(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

José Sarney recebe hoje a Medalha René Favaloro

E mais: Luís Augusto Guterres recebeu a medalha "Desembargador Antônio Rodrigues Velozzo" e a bailarina de dança do ventre Lulu Sabongi, da novela O Clone, desembarca em São Luís em dezembro

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h33
José Sarney recebendo Pelé no Palácio dos Leões
José Sarney recebendo Pelé no Palácio dos Leões

DO BAÚ de memórias desta coluna: acima, o então governador do Maranhão, José Sarney, recebendo, no Palácio dos Leões, o maior atleta de todos os tempos, Edson Arantes do Nascimento, o célebre Pelé

Dia da Amizade Brasil-Argentina

No dia 30 de novembro é comemorado o Dia da Amizade Brasil-Argentina, data instituída em 2018 com o objetivo de intenção de “dar forma e visibilidade à importância das relações” entre os dois países.

Os dois vizinhos têm juntos 63% da área total da América do Sul, 60% de sua população e 61% de seu PIB. O Brasil é o principal parceiro comercial da Argentina, e a Argentina é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil.

A celebração do Dia da Amizade Argentino-Brasileira foi acordada pelos então presidentes da Argentina, Néstor Kirchner, e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, em 15 de março de 2004 na Ata de Copacabana, que ambos assinaram no Rio de Janeiro.

O ponto número 8 da Ata de Copacabana instituiu que a data será celebrada anualmente no dia 30 de novembro, em comemoração ao encontro mantido neste dia em 1985 entre os presidentes Raúl Alfonsín e José Sarney, na cidade brasileira de Foz de Iguaçu.

Medalha para José Sarney

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, decidiu, em meio à pandemia do coronavírus, homenagear a figura do médico argentino René Favaloro, criador da técnica do bypass, 21 anos depois de sua morte.

Além de destacar que o médico “entendia a saúde como um direito de todos e trabalhou para que atingisse a todos”, mandou cunhar a Medalha René Favaloro, com a qual o governo argentino vai condecorar personalidades dos dois países.

Pioneiro de usar a veia safena em intervenções coronárias, René Favaloro, segundo Alberto Fernández, era um homem enorme, filho da educação pública, que entendia a saúde como um direito de todos e trabalhava para que ela chegasse a todos. “Vinte e um anos após sua partida, seu legado de honestidade, solidariedade e humanismo deve nos guiar para construir uma sociedade melhor”.

Na manhã de hoje, já como parte das comemorações alusivas ao Dia da Amizade Brasil-Argentina, virá a São Luís um ministro conselheiro da Embaixada Argentina no Brasil, fazer a entrega da Medalha René Favaloro ao ex-Presidente José Sarney.

A entrega da condecoração será às 12 horas, na residência do homenageado, na Ponta d´Areia.

O advogado e escritor Luís Augusto Guterres, sendo condecorado pelo Des. Jorge Rachid com a medalha “Des. Antônio Rodrigues Velozzo” na sede do TJMA.
O advogado e escritor Luís Augusto Guterres, sendo condecorado pelo Des. Jorge Rachid com a medalha “Des. Antônio Rodrigues Velozzo” na sede do TJMA.

Uma vida dedicada à advocacia

O advogado maranhense Luis Augusto Guterres, escritor e membro ativo da Academia Maranhense de Letras Jurídicas (Cadeira No. 15), Conselheiro Federal e Estadual da OAB-MA em vários mandatos, recebeu do Tribunal de Justiça do Maranhão a honrosa medalha “Desembargador Antônio Rodrigues Velozzo” na última sexta-feira.

A condecoração vem reconhecer uma vida dedicada à prática da justiça através da advocacia, com mais de 40 anos de serviços.

O nome de Luís Augusto Guterres foi indicado pelo Des. Jorge Rachid Mubárack Maluf e aprovado por unanimidade pela corte do TJMA.

Agradecimento de Guterres

Para Guterres, essa homenagem é motivo de orgulho, mas acima de tudo, de muita humildade e responsabilidade: “Agradeço aos nobres desembargadores da corte do TJ que aprovaram meu nome com unanimidade e em especial ao Des. Jorge Rachid pela indicação. Sinto que essa distinção é um reconhecimento a toda uma vida que dediquei à arte de advogar, sempre acreditando na democratização do Direito, e que a Justiça é a base para uma sociedade mais digna e mais plena. Seguirei minha carreira ainda mais motivado ao receber essa medalha, que para mim é símbolo de retidão e responsabilidade”, declarou o homenageado.

Mesmo exercendo há 44 anos a advocacia de forma dedicada, Luís Augusto Guterres ainda conserva a paixão pelo Direito com a mesma intensidade e interesse que tinha quando frequentava os bancos da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Maranhão.

SL Shopping sorteia carro

Em comemoração ao seu aniversário de 22 anos, o São Luís Shopping realiza, até o dia 28 deste mês, o Festival Harmoniza, recheado de pratos gourmet saborosos criados por chefs renomados da cidade, música boa e Stella Artosis.

