(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH Revista: Carlos Guterres sabe viver a vida intensamente

E mais: a luxuosa festa para Alice Sekeff do Lago e a paraibana que completou 100 anos de idade.

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h33
Carlos Guterres era o próprio rosto da felicidade ao lado de Maria Dejane na comemoração dos seus bem-vividos 83 anos
Carlos Guterres era o próprio rosto da felicidade ao lado de Maria Dejane na comemoração dos seus bem-vividos 83 anos

Veterano político maranhense, vitorioso em muitos embates eleitorais, o ex-deputado estadual Carlos Guterres continua irradiando alegria e vitalidade em mais de oito décadas de vida. Casado pela segunda vez, revela-se um homem apaixonado e feliz. E com esse espírito celebrou sua nova idade na bela e acolhedora casa onde reside há muitos anos no Araçagy. Música romântica, a melhor bebida e quitutes deliciosos marcaram a recepção com toques de simplicidade e de muito carinho, por conta dos filhos, netos e bisnetos do aniversariante que se viu cercado de uma multidão de amigos.

CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

Divisor de águas

Tudo leva a crer que o governador Flávio Dino vai anunciar, ainda este mês, o nome do pré-candidato do Palácio dos Leões ao governo estadual nas eleições de 2022. E anotem essa data, porque ela vai ser uma espécie de divisor de águas no cenário político do Maranhão: 29 de novembro. Ou seja, nesse dia, Flávio Dino deve dizer ao Maranhão aquilo que muita gente já sabe: que o seu candidato, de fato, é o vice-governador Carlos Brandão.

Evitando o racha

Com esse anúncio, Flávio Dino põe fim a uma série de especulações que há mais de um ano rodeiam os bastidores da política maranhense. É claro que esse anúncio abre também uma possibilidade enorme de racha no grupo político que ungiu Dino ao poder em 2014. Antecipadamente, o governador tenta, de todas as maneiras, conter a sangria que deve ocorrer no grupo por essa opção declarada a Brandão.

Racha de Rocha

O racha no grupo político de Flávio Dino – é bom que se frise – não está começando agora, como os mais incautos acreditam. As desavenças já existem desde o início da primeira gestão de Dino, ainda no primeiro semestre de 2015. Ali já houve a ruptura nas relações entre o governador e o senador Roberto Rocha.

Escolha de Sofia

A grande dúvida no meio político agora é sobre o futuro das relações entre Flávio Dino e o PDT, controlado no Maranhão pelo senador Weverton Rocha. Weverton queria a todo custo ser o candidato do Palácio dos Leões ao governo estadual em 2022. Agora oficialmente preterido, é de se esperar que Weverton retire o PDT da base de apoio do governo Flávio Dino.

Cargos e sinecuras

Retirar o PDT da base de Dino pode, a princípio, parecer uma equação simples, mas no fundo é também um jogo de xadrez. Isso porque, a um ano da eleição de 2022, os caciques mais experientes do partido entendem que seria uma precipitação romper com o Palácio dos Leões agora. Afinal, deixar a base do governo significa entregar postos de chefia importantes na administração, como a Secretaria de Desenvolvimento Social e diretoria do Detran – só para citar alguns –, além de abrir mão de robustos contratos e de centenas e centenas de cargos e sinecuras.

pela cake designer Adriana José Helias mandando bem uma valsa moderna com a filha Aline Sekeff
pela cake designer Adriana José Helias mandando bem uma valsa moderna com a filha Aline Sekeff

BALADA DE LUXO para celebrar os 15 anos da bonita Alice Sekeff do Lago

Tradicional sonho de muitas jovens, as festas de debutante em São Luís estão ganhando versões “superluxo” nesse período de pós-pandemia e já competem com os casamentos nos quesitos pompa, requinte e esplendor. As famílias que celebram os 15 anos de suas filhas não se abalam diante de detalhes que fazem parte de uma superprodução para homenagear as adolescentes. Alice Seckeff, que festejou seus 15 anos no último sábado, com uma linda festa no Palazzo, a melhor casa de eventos desta Capital, fez três trocas de roupas. Houve show da super agitada banda Guto Ximenes, música lounge do DJ Sérgio Murilo e o melhor da música eletrônica, incluindo aí a batida do funk de ostentação, a cargo do Top DJ Sérgio Balata, cuja performance levou os adolescentes a momentos de êxtase.

