(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Zé Cirilo recebe hoje Medalha João do Vale

E mais: o aniversário do HSLZ e os 100 anos da Arquidiocese de São Luís.

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h33
O jornalista e apresentador de TV Zé Cirilo recebe hoje a Medalha João do Vale, da Assembleia Legislativa do Estado
O jornalista e apresentador de TV Zé Cirilo recebe hoje a Medalha João do Vale, da Assembleia Legislativa do Estado

Logo mais às 10h, o jornalista e apresentador de TV José Cirilo Teixeira Filho, o Zé Cirilo, será homenageado pela Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão.

Por proposição do deputado Vinicius Louro, será concedida ao apresentador do programa “Zé Cirilo na TV” a Medalha do Mérito Legislativo João do Vale, uma das mais altas condecorações da Casa.

Zé Cirilo, a exemplo de João do Vale, nasceu em Pedreiras. E será o primeiro conterrâneo do Maranhense do Século XX a receber a medalha que leva o seu nome.

O Diretor Geral e Dir Adm do HSLZ, Plínio Tuzzolo e Édem Nicolau com o cantor Fernando de Carvalho, que se apresenta na próxima segunda-feira em pocket show de Natal no Hospital dos Servidores Estaduais
O Diretor Geral e Dir Adm do HSLZ, Plínio Tuzzolo e Édem Nicolau com o cantor Fernando de Carvalho, que se apresenta na próxima segunda-feira em pocket show de Natal no Hospital dos Servidores Estaduais

Fernando de Carvalho no 10º aniversário do HSLZ

O Conselho de Administração e a Diretoria Geral do HSLZ / HSE comemoram na próxima segunda-feira, dia 6, o 10º aniversário do Hospital São Luís – HSLZ,

O Diretor Geral do Hospital, Plínio Tuzzolo, convidou o cantor Fernando de Carvalho para fazer um pocket show e brindar a todos com sua bela voz e repertório especial de Natal.

Ele, além de consagrado artista, é também servidor estadual e paciente do HSE.

Além de música, haverá surpresas e homenagens para marcar não apenas a data, mas uma década de relevantes serviços prestados aos servidores estaduais e diversas vidas salvas e devolvidas as famílias dos pacientes dessa unidade hospitalar.

Vinícius Braid, o presidente do Grupo Mercúrio, Paulo Braid, e a sua mãe Patrícia Braid, entre o Padre Eduardo Carneiro Barbosa
Vinícius Braid, o presidente do Grupo Mercúrio, Paulo Braid, e a sua mãe Patrícia Braid, entre o Padre Eduardo Carneiro Barbosa

O Diretor do Laboratório Lacmar, Vinícius Braid, o Presidente do Grupo Mercúrio Paulo Braid e a sua mãe Patrícia Braid entre o Padre Eduardo Carneiro Barbosa que concedeu a benção religiosa na mais nova e moderna sede do Laboratório Lacmar, que já é um dos maiores do Maranhão em quantidade de prestação de serviços, atendendo além de pacientes particulares, diversos hospitais além de UPA´s em São Luís e também no interior do Estado. Com a inauguração de suas novas instalações no bairro do Ipase, o Lacmar passa a ser também um dos mais modernos laboratórios de todo o Nordeste em tecnologia e infra-estrutura, com processos totalmente automatizados, desde a entrada da amostra até o seu processamento, e entrega de resultados ao paciente.

100 anos da Arquidiocese de São Luis

A Arquidiocese de São Luís completa, nesta primeira quinta-feira de dezembrio, 100 anos de Elevação (de Diocese para Arquidiocese).

Para marcar esse momento histórico, será celebrada uma missa campal em ação de graças, às 19h30, em frente a Catedral Metropolitana com a presidência do arcebispo de São Luís, dom Gilberto Pastana.

