(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Advogado Kaio Saraiva é eleito presidente da OAB-MA

Leia também: os médicos maranhenses que brilham no Ceará, o aniversário do empresário Emmanuel Márcio Barbosa e Ana Luiza Ferro eleita para a Academia Brasileira de Filosofia.

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h33
Kaio Saraiva comemora vitória na eleição da OAB-MA
Kaio Saraiva comemora vitória na eleição da OAB-MA

Kaio Saraiva vence eleição da OAB-MA

Kaio Saraiva é o novo presidente da OAB-MA. O resultado da eleição saiu agora há pouco. O advogado fez uma campanha propositiva, pautada no diálogo e na coletividade, de norte a sul do Estado.

Ele conquistou os votos dos advogados pela segurança do trabalho realizado junto à atual gestão de Thiago Diaz e pelas propostas factíveis em prol da advocacia maranhense. O candidato terá ao seu lado como vice a advogada Tatiana Costa, atual presidente da Comissão da Mulher e da Advogada.

Amaro Santana Leite e Ana Lúcia com Luiz Eduardo e Luiz Carlos Cantanhede Fernandes e Pedro Lucas Martins
Amaro Santana Leite e Ana Lúcia com Luiz Eduardo e Luiz Carlos Cantanhede Fernandes e Pedro Lucas Martins

NO FERIADO, um grupo animado no almoço do restaurante Cabana do Sol, na Ponta do Farol: Amaro Santana Leite e Ana Lúcia com Luiz Eduardo e Luiz Carlos Cantanhede Fernandes e Pedro Lucas Martins

Ana Luiza Ferro em nova Academia

A escritora maranhense Ana Luiza Almeida Ferro, membro das Academias Maranhense e Ludovicense de Letras, foi eleita para ocupar a Cadeira 13 na Academia Brasileira de Filosofia (ABF), sediada na Casa Histórica de Osório, imóvel tombado pelo Iphan, antes Museu do Exército, no Rio de Janeiro.

A cadeira é patroneada pelo filósofo e matemático caxiense Raimundo Teixeira Mendes, autor da bandeira nacional republicana.

A ABF foi fundada em 1989, tendo por objetivo estatutário a defesa, divulgação e conservação da memória da cultura filosófica brasileira, da memória de seus membros, dos mais destacados pensadores nas mais variadas áreas do pensamento, além da organização de eventos filosóficos nacionais e internacionais.

Atualmente, a ABF é presidida pelo professor e historiador Edgard Leite Ferreira Neto e reúne, em seu quadro de membros titulares, intelectuais da estirpe de Carlos Nejar, Nélida Piñon, Jorge Trindade, Jean-Yves Béziau, Merval Pereira, Ives Gandra, Sérgio Paulo Rouanet, Luis Fux, Cândido Mendes, Guilherme Medici (vice-presidente), dentre outros.

Serviços de streaming

Com a pandemia, a receita da grande maioria dos negócios caiu significativamente. Não foi o caso da Netflix. Com o lockdown ocorrendo em grande parte do país, uma das poucas opções de lazer no confinamento das casas era assistir a filmes e séries via streaming. Isso fez com que a receita da Netflix tivesse um forte crescimento, num valor de mais de 47% no último ano.

É o que revela um estudo realizado pela plataforma de desconto CupomValido.com.br, que compilou dados da Statista e JustWatch sobre os serviços de streaming.

Os brasileiros estão em segundo lugar entre os que mais utilizam serviços de streaming no mundo, somente atrás dos Estados Unidos. Em seguida, ficam Reino Unido e Alemanha, em terceiro e quarto lugar, respectivamente.

Helder Moreno Filho e Thais Buhatem
Helder Moreno Filho e Thais Buhatem

CASAL com DNA maranhense brilha na sociedade cearense: os médicos Helder Moreno Filho (cearense) e Thais Buhatem Moreno (maranhense, filha do cardiologista José Benedito Buhatem e Ana Elvira)

Marrom, O Musical

Eis uma boa oportunidade para artistas e produtores culturais maranhenses que sonham em ter uma carreira em grandes produções teatrais.