Reunidos ao lado do bolo de aniversário, a debutante com os pais Marília Ferreira Nogueira do Lago e José Helias Sekeff do Lago e o irmão José Helias Filho
Reunidos ao lado do bolo de aniversário, a debutante com os pais Marília Ferreira Nogueira do Lago e José Helias Sekeff do Lago e o irmão José Helias Filho

Para celebrar Saramago

Uma extensa e cuidadosa programação para celebrar o centenário de nascimento de José Saramago ocorrerá até 16 de novembro de 2022, a data oficial. Presidente da Fundação José Saramago e viúva do escritor, a jornalista Pilar del Río conta que o Brasil vai ter um papel importante nas comemorações, incluindo instituições como o Museu da Língua Portuguesa, a Biblioteca Mário de Andrade e o Sesc, além da própria editora Companhia das Letras. – A resposta que recebemos das organizações brasileiras dedicadas à cultura não poderia ser mais positiva – afirma Pilar.

Presença cativa

O maranhense e exservidor do Banco da Amazônia, Carlos Alberto Frazão, que mora no Rio de Janeiro, já mandou avisar ao senador Mauro Fecury que desembarca em São Luís na primeira semana de dezembro. Presença cativa na Festa dos Amigos, que, este ano, se realizará no dia 11 de dezembro, ele será uma das atrações do evento, como cantor e dançarino. Pagodeiro famoso de Copacabana e amigo de Zeca Pagodinho, Frazão deve apresentar na Festa dos Amigos um repertório musical mesclado e devidamente ajustado ao espírito de confraternização que Mauro Fecury impõe ao evento. Certamente vai dividir os holofotes com o famoso cantor Altemar Dutra Júnior, cuja presença está confirmadíssima, mais uma vez, na tradicional festa que acontece todos os anos na Universidade Ceuma.

O Repórter PH com a centenária Dona Stela Medeiros
O Repórter PH com a centenária Dona Stela Medeiros

UMA ANTIGA AMIZADE

A presença em São Luís de Dona Stela Medeiros, paraibana que completou 100 anos de idade este ano, durante mais de meio século residiu em minha cidade natal, Presidente Dutra, e há vários mora com algumas filhas em Brasília, motivou um encontro fraterno em nossa residência, quando ela e três de suas filhas foram homenageadas com um almoço de comidas maranhenses em nome de uma antiga e fraterna amizade.

Ana Beatriz Parente, Rõmulo Matos, Paulino Pereira e Mercedes Matos
Ana Beatriz Parente, Rõmulo Matos, Paulino Pereira e Mercedes Matos

Ana Beatriz Parente acompanhada do seu namorado Romulo Matos, Diretor do UP Vestibulares e do Colégio Literato junto com os seus pais Paulino Pereira, Presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Maranhão e eleito no último dia 17, em Brasília, presidente da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen) com a sua esposa Mercedes Matos Pereira, Diretora do Colégio Literato

Paulino Pereira na presidência da Confenen

O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Maranhão, Paulino Delmar Pereira, à frente do Sinepe-MA pelo terceiro mandato consecutivo e com mais de 30 anos dedicados à atividade sindical foi escolhido para comandar também a maior e mais importante entidade representativa das instituições de ensino particular do Brasil, a Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino, Confenen.

Eleito por aclamação, Paulino Delmar foi reconhecido pela sua contribuição ao ensino particular no país.

Som e propósito

O Festival BR135 está de volta em novembro, cheio de som e o propósito de ativar o mercado da música com a qualidade de sempre e de forma solidária. O BRzin Instrumental será realizado neste domingo, na Escadaria da Rua do Giz, em dobradinha com a feirinha criativa no Casarão Entrenós; e o BR135 será no próximo sábado, 27, no Convento das Mercês. Dentre as atrações confirmadas para o Instrumental estão Samambaia Trio, Isaías Alves Quarteto e Sulfúrica Billi. E no BR do dia 27: Boi de Maracanã, Enme, Criola Beat e a banda paraense Os Amantes.

Festival Baddest

Ampla e diversificada programação movimenta a cidade neste sábado. Trata-se do II Festival Baddest Afrontamento, que acontecerá de forma gratuita no Centro Histórico. O festival reúne cultura, economia criativa e diversidade, com shows, performances, entrevistas, debates e ferramentas de mentoria para impulsionar a inserção de negros, mulheres, população LGBTQI+s e artistas de rua no mercado.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.