(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Ordem do Mérito para Marcelo Buhatem

E mais: posse da procuradora de Justiça Mariléa Santos no Conselho Superior do Ministério Público e a Semana de Empregabilidade do Senac.

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h33
Desembargador Marcelo Buhatem, Presidente da ANDES (Associação Nacional dos Desembargadores) com o Ministro Evandro Pereira Valadão, do TST
Desembargador Marcelo Buhatem, Presidente da ANDES (Associação Nacional dos Desembargadores) com o Ministro Evandro Pereira Valadão, do TST

O desembargador maranhense Marcelo Buhatem, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, foi agraciado pelo Tribunal Superior do Trabalho com a Medalha da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, no grau de Comendador.

A homenagem foi proposta pelo Ministro Evandro Pereira Valadão, com a concordância unânime dos demais membros do excelso TST.

As comendas foram, ainda, conferidas a importantes autoridades civis e militares, como a primeira-dama do País, Michele Bolsonaro, e o ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal.

A Primeira Dama do País, Michele Bolsonaro, e o desembargador maranhense Marcelo Buhatem
A Primeira Dama do País, Michele Bolsonaro, e o desembargador maranhense Marcelo Buhatem

Loja de Brinquedos Educativos

A temporada natalina já começou e está agitando o comércio de brinquedos para crianças.

No São Luís Shopping, foi inaugurada, ontem, a Zastras Brinquedos Educativos, dos irmãos Rachel, Rebecca e Elcio Cossetti Filho (filhos dos médicos Célia Dino e Élcio Cossetti).

Os brinquedos educativos da Zastras são jogos inteligentes, fantasias e livros infantis que estimulam a imaginação, desenvolvem a criatividade e os sentidos, promovendo o desenvolvimento racional, de equilíbrio e a noção do movimento.

Além disso, provoca a curiosidade, desperta o conhecimento, incentiva a interatividade, melhora o convívio social e estimula o raciocínio lógico e a coordenação motora, sem utilização de telas.

Semana do Teatro

Neste domingo, começa a 15ª edição da Semana do Teatro no Maranhão, que ocorrerá até o dia 11 de dezembro com apresentações e oficinas em diversos pontos da cidade, incluindo o Teatro Arthur Azevedo.

Para assistir aos espetáculos, basta levar um quilo de alimento não perecível para trocar por um par de ingressos na bilheteria do Teatro.

São 15 anos de história que merecem destaque por toda trajetória, reconhecendo o legado e a relevância dessa linguagem na cultura e na educação maranhenses.

Este ano, será revisitada toda a história de apresentações das Semanas e a continuidade das atividades, que incentivam o fortalecimento da cadeia produtiva ligada à Dança no Maranhão.

A programação será composta de espetáculos, mostra coreográfica, mostra competitiva, Batalha Nego Cosme, workshop e webinars.

Senac realizou Semana de Empregabilidade

A Semana de Empregabilidade, que o Senac no Maranhão realizou com o objetivo de promover orientação de carreira e apresentar oportunidades de trabalho para egressos e estudantes da Instituição, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, contou com a presença do diretor regional do Senac em exercício, Cláudio Cordeiro, e da diretora de Educação Profissional do Senac, Daniela Nogueira.

Durante dois dias, os participantes puderam assistir a palestras, exposições de empresas parceiras e workshops com temas voltados para empreendedorismo, informática, orientação de carreiras e motivação pessoal.

Mariléa Costa
Mariléa Costa

A procuradora de Justiça Mariléa Santos Costa (esposa do desembargador do Trabalho Gerson de Oliveira Costa Filho) tomou posse, ontem, como membro do Conselho Superior do Ministério Público do Estado do Maranhão

Intermitência amarga

Bem-vindo ao passado no futuro. Deve ser assim que se sentem os músicos e performers de toda a ordem naqueles lugares onde as restrições de circulação e convivência começam a retornar por causa das novas ondas de pandemia ou pelas novas letras do alfabeto grego.

