(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH Revista: Sarney ganha medalha da Argentina

E mais: Alanna Batalha Pereira e Flávio Vinicius Araújo Costa casam-se em dezembro e a biografia de Antonio Brandão.

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h33
O Ministro Conselheiro Chefe da Chancelaria da Embaixada da Argentina no Brasil, Pablo Antonio De Angelis entregando a condecoração argentina para o ex-presidente José Sarney
O Ministro Conselheiro Chefe da Chancelaria da Embaixada da Argentina no Brasil, Pablo Antonio De Angelis entregando a condecoração argentina para o ex-presidente José Sarney

Instituído em 2018 com o objetivo de “dar forma e visibilidade à importância das relações” entre os dois países, o Dia da Amizade Brasil-Argentina é comemorado no dia 30 de novembro, mas este ano, excepcionalmente, pelo fato de coincidir com um feriado na Argentina, a comemoração será no dia 1º de dezembro.A celebração do Dia da Amizade Argentino-Brasileira foi acordada pelos então presidentes da Argentina, Néstor Kirchner, e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, em 15 de março de 2004 na Ata de Copacabana, que ambos assinaram no Rio de Janeiro.

O ponto número 8 da Ata de Copacabana instituiu que a data será celebrada anualmente no dia 30 de novembro, em comemoração ao encontro mantido nesse dia, em 1985, entre os presidentes Raúl Alfonsín e José Sarney, na cidade brasileira de Foz de Iguaçu.

O representante do Governo da Argentina, Ministro Pablo De Angelis, cumprimentado Dona Marly Sarney
O representante do Governo da Argentina, Ministro Pablo De Angelis, cumprimentado Dona Marly Sarney

Este ano, o grande homenageado pela data é o ex-presidente José Sarney, que pelos cuidados com a pandemia do novo coronavírus não pôde confirmar presença em Buenos Aires, mas o presidente de Argentina, Alberto Fernández, enviou a São Luís o Ministro Conselheiro Pablo Antonio de Angelis, Chefe da Chancelaria da Embaixada da Argentina no Brasil, para vir a esta Capital com o objetivo de entregar ao ex-chefe da Nação brasileira, a Medalha René Favaloro, criada para celebrar a memória do grande cientista criador da técnica do bypass, ou seja, o pioneiro de usar a veia safena em intervenções coronárias

O Ministro Pablo de Angelis fez uma bonita saudação ao ex-presidente Sarney em nome do governo argentino e ouviu deste um belo discurso de agradecimento em que realçou as ações do seu governo para acabar com a rivalidade então existente entre brasileiros e argentinos. A cerimônia foi realizada na residência dos Sarney, no Edifício Murano, na Ponta d´Areia, com a presença de Dona Marly Sarney, que foi saudada pelo diplomata lembrando que no dia 4 de dezembro ela comemora 90 anos de idade, mais a filha e ex-governadora Roseana Sarney, o ex-governador e ex-senador João Alberto, desembargadores, intelectuais e empresários amigos do homenageado.

A entrega da Medalha foi comemorada com um brinde de espumante brasileiro.

O belo casal Alanna Batalha Pereira e Flávio Vinícius Araújo Costa estão de casamento marcado para o dia 18 de dezembro
O belo casal Alanna Batalha Pereira e Flávio Vinícius Araújo Costa estão de casamento marcado para o dia 18 de dezembro

CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA DESTE FIM DE SEMANA NA ÍNTEGRA

Casamento no Palazzo

Estão circulando os bonitos convites para o casamento de Alanna Batalha Pereira e Flávio Vinicius Araújo Costa, a ser realizado no dia 18 de dezembro, às 19h, na Catedral Metropolitana de São Luís, a bicentenária Igreja da Sé.

São pais noiva, Manoel Antonio Pereira e Ana Maria Silva Batalha Pereira, e pais do noivo, José da Vitória Prado Costa Junior e Maria do Socorro Araújo.

Após a cerimônia religiosa os convidados serão recepcionados com uma grande festa no belíssimo Palazzo Eventos, no Araçagy.

Capa do livro Biografia do autor pelo autor, de Antonio Augusto Ribeiro Brandão, que foi meu professor da cadeira de Economia na Escola de Administração Pública do Estado, hoje pertencente à UEMA
Capa do livro Biografia do autor pelo autor, de Antonio Augusto Ribeiro Brandão, que foi meu professor da cadeira de Economia na Escola de Administração Pública do Estado, hoje pertencente à UEMA

Caxiense Antonio Brandão lança Biografia

Prefaciada pelo escritor e jornalista Edmilson Sanches, com um belo texto em que evidencia os bem vividos 87 anos do escritor nascido em Caxias-MA, acaba de ser lançada, virtualmente, a Biografia do autor pelo autor, do prof. e intelectual maranhense Antonio Augusto Ribeiro Brandão.