Ao longo desses 100 anos a Arquidiocese foi administrada por diversos arcebispos: Dom Otaviano Pereira de Albuquerque (1922 - 1935), Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta (1935 - 1944), Dom Adalberto Accioli Sobral (1947 - 1951), Dom José de Medeiros Delgado (1951 a 1963), Dom João José da Mota e Albuquerque (1964 - 1984), Dom Paulo Eduardo Andrade Ponte (1984 - 2005), Dom José Belisário da Silva - O.F.M. (2005 - 2021) e Dom Gilberto Pastana de Oliveira (atual), além de bispos auxiliares.

Arquidiocese de São Luís exerce grandes influências sociais, ultrapassando os muros da Igreja e da fé, concretizando a sua missão pastoral em áreas como a educação, comunicação e assistência aos pobres.

Necessidades Especiais

Você sabia que, segundo o IBGE, a macrorregião da Cidade Operária é a segunda maior concentração de pessoas com deficiência na capital maranhense? E que a região Nordeste registra os maiores níveis para todas as deficiências?

Prestadora de consultas médicas e exames de imagens em Presidente Dutra e São Luís, o iMedical firmou parceria inédita com o Centro Educacional e Social São José Operário (Cesjo), na Cidade Operária, em São Luís.

A empresa vem garantindo mobilidade a pessoas com deficiência ou necessidades especiais.

Por meio do projeto social ‘Oficina de Manutenção de Cadeira de Rodas’, do Cesjo, o iMedical garante a reposição de peças novas para a revitalização das cadeiras.

Academia Ludovicense

A Academia Ludovicense de Letras realizou ontem duas reuniões no Palácio Cristo Rei.

A primeira reunião foi para a eleição da diretoria que regerá os destinos da entidade no período de 2022 a 2023.

Ficou assim constituída: Jucey Santos de Santana (Presidente), Roberto Franklin (Vice), João Francisco Batalha (Secretário Geral), Ceres Costa Fernandes (Primeira Secretária), Álvaro Urubatan Melo (Segundo Secretário), Irandi Leite (Primeiro Tesoureiro), e Clores Holanda (Segundo Tesoureiro).

A segunda reunião foi para eleger o novo ocupante da Cadeira número 4 do sodalicio, o advogado, jornalista, escritor e cronista Alexandre Maia Lago.

Após mais de 100 dias de espera

Finalmente, após 100 dias de espera, o plenário do Senado aprovou o nome de André Mendonça para ocupar a vaga no Supremo Tribunal Federal gerada pela aposentadoria de Marco Aurélio Mello.

Na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde ocorreu sabatina que durou cerca de oito horas, o ex-ministro da Justiça e ex-advogado-geral da União obteve 18 votos contra nove. Ele precisava da aprovação de, no mínimo, 14 dos 27 integrantes do colegiado.

Mendonça é pastor na Igreja Presbiteriana Esperança, de Brasília. Quando foi indicado em julho por Jair Bolsonaro para a vaga no STF, o presidente declarou que estava cumprindo promessa de escolher um evangélico para ocupar cadeira na Corte.

Ao ser questionado, o futuro ministro do Supremo disse separar religião da atuação como magistrado, rejeitou a criminalização da política e criticou interferências do Judiciário nos outros poderes.

Turismo vive momento de euforia

O executivo hoteleiro Armando Ferreira, diretor do Rio Poty Hotel, diz que vivemos um momento de euforia. No que diz respeito ao turismo está tudo bem pertinho de outubro de 2019, o último ano sem pandemia.

Ele conta que o movimento aeroportuário está igual, o consumo de energia em crescente visível.

Segundo ele, isso é fruto de muito esforço do trade turístico, principalmente discutindo as normas de biossegurança e treinando, capacitando o pessoal.

Os sinais positivos da movimentação confirmam a tendência inicial, o turismo interno, já que viajar para o exterior pode ser problema, com o surgimento de uma nova cepa do Covid-19.

Para escrever na pedra:

“A impaciência é uma das faces da estupidez”. Do ex-deputado Ulysses Guimarães,

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.