(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Fernando Sarney no Uruguai para final da Libertadores

Leia também: almoço para o ministro conselheiro Pablo Antonio De Angelis no Alameda Trinta e os novos equipamentos adquiridos pelo Laboratório Lacmar.

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h33
Fernando Sarney com Luis Alberto Aparicio Alejandro Lacalle Pou
Fernando Sarney com Luis Alberto Aparicio Alejandro Lacalle Pou

Diretor da Conmebol, vice-presidente da CBF e membro do Conselho Superior da FIFA, o maranhense Fernando Sarney está no Uruguai para assistir, amanhã, no Estádio Centenário de Montevidéu, a final da Taça Libertadores da América disputada pelos times brasileiros Flamengo e Palmeiras. Na foto, Fernando com o presidente do Uruguai, o jovem Luis Alberto Aparicio Alejandro Lacalle Pou (48 anos)

Lição de amor

Uma história em que a ambição contrasta com a solidariedade. Ambientada no Rio de Janeiro, Cama de Gato, novela exibida pela Globo entre 2009 e 2010, chegou nesta semana ao Globoplay como parte de um projeto de resgate de clássicos da dramaturgia.

A trama gira em torno de Gustavo Brandão (Marcos Palmeira), um rapaz dedicado aos estudos e ao trabalho que acaba se tornando um empresário de sucesso. A ascensão financeira deixa Gustavo ambicioso, egoísta e arrogante, passando a ser temido por seus funcionários e distante de seus amigos e familiares.

Casado com a mimada Verônica (Paolla Oliveira), o empresário perde todo o patrimônio conquistado e descobre o amor sincero da faxineira Rose (Camila Pitanga). É ao lado dela que Gustavo vai reencontrar seus valores e sua felicidade.

SL Shopping sorteia carro

Vai de vento em popa a promoção do São Luís Shopping que, em comemoração ao seu aniversário de 22 anos, realiza, até amanhã, o Festival Harmoniza, recheado de pratos gourmet saborosos criados por chefs renomados da cidade, música boa e Stella Artosis.

Na compra de um prato de R$ 29,90 idealizado para o evento, é oferecido uma Stella de graça. E mais: o shopping prossegue com a campanha “É mais Natal do que nunca no São Luís Shopping”, que oferece neste mês cupom dobrado – a cada R$ 300,00 de compra – para concorrer ao sorteio de um carro Novo Creta 0 Km.

Mulheres foram homenageadas

Na manhã de ontem, foi realizada a sessão solene para a entrega do Título de ‘Cidadã Maranhense’ à engenheira agrônoma Gisela Regina Introvini, no Plenário Nagib Haickel, da Assembleia Legislativa do Estado, cuja homenagem foi proposta pelo deputado Fábio Braga (Solidariedade).

Natural de Ponta Grossa (PR), Gisela Introvini reside em Balsas (MA) e presta relevantes serviços à população maranhense. Técnica em Agropecuária e Engenharia Agrônoma, ela promove o desenvolvimento sustentável por meio de trabalhos que proporcionam visibilidade e valorização territorial aos estados do Maranhão e Piauí e é a atual presidente da Associação das Mulheres do Agronegócio da Região do Matopiba.

Na mesma sessão, a médica e professora maranhense Filomena Regina Barbosa Gomes Galas, uma das fundadoras do Instituto Florence e atual coordenadora da UTI Cirúrgica e da UTI de Anestesiologia do Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, foi homenageada com a Medalha Manuel Beckman, numa iniciativa da deputada Helena Dualibe.

Filomena Galas também já foi coordenadora da UTI do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, bem como da UTI Cardiológica do Hospital Sírio Libanês.

