(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Gramado recebe nova edição do Miss e Mister Brasil

E mais: Associação Comercial entrega Prêmio Empresa do Ano nesta quarta-feira e o Simpósio Direito Marítimo e Portuário realizado pela ESA / MA em parceria com a Comissão de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro.

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h33
Atuais Miss Brasil Juliana Malveira e Mister Brasil Antony Marquez
Atuais Miss Brasil Juliana Malveira e Mister Brasil Antony Marquez

A 89ª edição do Miss e Mister Brasil está confirmada no calendário cultural de Gramado, no Rio Grande do Sul. Entre os dias 23 e 29 de novembro, a tradicional cidade da serra gaúcha abraça modelos das 27 unidades federativas do Brasil que disputam o posto de mulher e homem mais belos do país.

Idealizado pela Michelasi Produções, o projeto reúne beleza, turismo, entretenimento e empreendedorismo. A programação contempla passeios turísticos pela cidade, onde os modelos poderão conhecer a riqueza cultural do segundo destino mais procurado por turistas no Brasil.

Sinal aberto

Os amantes do cinema e usuários da TVN que se preparem para curtir uma experiência de cinema, sem sair de casa. No período de 7 a 13 de dezembro, os seis canais do Telecine estarão com o sinal aberto por sete dias para os assinantes que não possuem esse pacote fazerem uma super degustação gratuitamente.

Fazem parte da programação disponível mais de dois mil filmes, com lançamentos inéditos no Brasil, conteúdos exclusivos, grandes produções e franquias de sucesso do cinema. Entre os destaques está "Os Croods 2: Uma Nova Era", um filme infantil que, na verdade, traz uma reflexão importante para todas as idades.

Jacira Haickel comanda o Blue Tree Hotel, premiado na categoria Grande Empresa
Jacira Haickel comanda o Blue Tree Hotel, premiado na categoria Grande Empresa

Empresa do Ano 2019

Nesta quarta-feira, na Associação Comercial do Maranhão (ACM), acontece a entrega oficial do Prêmio Empresa do Ano Ciclo 2019 (PEA 2019). O prêmio é dividido em três categorias Micro e Pequena Empresa, Média Empresa e Grande Empresa.

Foram requisitos para participar empresas que atuam no Maranhão com mais de cinco anos de atividade empresarial e que também pertencem ao quadro de sócios da ACM.

Empresa do Ano 2

A entrega dos prêmios do Ciclo 2019 acontece em 2021, pois, devido à pandemia da Covid-19, como forma de conter a transmissão do vírus, eventos de grande porte foram proibidos no ano passado em todo o Maranhão. Logo, a entidade empresarial não realizou a solenidade em 2020 e optou por entregar os troféus ao vencedores de 2019 neste ano.

Foram eleitas em votação direta pelos próprios associados da ACM, as empresas Blue Tree Towers São Luís (Grande Empresa que tem como diretora geral a empresária Jacira Haickel), Fonmart Tecnologia (Média Empresa) e Restaurante Feijão de Corda (Micro e Pequena Empresa).

----------------------------------------------------------------

Quebra de patente

“Novas variantes do coronavírus sublinham importância de ‘quebrar’ patentes das vacinas para que o acesso seja ampliado. Medida arrima-se na função social da propriedade intelectual”, disse o governador do Maranhão, Flávio Dino, na noite de domingo, 28, em suas redes sociais.

Para o chefe do Executivo estadual, é necessária a ampliação da imunização como parte da ‘função social’ desse tipo de propriedade intelectual. Na verdade, Dino segue um pensamento que desencadeou uma pressão mundial pela quebra de patentes das vacinas, principalmente após o aparecimento da mais uma variante do novo coronavírus, na África, onde apenas 6,6% da população tomaram vacina.

Mercados e variante

Na última sexta feira, os mercados internacionais derreteram com o crescimento dos números de casos da nova variante de Covid-19. O Ibovespa acompanhou a tendência internacional e fechou com forte queda de 3,39% aos 102.224 pontos. Na semana, teve baixa de 0,79% e no acumulado do ano pega uma surra de 14,11%, situação com origem no risco fiscal e político do país.

No cenário político, a expectativa é que, nesta terça feira, o Senado dê andamento à PEC dos Precatórios. Além disso, na semana, temos vários indicadores a serem divulgados, como a inflação do aluguel, índice de preços ao consumidor, nível de empregos formais, taxa de desemprego e os índices de gerentes de compras, além de do Produto Interno Bruto (PIB).