Tudo reaparece como no passado recente, naquilo que se chamava, na linguagem da moda, novo normal e que agora está mais para novo normal intermitente.

Orquestras, teatros, óperas, dança, sabe-se lá, todos estão no mesmo barco sobre essas ondas incontroláveis.

Os antigos novos protocolos para evitar ao máximo o contato interpessoal no palco e na plateia já tinham sido abandonados; agora estão voltando.

Por isso esse gosto amargo de intermitência, esta interferência amarga do ontem no hoje.

Posse de Mendonça STF é no dia 16

O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu, ontem, que a posse de André Mendonça será no dia 16, às 16h. A data foi estabelecida após reunião entre o novo ministro e o presidente da Corte, Luiz Fux.

Mendonça, como se sabe, teve seu nome aprovado na quarta-feira pelo Senado.

O ex-advogado-geral da União e ex-ministro da Justiça ocupará cadeira deixada pelo ministro Marco Aurélio Mello, que foi empossado em 1990 e aposentado em 12 de julho deste ano ao completar 75 anos.

É a segunda indicação de Jair Bolsonaro. No ano passado, o presidente indicou o ministro Kassio Nunes Marques para a cadeira de Celso de Mello, que também teve de pedir aposentadoria. Assim, o tribunal voltará a ter 11 ministros.

Música, Emoção e Homenagens

O Conselho de Administração do Grupo Mercúrio e a Diretoria Geral do Hospital São Luís / HSLZ promovem, na próxima segunda-feira, às 14h30, no auditório do Hospital dos Servidores Estaduais / HSE, uma sessão solene para marcar os 10 anos do HSLZ, que é sinônimo de excelência na prestação de serviços de saúde destinados aos servidores estaduais associados do FUNBEN.

O Diretor-Geral do HSLZ/HSE, Plínio Tuzzolo, convidou o cantor Fernando de Carvalho para fazer um pocket-show e brindar a todos com sua bela voz e repertório especial de Natal.

Fernando, além de consagrado artista, é também servidor estadual e paciente do HSE.

Para escrever na pedra:

“Todos morremos. O objetivo não é vivermos para sempre. O objetivo é criarmos algo que viverá”. De Chuck Palahniuk, escritor norte-americano de ascendência ucraniana.

Rosamy e Geórgia
Rosamy e Geórgia

Atualmente residindo em Brasília, depois de vários anos morando em São Luís, a cearense Rosamy Belisário mudou de idade esta semana e comemorou a data na Capital Federal ao lado da filha Geórgia Belisário Mota

TRIVIAL VARIADO

Há muitos anos radicada na Inglaterra, onde atua com imensa desenvoltura como operadora de turismo, a maranhense Ana Lourdes Lobato Hoole está circulando em São Luís, revendo os amigos, até a próxima semana.

Presença de grande charme na recepção oferecida por Daniel Blume, na Casa Almendra: Tereza Dalla, que já foi locomotiva da sociedade de Imperatriz, hoje mora em São Luís e é evangélica atuante.

Circularam por São Luís, ontem, especialmente para prestigiar a posse de Daniel Blume, o ministro Reynaldo Soares da Fonseca (do STF) e o escritor Ronaldo Costa Fernandes, que já começa a trabalhar para conquistar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras.

Em tempo: o presidente da Academia, Carlos Thadeu Gaspar, circulava no jantar acompanhado da juíza Alice de Sousa Rocha. Há romance no ar.

Ômicron. Eis o nome da maldição da vez. O que será que virá com ela, terá o mesmo perfil da variante Delta, que provocou imenso alarido e não causou mais que isso, ou vai ser o descendente do corona que vai quebrar o efeito da vacina e adubar a pandemia?

Tome nota: é exatamente essa incerteza que dificulta a tomada de tais decisões, já complicadas com as más notícias vindas da Europa, agora carimbadas com a Ômicron.

Até ontem, 15 capitais já haviam cancelado o Réveillon Oficial, São Luís inclusa. São Paulo foi a última a anunciar. Significa que o Carnaval começa a ser esvaziado.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.