Almoço no Bistrô Alameda Trinta
Almoço no Bistrô Alameda Trinta

Almoço no Bistrô Alameda Trinta

Após fazer a entrega da Medalha René Favaloro ao ex-presidente José Sarney, em nome do presidente da Argentina, Alberto Fernández, como parte das comemorações alusivas ao Dia da Amizade Brasil-Argentina, que transcorre no próximo dia 30, mas que este ano será festejado no de 1º de dezembro, o Ministro Conselheiro Pablo Antonio De Angelis, Chefe da Chancelaria da Embaixada da Argentina no Brasil, foi homenageado com almoço no Bistrô Alameda Trinta, onde saboreou algumas delicias da melhor culinária maranhense, em releituras do competente Chef Warwick Trinta, que após o almoço foi à mesa receber os aplausos do ex-governador João Alberto, do homenageado Ministro Pablo, deste Repórter PH, dos empresários Nilson Ferraz e Cristiano Barroso Fernandes, e do assessor especial do ex-presidente Sarney, Amauri César Picolo

Show de Verão da Mangueira

Um dos mais festejados eventos do calendário pré-carnavalesco do Rio de Janeiro, o tradicional Show de Verão da Mangueira está de volta.

Em sua 18ª edição, reúne a maranhense Alcione, Chico Buarque, Leci Brandão, Pretinho da Serrinha, Teresa Cristina e Xande de Pilares, em duas noites no Vivo Rio: 15 e 16 de fevereiro.

O espetáculo tem ainda participação especial de Velha Guarda Musical da Mangueira, Marquinho Art´Samba e bateria da Mangueira.

O roteiro final ainda está sendo costurado e terá como inspiração o enredo do Carnaval de 2022, ‘Angenor, José e Laurindo’.

A Mangueira homenageará nada menos que três dos seus maiores baluartes: seu fundador, Cartola; seu intérprete maior, Jamelão; e o lendário mestre-sala Delegado.

Diretor do Laboratório Lacmar Vinícius Braid, que na próxima terça-feira, dia 30, inaugura, na nova sede da empresa, um dos mais modernos parques tecnológicos da área de diagnóstico do país
Diretor do Laboratório Lacmar Vinícius Braid, que na próxima terça-feira, dia 30, inaugura, na nova sede da empresa, um dos mais modernos parques tecnológicos da área de diagnóstico do país

Lacmar inaugura tecnologia de ponta

O Laboratório Lacmar, que já é um dos maiores do Maranhão em prestação de serviços, agora será também um dos mais modernos de todo o país em tecnologia e infraestrutura, com processos totalmente automatizados, desde a entrada da amostra até o seu processamento e entrega de resultados ao paciente.

Graças aos pesados investimentos feitos pelo acionista, leia-se o Grupo Mercúrio do empresário Paulo Braid, o Lacmar, sob o comando do diretor Vinícius Braid, ampliou e equipou o seu parque tecnológico com o que há de mais avançado, transformando o novo Núcleo Técnico Operacional/NTO do Lacmar em um dos mais avançados do Brasil, em igualdade com os melhores laboratórios de SP por exemplo.

O novo parque tecnológico do Laboratório Lacmar é composto por equipamentos de última geração, de marcas premium como Roche, BD e Wiener Lab, que trazem o que há de mais avançando em tecnologia embarcada na área de medicina diagnóstica.

DE RELANCE

Bolsonaro vai mesmo para o PL

O presidente Jair Bolsonaro conseguiu resolver o impasse em São Paulo, onde considerava imprescindível ter candidatos ao governo e ao Senado alinhados com o projeto da candidatura nacional. O PL cedeu, abandonou João Dória e vai aceitar a pré-candidatura do ministro Tarcísio de Freitas (da Infraestrutura) ao governo de São Paulo e o ex-titular do Meio Ambiente Ricardo Salles para o Senado. Esse e outros impasses foram resolvidos e Bolsonaro acertou com o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, a filiação à legenda 22 na próxima terça-feira (30), às 10h30min, em Brasília.

Aeronautas em greve

Um fato novo que preocupa: a decisão anunciada pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas de que pilotos e comissários de voo entrarão em greve na primeira hora de segunda-feira (29), por tempo indeterminado e em todo o País, conforme decidido em assembleia realizada na quarta-feira. A paralisação será de 50% dos tripulantes por dia, enquanto os outros 50% permanecerão em serviço. O Sindicato atribui a decisão à “intransigência das companhias aéreas nas negociações para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho [CCT]”.