A grande preocupação dos mercados é com o nível de eficácia das vacinas nessa nova variante que, dependendo dele, a recuperação da economia global pode se tornar mais lenta.

----------------------------------------------------------------

Atualização de cadastro

A Prefeitura de São Luís prorrogou, até esta terça-feira (30), o prazo para atualização de dados do Cadastro Único (CadÚnico). Quem ainda não realizou as alterações, deve procurar um dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), de acordo com o bairro onde reside, das 8 às 17h.

Quem não fizer a atualização do cadastro, entre outras perdas, pode deixar de receber o Auxílio Brasil, além de outros benefícios sociais. A atualização cadastral deve acontecer de forma contínua para garantir a qualidade dos dados.

Palestrantes convidados José Clementino da Silva Júnior e o gerente do Porto São Luís, Thomaz Baker, com Najla Buhatem, responsável pelo IV Simpósio Direito Marítimo e Portuário, e o advogado e mediador do debate, Carlo Nina
Palestrantes convidados José Clementino da Silva Júnior e o gerente do Porto São Luís, Thomaz Baker, com Najla Buhatem, responsável pelo IV Simpósio Direito Marítimo e Portuário, e o advogado e mediador do debate, Carlo Nina

Foi realizado, no auditório da OAB-MA, o IV Simpósio Direito Marítimo e Portuário, sob a organização da ESA / MA em parceria com a Comissão de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro. O Simpósio reuniu, em dois dias de evento, os principais atores e os mais importantes projetos do setor portuário e marítimo do estado, entre os quais o TUP Porto São Luís, representado pelo gerente de Obras, Thomaz Baker.

O TUP Porto São Luís é considerado um dos maiores projetos de infraestrutura do Maranhão e do país em processo de implantação. O empreendimento desperta interesse e é grande a expectativa geral para o início da iniciativa, que vai alavancar a economia local com a geração de empregos diretos e indiretos, entre outros benefícios. Não por acaso, o TUP Porto São Luís tem como seu slogan e propósito de negócio colocar o Maranhão e o Brasil “Na Rota do Desenvolvimento”.

Na apresentação realizada por Thomaz Baker foi explicado os detalhes do empreendimento que, após recente reestruturação societária, passou a ter como acionista a COSAN, que vem a ser um dos maiores grupos empresariais brasileiros, com forte expertise em logística e gestão.

Os trabalhos seguem firme, com um cronograma de atividades de implantação e manutenção da infraestrutura, monitoramento ambiental, sistemas de controle, vigilância, entre outras ações desenvolvidas por equipes em São Luís e no escritório de São Paulo, além de diversas outras de cunho social que priorizam as áreas de entorno do porto, nos bairros do Cajueiro e Mãe Chica.

Indústria e Turismo

Parcerias que vislumbrem inserir cada vez mais o setor do Turismo no processo de desenvolvimento econômico e social do Maranhão. Essa foi a pauta da reunião entre o presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, na sexta-feira, 26, e o secretário municipal de Turismo de São Luís, Saulo Santos, na Casa da Indústria Albano Franco.

Na oportunidade, Saulo apresentou os resultados conquistados pela Secretaria nesses primeiros dez meses, no que tange à promoção do destino e capacitação de pessoas, além da campanha de pertencimento “Eu Amo São Luís”, criada pela secretaria.

O objetivo do encontro foi estreitar o relacionamento entre o órgão do município e a entidade empresarial, alinhando os objetivos da Fiema às ações que a Secretaria planeja realizar nos próximos anos, em prol do desenvolvimento do setor.

Trivial variado

A Vivo, em parceria com a Apple, acaba de lançar sua campanha para o novo iPhone 13 no Brasil. Com criação da VMLY&R, a campanha aposta no insight criativo que envolve a famosa relação do Zagallo com o número 13.

Em vídeos publicados nas maiores plataformas da internet, Zagallo faz referência ao número 13 mostrando a grandiosidade do novo iPhone em falas curtas como “O mais poderoso tem 13 letras” e até "iPhone é na Vivo tem 13 letras”.

São três filmetes onde o próprio Zagallo destaca as características mais importantes do novo iPhone: câmera, durabilidade e bateria.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.