(Divulgação)
COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Troféu para Warwick Trinta no Prêmio Dólmã

E mais: médicos no Bistrô Alameda Trinta e o lançamento do videoclipe do intensivista Aminadabe Hadad.

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h33
Chef maranhense Warwick Trinta exibindo troféu do Prêmio Dólmã 2021, conquistado sexta-feira passada, em Belém
Chef maranhense Warwick Trinta exibindo troféu do Prêmio Dólmã 2021, conquistado sexta-feira passada, em Belém

Belém do Pará, cidade criativa da gastronomia segundo a Unesco, sediou, na última sexta-feira, 3, a maior premiação nacional de gastronomia: o Prêmio Dólmã, que reuniu em uma noite de gala no belíssimo espaço São José Liberto chefs de todos os estados brasileiros para disputarem a estatueta mais cobiçada da noite, equivalente ao Oscar da gastronomia brasileira.

Estiveram presentes autoridades e chefs que concorriam a premiação. Foi essa a primeira vez que o Pará sediou o evento nacional cujo objetivo é dar visibilidade aos atores sociais que dedicam suas vidas à pesquisa e à produção de pratos, sabores e experiências únicas do rico universo da gastronomia.

A tocantinense Ruth Almeida foi eleita melhor chef do Brasil e era a única mulher finalista. Ela venceu os outros cinco candidatos, entre os quais o maranhense Warwick Campos Trinta, dono e chef do Bistrô Alameda Trinta.

Macapá vai sediar o Prêmio Dólmã 2022

A próxima cidade que sediará o Prêmio, considerado um dos maiores eventos da gastronomia brasileira, será Macapá, capital do Amapá.

O evento acontece de forma itinerante e já passou por estados de Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Ceará e Pará, onde foi feito o anúncio sexta-feira passada, durante o encerramento da edição de 2021.

A data de realização do Prêmio Dólmã em Macapá ainda será anunciada pela organização do evento.

Semana Maranhense de Dança

É vasta de atividades para toda a população a programação da 15° Semana Maranhense de Dança. As oficinas que compõem o evento já iniciam hoje, às 10h, com o workshop “Dança Contemporânea”, a cargo da Companhia de Ballet de São Paulo, no Teatro Arthur Azevedo.

E segue ao longo da semana com workshops de Afro Dance com Joseph Osei; Acro-dança com Mauro Nascimento; Tambor de Crioula com Carla Coreira e “Preparação Corporal para Audições” com Jaime Bernardes, além dos espetáculos, mostra coreográfica, mostra competitiva, Café cultural com roda de conversas sobre negócios, Batalha Nego Cosme e webinars, que acontecerão em diversos pontos de São Luís.

José Aparecido Valadão, Mauro Fonseca e José Benedito Buhatem
José Aparecido Valadão, Mauro Fonseca e José Benedito Buhatem

Trio de médicos de referência desta Capital circulando na noite do Bistrô Alameda Trinta: o famoso gastro José Aparecido Valadão e os cardiologistas Mauro Fonseca e José Benedito Buhatem

A esquerda na OAB

Não foi apenas no Maranhão, com a eleição de Kaio Saraiva, que os advogados disseram um sonoro NÃO ao aparelhamento da Ordem dos Advogados do Brasil, capitaneada pelo advogado Felipe Santa Cruz.

O balanço final mostra que, além do Maranhão, em outras 24 Seccionais da OAB os advogados rejeitaram a linha sugerida pelo presidente nacional.

Apenas no Rio de Janeiro, em Pernambuco e Roraima a esquerda venceu.

Prerrogativas dos Congressistas

O presidente Jair Bolsonaro volta a defender as prerrogativas dos parlamentares ao lembrar que “o artigo 53 é claro quando afirma que os deputados e senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos”.

Bolsonaro lembra que “o Congresso são 513 deputados e 81 senadores, a quem cabe legislar, fazer as leis. No Executivo, somos o presidente, o vice, e 23 ministros. E no Supremo, são 11 ministros. Cada poder, portanto, convivendo de forma independente e harmônica, com suas funções e prerrogativas previstas na Constituição”.

Aminadabe Hadad
Aminadabe Hadad

O médico intensivista e compositor Aminadabe Hadad lança, nesta segunda-feira, o videoclipe “Agradeço”, de sua autoria, retratando momentos de angústia, superação e vitórias com centenas de vidas salvas durante a pandemia da Covid-19, pelas equipes médicas e de saúde do Hospital São Luís/HSLZ. O videoclipe traz cenas das equipes de saúde lutando contra o medo, a incerteza imposta pelo vírus, driblando o cansaço e vibrando a cada paciente salvo

Longevos no mercado de trabalho

Estudo sobre longevidade e previdência da Fundação Dom Cabral (FDC) mostra a mudança nas participações das faixas etárias no mercado de trabalho no país nos últimos anos. A presença de jovens vem caindo. A dos 60+ cresce.