Secretários de Saúde temem o Carnaval

O temor de uma nova onda de Covid-19, mesmo com altos índices de vacinação contra a doença, faz com que os secretários estaduais de saúde reprovem em unanimidade a realização do Carnaval em 2022. “Entre os secretários, ninguém concorda com o Carnaval”, diz o presidente do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula. A preocupação é que mesmo que o cenário da pandemia da Covid-19 esteja melhor que o de meses anteriores, as aglomerações gerem uma nova onda de contaminações. Por isso, em capitais como Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e São Luís, a realização de eventos ainda é incerta e depende da evolução da pandemia. Carlos Lula ressaltou, que existem outras razões para que os eventos sejam realizados, como, por exemplo, a pressão de profissionais da cultura.

Foliões à beira de um ataque de nervos

A propósito: a indústria do Carnaval maranhense, ou mais especificamente o de São Luís, está à beira de um ataque de nervos, quer porque quer uma definição sobre a festa, marcada para de 24 de fevereiro a 1º março, e as autoridades batem pé firme: o momento ainda é de incerteza, não dá. Ou melhor, se marcarem a festa à revelia do governo, a PM não vai. O motivo é que há mais de 60 dias os números negativos, novos casos e óbitos não baixam. E para completar, na Europa, países como Alemanha e Rússia já chamam abertamente o ressurgimento da Covid com força de 4ª onda.

Ciro Nogueira, o dono do PP

Ciro Nogueira, presidente nacional do PP, virou alvo de alguns políticos como símbolo de desvio de conduta, apesar das críticas serem frutos de atos legais. Ele se reelegeu senador em 2018, aos 43 anos, em aliança com o governador Wellington Dias, do PT. Tem como suplente D. Eliane Nogueira Lima, 72 anos, a mãe. Agora, ele virou ministro da Casa Civil e ela assumiu o Senado. Nesse cenário, ele que não é candidato ano que vem, fica ministro até o fim e a mãe senadora. E parece que gostou. Tudo fez para Bolsonaro se filiar ao partido, não emplacou, agora briga pela vice oferecendo a sigla ao deputado federal do Rio Grande do Norte, ministro das Comunicações, que é do PSD.

Esses moços geniais

O compositor Lupicínio Rodrigues foi nomeado patrono da Música Popular Brasileira (MPB). O projeto de lei é do senador Lasier Martins. A aprovação ocorreu ontem no Senado. O texto acolheu uma emenda do senador Carlos Portinho (PL-RJ) para também conferir o título a Alfredo da Rocha Vianna Filho, o Pixinguinha. Nascido em Porto Alegre, Lupicínio é uma das figuras mais interessantes da música brasileira. Reconhecido pela composição de canções melancólicas como Se Acaso Você Chegasse, Nervos de Aço e Vingança, Lupi também é o compositor do hino do Grêmio de Porto Alegre.

Vencedores do Prêmio Jabuti

A cerimônia de entrega do 63º Prêmio Jabuti, realizada de forma virtual ontem à noite, não contemplou nenhum autor maranhense. Já o Rio Grande do Sul, em diferentes categorias, foi o mais contemplado. Jeferson Tenório, nascido no Rio de Janeiro, mas radicado em Porto Alegre, levou o título de melhor romance literário do último ano com O Avesso da Pele (Companhia das Letras). Os gaúchos Natalia Borges Polesso, Samir Machado de Machado e Luisa Geisler, ao lado de Marcelo Ferroni, conquistaram a categoria de melhor romance de entretenimento com Corpos Secos (Alfaguara). Angélica Kalil, radicada em São Paulo, ganhou a categoria de melhor livro juvenil junto de Amma (Mariamma Fonseca) com o livro Amigas que se encontraram na história (Quintal Edições).

Para escrever na pedra:

“Lamentavelmente, os bons hábitos são muito mais fáceis de serem abandonados do que os maus”. De W. Somerset Maugham

TRIVIAL VARIADO

Hoje é o Dia Internacional do Homem. Pelo visto, não dá Ibope. Só tem alguns médicos recomendando cuidados com a saúde masculina.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.