Na compra de um prato de R$ 29,90 idealizado para o evento, é oferecido uma Stella de graça.

E mais: o shopping prossegue com a campanha “É mais Natal do que nunca no São Luís Shopping”, que oferece neste mês cupom dobrado – a cada R$ 300,00 de compra – para concorrer ao sorteio de um carro Novo Creta 0 Km.

Canteiro-escola para recuperar casarões

Os artistas? Futuros pedreiros e pintores em sua arte de construir, revestir e dar vida e cores aos ambientes.

Os quadros? Os casarões do Centro Histórico de São Luís, Patrimônio Cultural da Humanidade.

Essa é a proposta do programa Canteiro-Escola: qualificar maranhenses nas profissões de Pedreiro de Revestimento e Pintor de Obras Imobiliárias para aturem na recuperação e conservação de bens culturais protegidos por lei.

A primeira tela a ser pintada será o Mercado das Tulhas, que terá sua fachada externa restaurada pelos 36 alunos selecionados para as primeiras turmas do programa, que teve sua aula inaugural realizada ontem, na sede do canteiro, na Rua Portugal.

Parceria público-privada

O Canteiro-Escola, lançado na manhã de ontem, é fruto da parceria público-privada entre a Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), as entidades do Sistema Fiema – Sesi, Senai, Sinduscon-MA e Sebrae.

Os primeiros cursos estão sendo ministrados pelo Senai, com conteúdo diferenciado, voltados à conservação de prédios históricos.

O evento contou com a participação do presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, do prefeito de São Luís, Eduardo Braide.

Bailarina Lulu Sabongi participará de evento em São Luís em dezembro
Bailarina Lulu Sabongi participará de evento em São Luís em dezembro

QUEM VEM a São Luís, em dezembro, para um evento, dia 4 de dezembro, no restaurante Beiruth, é a bailarina de dança do ventre Lulu Sabongi, que ficou conhecida por sua participação na novela O Clone, da Rede Globo. Lulu já dançou em vários países do mundo, também ministrando aulas. Ela não tem medo de ousar. Veste roupas com cortes modernos, desde decotes até boás. Já usou desde o básico trio top-saia-cinturão até as roupas mais leves e com poucos bordados. Explora fusões, ao mesmo tempo em que elabora coreografias em homenagem aos nomes mais tradicionais do gênero

DE RELANCE

Cimar e novo estatuto

O Centro das Indústrias do Maranhão – CIMAR, está convocando todos os associados para a Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada no dia 26, às 16 hs, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão – Fiema, sob o comando do presidente da diretoria provisória da entidade, Luiz Fernando Renner. Na pauta principal, a aprovação do novo Estatuto Social da entidade, com alterações principalmente na composição da diretoria, mandatos e abrangência econômica.

Livros selecionados

Cinco livros infantojuvenis em língua portuguesa são selecionados para catálogo internacional; três são brasileiros. Explico: a Biblioteca Internacional da Juventude, sediada em Munique, na Alemanha, lançou a mais nova edição do seu catálogo com os melhores livros para a infância e juventude, publicados em vários países e em diversas línguas. A todos eles, é atribuído o selo de recomendação “White Ravens”, um dos mais importantes do mercado editorial mundial.

Livros selecionados...2

Este ano foram escolhidos 200 títulos de 54 países, entre os quais três obras brasileiras: “Eu sou a monstra”, de Hilda Hilst e Ixchel Estrada (Companhia das Letrinhas), “Mapinguari”, de André Miranda e Gabriel Goes (FTD), e “Peças de um dominó”, escrito por Pedro Tavares (Edições SM). Outros dois livros de língua portuguesa compõem o catálogo: “Noa”, da escritora e tradutora Susana Cardoso Ferreira (Oficina do Livro), e “Para que serve?”, do autor José Maria Vieira Mendes (Planeta Tangerina), ambos de Portugal.

Primeiro EP de Núbia

Uma das grandes revelações do reggae maranhense da última década, a cantora e compositora Núbia lançou o primeiro EP de sua carreira no último dia 20, Dia da Consciência Negra. Com seis anos de trajetória nos palcos e músicas de protesto bem tocadas nas rádios maranhenses, o lançamento do primeiro álbum de Núbia é um marco importante para a artista, que ganha cada vez mais espaço Brasil afora.

Músicas do EP de Núbia

Neste primeiro álbum, Núbia apostou em trazer a organicidade do palco para o estúdio dando maior ênfase aos instrumentos e incluindo elementos de sopro e percussão. Os lançamentos ficam por conta das músicas Undefined Love e Peso da Ilha, single que dá nome ao projeto. Os hits Voo de Renúncia, O Mito e Bomber Man, lançados em versão eletrônica anteriormente, são apresentados neste EP com nova roupagem, refletindo os grooves do palco.

Para escrever na pedra:

“Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que com frequência poderíamos ganhar por simples medo de arriscar”. De William Shakespeare.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.