Autor de quatro livros lançados no Brasil e no exterior, as obras de Brandão integram o acervo de reconhecidas instituições culturais do Brasil, da França, da Espanha, de Portugal e dos Estados Unidos.

A Biografia do autor pelo autor é fruto da memória do autor e tem sequência cronológica e está sendo comercializada pela Livraria AMEI.

O lançamento presencial, só será feito, com noite de autógrafos, quando passar os perigos de contágio da Covid-19.

Hora da verdade

Se não ocorrer nenhuma mudança de percurso, o governador Flávio Dino deve anunciar nesta segunda-feira o nome de Carlos Brandão como o pré-candidato do Palácio dos Leões à sucessão estadual em 2022.

O anúncio não será nenhuma surpresa no meio político, já que Dino tem elevado a aposta no nome de Brandão em várias reuniões pelo interior.

Resta saber como vai se comportar, de agora em diante, o grupo liderado pelo senador Weverton Rocha.

Núcleo duro

Weverton Rocha tentou de todas as formas ser o nome escolhido por Dino para sucedê-lo em 2022.

Mas houve muita resistência ao pedetista dentro do chamado “núcleo duro” que atua no Palácio dos Leões.

Alguns aliados do governador avaliam que, pelo histórico de pendências judiciais, Weverton não conseguiria sustentar uma eventual candidatura ao governo.

Lista de sucessores

Uma vez anunciado o nome de Brandão como pré-candidato de Dino ao governo, é natural que os aliados de Weverton comecem a deixar os cargos (e vultuosos contratos) que ocupam no governo.

Sobre isso não resta a menor dúvida, afinal o pedetista deve seguir com a sua toada de chegar ao Palácio dos Leões no ano que vem.

E, como consequência disso, já está circulando por aí uma lista enorme de pessoas credenciadas para ocupar postos estratégicos no governo, em substituição a aliados de Weverton, Eliziane Gama, Othelino Neto, André Fufuca, Juscelino Filho e Pedro Lucas Fernandes.

Incógnita

Paira no ar uma grande incógnita nesse jogo político que se costura com o eventual anúncio do nome de Brandão como pré-candidato do grupo de Flávio Dino.

Qual rumo vai tomar a senadora Eliziane Gama, já que até agora ela tem se comportado como a grande aliada de Weverton Rocha?

Esquecerá que foi eleita por Dino – com mais de 1,5 milhão de votos – quando em princípio de 2018 muitos achavam que ela já estava com a carreira política encerrada?

São questões que certamente estarão postas na mesa na segunda-feira.

Eleição do marido

A senadora Eliziane Gama tem estado muito empenhada em preparar o terreno para eleger o marido, Inácio Melo Neto, a uma vaga na Assembleia Legislativa no ano que vem.

Acontece que esse projeto de Eliziane tem provocado algumas cizânias para ela, tanto em família como no circuito da igreja Assembleia de Deus.

Analistas experimentados apontam um futuro político duvidoso para a senadora, tão logo ela conclua o mandato na Câmara Alta.

Camarão de fora?

A partir de segunda-feira, as articulações políticas vão girar em torno do nome que vai compor a chapa com Carlos Brandão.

Há muita especulação sobre quem seria o vice ideal, mas os mais sensatos defendem um representante da região tocantina.

Se prevalecer um nome de Imperatriz, por exemplo, fica de fora da chapa majoritária o secretário estadual de Educação, Felipe Camarão, atualmente filiado ao PT.

Prêmio Segurança Humana

Em solenidade na manhã de sexta-feira, 26, no Tribunal de Justiça do Pará, em Belém, o ministro Kássio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal, recebeu homenagem do Comitê Permanente da América Latina para Prevenção do Crime (Coplad), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Secretário-Geral do Coplad, Edmundo Oliveira, entregou ao ministro o Prêmio Segurança Humana, o primeiro a uma autoridade brasileira, por seu apoio à proposta de implantação no Brasil da Universidade Mundial de Segurança Humana, que deverá ter sede em Brasília e campus avançado na Amazônia.

O Ministro também foi homenageado pelo TJ do Pará com a comenda do Mérito Judiciário, no grau de Grão-Mestre.

Kássio Nunes Marques, que é piauiense, lembrou, na fala de agradecimento, de suas origens paraenses: seu pai nasceu na cidade de Bragança, onde ainda tem parentes.

