(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Jantar homenageia o ministro Reynaldo Soares da Fonseca

E mais: José Sarney ganha imagem de Santa Dulce dos Pobres e a vitória de Kaio Saraiva na OAB-MA.

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h33
O Ministro Reynaldo Soares da Fonseca com os “imortais” da AML
O Ministro Reynaldo Soares da Fonseca com os “imortais” da AML

Com um jantar que contou com a presença do ex-presidente José Sarney, que é decano da Academia Maranhense de Letras, o jovem Gabriel Amorim e Amanda homenagearam o Ministro Reynaldo Soares da Fonseca, único maranhense nos quadros do Superior Tribunal de Justiça, que veio a São Luís especialmente para tomar posse nuna cadeira da Casa de Antonio Lobo. O encontro reuniu vários membros da Academia, vistos na foto com o homenageado

Baldez é o único maranhense em Dubai

Em Dubai, o presidente da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez das Neves, único representante do Maranhão na maior missão empresarial prospectiva ao mundo árabe, capitaneada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), participa de uma intensa programação, que inclui rodadas de prospecção de negócios, networking empresarial, visitas técnicas e de busca de oportunidades de investimentos em Dubai para as empresas brasileiras.

Com foco em estreitar relacionamento entre o Maranhão e os Emirados Árabes, Baldez cumpre vasta agenda, e junto ao presidente da CNI, Robson Andrade, participou do Invest in Brazil Fórum, evento organizado em Dubai, pela Apex-Brasil, para apresentar o país e mostrar as potencialidades de negócios para investidores estrangeiros.

Durante o evento, o presidente da CNI disse apostar no crescimento e no fortalecimento da indústria para o Brasil voltar a ter uma economia próspera.

Mais de 320 representantes de 230 indústrias e instituições brasileiras integram a missão empresarial, que encerra nesta sexta-feira.

Festival de Curtas Cine Carimã

Segue a todo vapor a programação do Festejo 2021, evento em comemoração ao aniversário de atuação do Pontão de Cultura, composto pelo Instituto Maranhão Sustentável (IMAS), em seu 10º ano de existência, junto ao Casa d’Arte Centro de Cultura, que completa 7 anos.

Ainda em novembro, será realizada a primeira edição do Festival de Curtas Cine Carimã – que está com inscrições abertas até sábado.

O festival de cinema será realizado no dia 27 de novembro, com uma premiação presencial no Casa d’Arte, em Raposa, com exibição especial no dia 29 de novembro, no Viva Raposa. O resultado dos selecionados será divulgado nas redes sociais do Centro Cultural, no próximo dia 24.

As inscrições podem ser feitas em três categorias: em Filmes de Bolso de moradores da Raposa, com duração de até 5 minutos; em Filmes de Bolso de outros municípios maranhenses, também de até cinco minutos; e Curtas Maranhenses, de até 10 minutos de duração.

José Sarney com a imagem da santa
José Sarney com a imagem da santa

O ex-presidente José Sarney ganhou esta semana um presente que o emocionou bastante: uma imagem de Santa Dulce dos Pobres, trazida pelo vereador André Jardins, de Presidente Dutra. Sarney foi grande amiga da santa nascida na Bahia

Visita de bispo

Na manhã da última quarta-feira, o bispo do município de Carolina, Dom Francisco Lima Soares, acompanhado dos deputados Marco Aurélio e Rildo Amaral, fez uma visita de cortesia ao diretor de Comunicação da Assembleia, jornalista Edwin Jinkings, e ao diretor administrativo da Alema, Antino Noleto.

Dom Francisco enfatizou que a visita tinha como objetivo, entre outros, agradecer pelo programa ‘Assembleia em Ação’, que será realizado em Carolina, no dia 26 deste mês.

Marco Aurélio e Rildo Amaral são os autores do requerimento solicitando uma edição do evento naquele município.

Povos tradicionais

Representante das Nações Unidas, Jan Jarab estará em São Luís, nesta sexta-feira, reunido com comunidades e povos tradicionais do estado e com o defensor público federal Yuri Costa.

O encontro debaterá a situação da violência no campo causada, majoritariamente, por setores do agronegócio.

O evento acontecerá na Defensoria Pública do Maranhão, no Auditório da DPU, bairro Renascença, às 15h30.

Povos e comunidades tradicionais serão representados por seis pessoas: duas lideranças indígenas, duas quilombolas, uma camponesa do MST e uma quebradeira de coco.

Amazônia Legal e fruticultura

As empresas maranhenses e dos demais oito estados integrantes da Amazônia Legal com atuação no setor da fruticultura, têm até a próxima segunda-feira para se inscreverem gratuitamente para participar do Fruit Amazon Business Meeting, evento promovido pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado do Pará e que conta com o apoio do CIN da Fiema.

O Fruit Amazon Business Meeting é uma rodada internacional de negócios, que tem a proposta de conectar empresas de toda a região amazônica a compradores internacionais do setor da indústria da fruticultura.

A rodada internacional será em formato 100% on-line, e está sendo coordenada pelo CIN da Fiepa com colaboração de outros CINs da Amazônia Legal.

Kaio Saraiva entre as advogadas Lilianne Saraiva e Tatiana Costa
Kaio Saraiva entre as advogadas Lilianne Saraiva e Tatiana Costa

Kaio Saraiva e OAB/MA fazem história

Com uma gestão focada em resultados e melhorias para a advocacia e a comunidade em geral, o advogado, Kaio Saraiva, entra para a história da Ordem dos Advogados do Brasil como o primeiro presidente eleito para uma Seccional por meio de uma eleição virtual.

A OAB/MA foi a primeira no país a ter como ferramenta a votação pela internet desenvolvida pela Webvoto Tecnologia.

O processo foi seguro e democrático levando para cerca de 85,3% dos advogados maranhenses a depositaram seus votos por meio de computadores, smartphones e tablets. Destes, 68% utilizaram o certificado digital como forma de acesso ao ambiente virtual de voto. Os demais 32% não dispunham de certificado digital e compareceram nas unidades da OAB/MA distribuídas pelo Estado para colher os votos de maneira presencial.

“É uma ferramenta segura, auditável de democratização e inclusão dos advogados e advogadas no sistema eleitoral. Muitos puderam votar sem percorrer longas distâncias. É como seguiremos na gestão: sempre proporcionado melhorias para advocacia maranhense”, afirmou Kaio Saraiva, o presidente eleito.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.