(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Leonardo Falcão e Júlia Brandão casam em Barra Grande

E mais: Semana do Teatro no Maranhão será em dezembro e a medalha concedida ao Pão de Açúcar, uma das mais emblemáticas atrações do mundo.

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h33
Os noivos Leonardo Falcão e Júlia Brandão
Os noivos Leonardo Falcão e Júlia Brandão

Leonardo Freitas Falcão e Júlia Brandão casaram recentemente, durante uma linda cerimônia cujo cenário foi um resort na região praiana de Barra Grande, no Piauí

Prêmio Darcy Ribeiro

O Museu da Gastronomia Maranhense, equipamento cultural da Prefeitura de São Luís ligado à Secretaria Municipal de Turismo, foi um dos vencedores da oitava edição do Prêmio Darcy Ribeiro, organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus, com o projeto ‘Acessibilidade Universal e Tecnologia no Museu da Gastronomia Maranhense’. A iniciativa foi escolhida por destacar a inclusão aliada aos meios tecnológicos.

O prêmio Darcy Ribeiro consiste no reconhecimento de práticas e ações de educação em museus e, nesta edição, foram contempladas iniciativas realizadas durante o período de isolamento social imposto pela pandemia, num processo de diálogo entre o museu e a sociedade.

Ao todo, foram distribuídos dez prêmios de R$ 10 mil. O valor recebido pelos museus escolhidos deve ser empregado exclusivamente em ações e projetos educacionais dos equipamentos, seja para continuidade da ação premiada, seja em novas práticas e ações de educação museal.

Em Foz do Iguaçu

A Prefeitura de São Luís participará do Festival das Cataratas, que ocorrerá em Foz do Iguaçu (PR), de 1º a 3 de dezembro. Na oportunidade, serão apresentados a empresas e profissionais do turismo, os atrativos da capital maranhense.

Durante a feira, a Setur São Luís vai destacar as potencialidades locais e capacitar os agentes de viagens e operadores de turismo com o objetivo de aumentar as vendas do destino no Brasil.

As participações nestes espaços têm dado resultado: segundo os boletins mensais da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), São Luís teve crescimento nas vendas consecutivamente nos meses de setembro e outubro.

Equipe de robótica

A VLI (companhia de soluções logística que integra ferrovias, portos e terminais) recebeu, em Imperatriz, no dia 12 deste mês, alunos da equipe de robótica do Sesi para conhecer o processo de logística da empresa. A visita é parte de um complemento dos estudos do Projeto de Inovação do Torneio Sesi de Robótica, que tem como temática, na temporada de 2021/2022, Cargo Connect.

Ou seja, as equipes são desafiadas a criar soluções para melhorar o transporte de produtor. Nesse sentido, além de saber sobre a logística, os alunos também mapearam possíveis problemas do processo para serem analisadas no projeto da equipe.

Os alunos e a professora técnica de Robótica, Conceição Oliveira, foram recebidos pelo supervisor interino de Vagões e componentes, Kenedy Carreiro, que apresentou toda a estrutura da VLI, os processos de manutenção de locomotivas e dos vagões.

Teatro Arthur Azevedo internamente
Teatro Arthur Azevedo internamente

Semana do Teatro

Com o objetivo de fortalecer vínculos, promover a cultura e fomentar a troca de conhecimentos e experiências entre artistas, será realizada a XVI Semana do Teatro no Maranhão, entre os dias 13 e 19 de dezembro, no Teatro Artur Azevedo e em outros espaços de cultura do estado.

Para dar um esquenta antes da Semana, será promovida uma prévia do espetáculo, nesta quinta e sexta-feira, com apresentações e oficinas no Teatro.

A programação da prévia está vasta e cheia de talentos, alegria e diversidade. Hoje, às 21h, tem o espetáculo Casa de Abelha do Grupo Tápias do Rio de Janeiro. Amanhã, será a vez do espetáculo 'O Crivo do Ateliê do Gesto', inspirado na obra 'Primeiras Estórias', do escritor João Rosa, um dos mais revolucionários da literatura brasileira.

Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro
Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro

Medalha para o Bondinho

Conhecido por ser uma das atrações mais emblemáticas do mundo, o Bondinho Pão de Açúcar recebeu a Medalha Tiradentes, honraria mais alta concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio, pelos trabalhos realizados em prol do turismo, cultura e meio ambiente ao longo dos seus 109 anos de funcionamento.

O Governo do Estado do Rio de Janeiro já concedeu a homenagem a nomes como o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho; o ambientalista Chico Mendes e o sambista Nelson Sargento. A medalha foi recebida pelas mãos de Sandro Fernandes, CEO do Bondinho Pão de Açúcar.

Medalha para o Bondinho 2

Bondinho Pão de Açúcar é o teleférico mais antigo do mundo em funcionamento, tendo sido o primeiro a inaugurar nas Américas e o terceiro no mundo a partir da visão inovadora do engenheiro Augusto Ramos.

É um dos pontos turísticos mais reconhecidos no mundo pelas vistas exuberantes da cidade do Rio de Janeiro e por ter contribuições relevantes para a cultura carioca com eventos históricos e para o meio ambiente, com trabalhos de preservação ambiental como a gestão dos resíduos sólidos oriundos da visitação e a conservação e recuperação, em uma parceria público privada, da pista Claudio Coutinho e da Trilha do Morro da Urca, que formam o Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca (MONA).

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.