Melhores casas de pasto

A edição do The World’s 100 Best Latin America 2021, a lista dos cem melhores restaurantes latinos deste ano, deixou bem na fita seis endereços brasileiros. O D.O.M, de Alex Atala, ocupa o terceiro lugar da lista.

A Casa de Porco, que este ano ficou no 17º lugar entre os 50 melhores do mundo e na edição latina de 2020 chegou em quarto, andou para trás: é 11º. O carioca Lasai, de Rafa Costa e Silva, chegou em 22º, o paulista Mocotó, de Rodrigo Oliveira, em 23º; o Oteque, de Alberto Landgraf, na média de votos ficou em 11º lugar.

A culinária peruana continua no topo das preferências no continente.

Piauí versus Ceará

O Exército brasileiro inicia no próximo ano trabalhos técnicos que vão decidir se pertence ao Ceará ou ao Piauí 13 municípios cearenses.

A disputa secular por limites territoriais ganhou contornos jurídicos em 2011, quando o Piauí recorreu ao STF para decidir o impasse. Relatório preliminar sobre a região favorece o Piauí.

Em 2014, o Supremo encerrou um litígio de 12 anos entre Piauí e Tocantins, decidindo pela incorporação ao território piauiense de 140 km quadrados de parte dos Cerrados.

Na guerra contra o Ceará, o Piauí usa um documento assinado por D. Pedro II em 1880 que inclui toda a região da Serra de Ibiapaba em seu território.

O voto de Roseana

Confirmada a intenção de disputar uma vaga à Câmara Federal, eleição tida como garantida, a ex-governadora Roseana Sarney terá, logo mais, que se posicionar em relação às eleições presidenciais.

Todos sabem de sua afinidade com o ex-presidente Lula, favorito nas pesquisas, que a visitou recentemente em São Luís. Mas Roseana comanda o diretório estadual do MDB. E o partido deverá escolher como candidata a senadora Simone Tebet, de Mato Grosso do Sul.

Se houver segundo turno, aí a conversa é outra.

Prêmio São Paulo

O mineiro Edimílson de Almeida Pereira conquistou o Prêmio São Paulo de Literatura, anunciado na terça-feira, na categoria Melhor Romance do Ano de 2020 com o livro “Front” (EditoraNós). Já em Melhor Romance de Estreia do Ano de 2020, a vencedora foi a gaúcha Morgana Kretzmann, autora do livro “Ao pó”(Patuá). Cada ganhador receberá R$ 200 mil.

Poeta, ficcionista, ensaísta, professor e pesquisador da cultura e da religiosidade afro-brasileiras, Edimilson narra em “Front” a trajetória de um homem nascido na miséria e que sobrevive do que encontra no lixo.

Já a atriz, roteirista e produtora cultural Morgana Kretzmann traz em “Ao pó” a história de vingança de uma mulher que foi abusada sexualmente na infância e leva o leitor a refletir sobre as mais dramáticas experiências da condição humana.

Chances remotas de Moro

A pergunta que não quer calar: o governo Moro seria viável ou não?

Outro dia pegamos carona no comentário de um experiente analista político segundo o qual a opção de governabilidade para Moro presidente não seria enfrentar o sistema, como fez na Lava-Jato, mas sim explodi-lo.

São remotas as chances de vitória de Sérgio Moro na eleição. Se ele fizer uma campanha correta, poderá ser percebido como o verdadeiro candidato antissistema. É odiado pelos partidos, botou políticos de várias siglas na cadeia, tem fortes resistências no STF e é abominado pelos bolsonaristas.

Mas é justamente por isso que não conseguiria governar. Se saísse vitorioso das urnas, o que raras pessoas acreditam, a primeira coisa que precisaria fazer seria negociar com o Congresso, onde seus amigos podem ser contados nos dedos de duas mãos.

PSDB e o fiasco das prévias

Ganha novos capítulos o fiasco das prévias do PSDB. A direção do partido examinou o programa do aplicativo desenvolvido pela RelataSoft, empresa que faz parte do projeto eleições do futuro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). E informou que os testes com a RelataSoft “não foram satisfatórios”.

O aplicativo foi rejeitado pelos tucanos. Foi chamada uma terceira fornecedora, a BEEVoter para testes.

O fiasco do PSDB está no fato de que o partido não conseguiu aplicar uma prévia envolvendo ao todo, 44,7 mil tucanos (cerca de 3% do 1,3 milhão de filiados) que se inscreveram para a votação.