Em 2014, pessoas entre 18 e 24 anos representavam 14% dos ocupados e, no primeiro trimestre de 2021, apenas 11,1%. Já os mais maduros, a partir dos 60 anos, eram 6,5% e passaram a ser 8,9%. A fonte dos dados é o IBGE.

Júlio Paixão, Ana Célia, Walney de Abreu Oliveira, Jeová Barbosa e Claudio Calvasara
Júlio Paixão, Ana Célia, Walney de Abreu Oliveira, Jeová Barbosa e Claudio Calvasara

Grupo de empresários circulando na cidade no fim de semana, em noitada de degustação de vinhos: engenheiro Júlio Paixão, Ana Célia (proprietária da Tendresse) e Walney de Abreu Oliveira, construtor Jeová Barbosa, o paraibano Claudio Calvasara (dono da construtora Treviso) e Luciano Gomes

Trabalho por conta própria

O número de trabalhadores por conta própria no Estado cresceu bastante no terceiro trimestre, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No final de setembro, eram quase um milhão de pessoas nesta condição no Maranhão. Mas houve um avanço de mais de 4% sobre o trimestre imediatamente anterior.

Trabalhadores por conta própria podem ser formais ou informais. Os formais são microempreendedores individuais (MEIs). Esta tem sido uma alternativa de colocação no mercado de trabalho diante da geração de vagas com carteira assinada ainda lenta.

E tem ainda a vantagem de garantir acesso a benefícios da previdência social.

Retratos Quilombolas

O Centro Cultural Vale Maranhão inaugura, nesta terça-feira, 7, a exposição Retratos Quilombolas. Com 51 imagens das fotógrafas Val Barros e Valdira Barros, a exposição aborda o cotidiano de quatro comunidades do interior do Maranhão por meio de retratos que transmitem a expressividade do autorreconhecimento enquanto quilombola.

A exposição é composta por um conjunto de imagens de moradores dos quilombos, em preto e branco, feitos por Val exclusivamente para a mostra, e registros da experiência de Valdira durante projetos de Capoeira Angola, desenvolvidos pelo Centro Cultural Mandingueiros do Amanhã. As comunidades presentes são Vila Fé em Deus, Santa Luzia, Santa Maria dos Pretos e Santa Joana.

Andréa Murad
Andréa Murad

Quem marcou presença no Casarão Colonial, recentemente, foi a ex-deputada estadual Andréa Murad, que se dirigiu àquele endereço, sempre muito prestigiado, para curtir um pouco de samba e de outros gêneros musicais que dominam as tardes/noites de domingo no Centro Histórico de São Luís

Para escrever na pedra:

“Tudo o que é bom dura o tempo necessário para ser inesquecível”. Do poeta português Fernando Pessoa

TRIVIAL VARIADO

Gabrielle e José Sobral Neto inauguram hoje, às 19h, no São Luís Shopping, sua segunda loja da franquia Grand Cru,

Quem muda de idade nesta terça-feira é a desembargadora Nelma Sarney. Ao lado do marido Ronald Sarney, de filhos e netos, ela receberá alguns amigos para comemorar a data com um jantar em sua residência, no Calhau.

Poucas vezes se viu em São Luís uma comoção tão grande e tão sentida como a que foi registrada no fim de semana por causa da morte do mineiro-maranhense Louis Phelipe Andrès, uma figura, sem dúvida, muito querida entre nós.

Enquanto a maior parte das atenções ainda segue voltada à Covid-19, o Ministério da Saúde faz outro alerta. Vem crescendo a ocorrência de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A mesma coisa tem sido observada em relação à chikungunya.

A preocupação aumenta com a chegada do alto verão, quando o ambiente fica mais propício à reprodução do mosquito. A ordem é dar maior atenção à eliminação dos focos do insetos.

O Cravo vai brigar com a Rosa, mas vai ficar tudo bem no final. Um dos grandes sucessos da dramaturgia brasileira, a novela O Cravo e a Rosa retorna hoje à TV Mirante, a partir das 14h40min.

Em tempo: a reprise inaugura uma nova faixa dedicada aos folhetins na Globo, entre o Jornal Hoje e a Sessão da Tarde. O Vale a Pena Ver de Novo também segue na grade, agora privilegiando a reexibição de “novelas das nove”.

Tome nota: hoje é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.