiro o lançamento do seu livro “Biografia do autor pelo autor”, previsto inicialmente para o dia 13 de dezembro, na Livraria AMEI.
Prefeitos querem evitar punição
A pretexto de combater a pandemia para a qual receberam recursos específicos a fundo perdido, ainda assim, cerca de 80% dos prefeitos de todo o país deixaram de aplicar o mínimo de 25% das receitas em educação.
Agora, fazem pressão política sobre os deputados, para evitar que sejam punidos com enquadramento na Lei de Responsabilidade Fiscal. Isso levaria à inelegibilidade desses prefeitos, por improbidade administrativa.
Dados da FNP (Frente Nacional dos Prefeitos) apontam que cerca de R$ 15 bilhões deixaram de ser aplicados na educação. Os prefeitos defendem a aprovação da PEC 13/2021 que impede a aplicação de punição civil, administrativa ou criminal a gestores locais que não cumpriram o mínimo em 2020, 2021 ou nos dois anos.
Além disso, prevê que os recursos não aplicados no período sejam obrigatoriamente investidos em educação em 2022 e 2023.
Uma visão sobre o júri
Muito oportuno o comentário de Tulio Milman alertando: julgamento não deveria ser show, mas sim um rito que buscasse o máximo de racionalidade, o único contraponto aceitável quando se fala em Justiça, ao crime e à barbárie.
Faço coro com ele quando diz que sabe que esse tema é polêmico, que o júri tem pontos positivos e uma tradição histórica que se perde no tempo.
Mas a ênfase na teatralidade técnica fazia algum sentido na antiguidade, quando a coleta e a análise das provas – e até mesmo a legislação – eram menos evoluídas.
Uma visão sobre o júri...2
Eis, portanto, um debate complexo, que pode ser analisado sob vieses diferentes, todos válidos.
Assim como ocorre em qualquer outro assunto, ele não pode ficar restrito aos especialistas, uma vez que sua relevância diz respeito a toda a sociedade.
Quando se fala em Justiça, que ela seja feita por juízes capacitados e experientes. A maior prova da vulnerabilidade do júri está nele mesmo: a possibilidade de exclusão de jurados.
As partes jamais deveriam decidir sobre quem as julga, salvo algum motivo amplamente justificável.
FeliS homenageia poeta Nascimento Morais Filho
Patrono da 14ª Feira do Livro de São Luís (FeliS), o poeta José Nascimento Morais Filho terá relançado na próxima sexta-feira, dia 10, às 19h, um dos mais famosos livros de sua autoria, Clamor da Hora Presente.
A família do escritor, poeta, romancista, cronista, ensaísta e jornalista vai reunir seus numerosos amigos e admiradores para o lançamento da nova edição, no auditório Nascimento Moraes Filho, na Praça Maria Aragão.
É nessa praça projetada pelo genial arquiteto Oscar Niemeyer, que está sendo realizada a 14ª FeliS até domingo, dia 12 de dezembro.
Em tempo: na edição de 1973, de sua antologia natalina “Esperando a Missa do Galo”, Nascimento Morais Filho incluiu o poema “Prece Antinatalina”, extraído do meu livro “Existencial de Agosto”.
Natal 40 graus
Quem Disse, Berenice? e a Porta dos Fundos se uniram para celebrar de forma divertida todas as tradições que fazem parte do Natal brasileiro.
Parte da campanha “Natal 40 graus” de Quem Disse, Berenice?, o filme mostra a intervenção de um Natal em família, com referências estrangeiras para uma comemoração bem do jeitinho brasileiro.
"O Natal brasileiro é bem diferente do que vemos nos filmes temáticos, com neve e frio. Comemoramos o Natal no verão, com muito calor e família reunida. Por isso, convidamos a Porta dos Fundos para criar essa história com a gente como uma forma de valorizar a nossa forma real de celebrar a data." conta Ligia Monteiro, Gerente de Branding e Comunicação da Quem Disse, Berenice?.
Natal 40 graus...2
No filme, a família se reúne para fazer uma intervenção na celebração de Natal que a prima Joana faz todos os anos, com suéteres de lã, bebidas quentes e Jingle Bells.
No lugar, entram os coolers com cerveja gelada, churrasco e pagode na caixa de som.
E claro, Quem Disse, Berenice? na árvore de Natal com muitas opções de maquiagem como presentes.
Semana da Dança
Com apresentação especial do coreógrafo e bailarino Marcelo Grangeiro, junto com sua esposa e também bailarina Damyla Maria, foi aberta a 15ª Semana Maranhense de Dança, um evento cheio de emoção e expressão corporal, que tem o objetivo de fortalecer os vínculos, promover a cultural e fomentar a troca de conhecimentos e experiências artísticas por meio da dança.
Considerada uma das maiores programações culturais do estado, a Semana traz uma programação vasta de atividades para toda a população até o próximo dia 11 com encerramento na Concha Acústica.
A cerimônia de abertura teve como cenário o pôr do sol do Espigão Costeiro da Ponta d’Areia.
Para escrever na pedra:
“Aqueles que pretendem encontrar a alegria fora de si, facilmente encontram o vazio”. De Santo Agostinho.
TRIVIAL VARIADO
O livro Minha Esposa Tem a Senha do Meu Celular, de Fabrício Carpinejar, em sua terceira edição pela Bertrand Brasil, vai virar filme pela produtora Escarlate, de São Paulo. O projeto foi anunciado na Expocine, maior feira do audiovisual da América Latina.
O mundo artístico brasileiro sofreu ontem uma grande perda com o falecimento da atriz e ex-modelo Mila Moreira (75 anos). Uma grande figura humana e uma profissional das mais talentosas de sua geração.
Será amanhã, na Casa Adesso, na Avenida dos Holandeses, o jantar de confraternização da Adhonep, com palestra do empresário Jeiel Rodovalho Maciel, de Mato Grosso onde atua no ramo de supermercados.
Foi realizado ontem o checkout dos últimos hóspedes do Macksoud Plaza, que durante mais de três décadas foi o meu hotel favorito em São Paulo. O local vai ser transformado em hospital.
A propósito: o hotel, com 42 anos de glamour na capital paulista ganhou destaque mundial em 1979 por ter hospedado em sua icônica Suíte Presidencial com 135m2 o cantor Frank Sinatra. Na mesma semana fique hospedado no 8º andar, a convite de Henry Macksoud.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.