Para complicar ainda mais o cenário tucano, o ministro Benedito Gonçalves, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), julgando mandado de segurança (MSCiv 0600665-26) determinou a abertura de prazo de dez dias para que o diretório nacional do PSDB preste esclarecimentos sobre as prévias partidárias que não aconteceram no último fim de semana para a escolha do candidato da legenda à Presidência da República.

Lição de amor

Uma história em que a ambição contrasta com a solidariedade. Ambientada no Rio de Janeiro, Cama de Gato, novela exibida pela Globo entre 2009 e 2010, chegou nesta semana ao Globoplay como parte de um projeto de resgate de clássicos da dramaturgia.

A trama gira em torno de Gustavo Brandão (Marcos Palmeira), um rapaz dedicado aos estudos e ao trabalho que acaba se tornando um empresário de sucesso. A ascensão financeira deixa Gustavo ambicioso, egoísta e arrogante, passando a ser temido por seus funcionários e distante de seus amigos e familiares.

Casado com a mimada Verônica (Paolla Oliveira), o empresário perde todo o patrimônio conquistado e descobre o amor sincero da faxineira Rose (Camila Pitanga). É ao lado dela que Gustavo vai reencontrar seus valores e sua felicidade.

Cheiro de casuísmo

Fica difícil levar o Brasil a sério quando se mudam leis exclusivamente pela conveniência política. É o caso da proposta de emenda constitucional (PEC) que reduz de 75 para 70 anos a idade para a aposentadoria compulsória de ministros dos tribunais superiores.

A idade máxima para permanência na carreira era de 70 anos, mas foi alterada em 2015 por motivação política travestida de argumentos técnicos.
Em 2015, o motivo para o aumento da idade era evitar que a então presidente Dilma Rousseff, recém-eleita para o segundo mandato e vivendo crise profunda de relacionamento com o Congresso, nomeasse os sucessores dos ministros do Supremo que completariam 70 anos até 2018. O argumento usado na época parecia legítimo: com o aumento da expectativa de vida, seria razoável dar mais cinco anos aos ministros dos tribunais superiores.
Falou-se até em economia de recursos públicos, como se essa fosse uma preocupação dos deputados e senadores.

Cheiro de casuísmo...2

Estendendo a permanência dos ministros, o país não teria de pagar um aposentado e um na ativa. Dilma foi derrubada e Michel Temer só nomeou um ministro – Alexandre de Moraes – porque Teori Zavascki morreu em um acidente de avião em Paraty.

Coube ao presidente Jair Bolsonaro indicar dois ministros, mas ele quer mais. Como o jabuti na árvore foi colocado pela deputada Bia Kicis (PSL-DF), bolsonarista fanática, ficou escancarado que estava a serviço do presidente.

Caso seja aprovada a mudança, valendo para os atuais ministros, Rosa Weber e Ricardo Lewandowski teriam de se aposentar.
Embora a proposta tenha sido aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse que não pretende colocá-la em votação.

Aliás, o presidente da Câmara decidiu dar prioridade a outra medida relacionada à Corte e criou comissão especial para analisar uma PEC que amplia de 65 para 70 anos a idade máxima para nomeação nos tribunais.

Nos bastidores, a ação é vista como manobra para possibilitar que magistrados com boa interlocução com o centrão possam ser escolhidos para futuras vagas no Supremo.

TRIVIAL VARIADO

Pesquisa de fim de ano que está sendo divulgada essa semana, revela que mais de 50% dos maranhenses que pretendem comprar presentes de Natal afirmaram que tiveram sua renda reduzida durante a pandemia. Apesar disso, quase 30% pretendem gastar mais ou muito mais do que em 2021.

Em vez de feriado, apenas um dia nacional em homenagem a Santa Dulce dos Pobres, a santa brasileira canonizada em 2019 pelo Papa Francisco. Foi o que decidiu comissão do senado que analisava projeto já aprovado na Câmara criando o feriado.

Realizada com sucesso, a 3ª Feira de Música de Imperatriz, encerrada na última sexta-feira, reuniu virtualmente a nata dos artistas e compositores da região. E comprovou o potencial artístico da cidade.

Neste sábado quem recebe em grande estilo, a partir das 17h, para comemorar seus 40 anosb de idade é Rafaela Albuquerque. A balada, com a presença de convidados de vários estados, será no Mezzanino do Edificio Two Towes, na Península da Ponta d´Areia.

A Assembleia Legislativa do Estado homenageia, na próxima quarta-feira, com a outorga da Medalha João do Vale, o também pedreirense José Cirilo Teixeira Filho, famoso colunista e apresentador de TV Zé Cirilo.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.