Atualmente em fase avançada de produção, o espetáculo “Marrom, o Musical” vai ofertar dois cursos gratuitos em São Luís.

Trata-se do Curso de Teatro Musical, que será ministrado pelo ator, diretor e dramaturgo Miguel Falabella e pelo músico, maestro e professor de canto Guilherme Terra.

Marrom, O Musical...2

O palco para a realização do curso será o Teatro Arthur Azevedo, entre os meses de janeiro e fevereiro de 2022. E as aulas, com duração de 15 dias, serão gratuitas e para apenas 40 artistas residentes no Maranhão, que assim terão uma ótima oportunidade de vivenciar um pouco da realidade de uma sala de ensaios de uma grande produção de teatro musical.

Quatro artistas (2 homens e 2 mulheres) que mais se destacarem no Curso de Teatro Musical sairão com um contrato para compor o elenco de estreia de “Marrom, O Musical”, que tem texto e direção de Miguel Falabella, e estreia em agosto de 2022, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.

Tem mais: a Oficina de Produção Cultural será ministrada pelo ator e produtor Jô Santana, idealizador da Trilogia do Samba, da qual faz parte o espetáculo “Marrom, o Musical”, e Renato Araújo, produtor com vasta experiência no mercado.

O EMPRESÁRIO Emmanuel Márcio Barbosa está em festa hoje, comemorando sua nova idade ao lado da esposa Francisca. À noite, recebe en-petit-comité para celebrar a data

Queixam-se os deputados

Deputados de todos os partidos batem na mesma tecla: a campanha de 2022 já começou, pelo menos no que diz respeito ao peditório do eleitorado.

Uma deputada estadual se disse indignada com um eleitor que ela nunca viu na vida e pediu-lhe R$ 500. Deu uma enrolada diplomática, mas...

– Engolir sapo já virou iguaria. É só treinar.

Outro deputado vai na mesma pisada:

– Já estou caminhando para o meu terceiro mandato e nunca vi isso. Mal a eleição acabou e a próxima já começou.

Há quem carimbe ainda que a questão é nacional e que a queixa é generalizada.

Ou seja, é o Brasil involuindo ou efeito pandemia?

"Mundos" de Paolo Ravley

Depois de um intenso cronograma de lançamentos audiovisuais, Paolo Ravley finalmente entrega seu primeiro e aguardado álbum “Mundos”. Guiado por 13 faixas, projeto mistura riffs de guitarras típicas do Nordeste, sintetizadores, percussões reais e orgânicas, além de uma boa programação rítmica. O disco será lançado no próximo dia 25 de novembro.

Nas letras, o tom é inteiramente pessoal, cheio de nuances e traços distintos da própria personalidade e história do artista. Apresentado pela Elemess, sob licença exclusiva de AmpliCriativa, “Mundos” é para quem gosta de ícones como Duda Beat, Jaloo, Davi Sabbag e Madonna. Essas inspirações são, sim, reflexos da origem brasileira somada com a vivência na cena européia, mais especificamente com os selos Serial Records, Scorpio Music e Armada Music.

A produção musical é do próprio Paolo Ravley – considerado uma das grandes promessas da cena pop e lgbtqia+ – em parceria com Bruno Bona da SoundDesign (SP). Na banda base, Ricardo Braga (percussionista) André “Dreg” Araújo (guitarras), Thiago Leal (baixo) e Ico dos Anjos (programação)

DE RELANCE

Música, maestro

Com este título, o caderno de cultura do jornal The New York Times publicou, ontem, matéria assinada pela editora Elda Cantú, que precisamos de música: o êxtase de dançar em uma discoteca, o êxtase de ouvir um coro em uma velha igreja, a comunhão coletiva de assistir a um concerto massivo. Agora que as restrições à pandemia estão diminuindo e mais pessoas são vacinadas, a música está recuperando seu caráter comunitário, o que alguns chamam de efervescência coletiva e que Adam Grant descreveu em uma coluna recente: “É uma sensação de sintonia quando dançamos juntos com estranhos em uma pista de dança, quando colegas de trabalho discutem ideias, quando primos estão em um serviço religioso ou quando companheiros de equipe estão no campo de jogo. E durante essa pandemia, esse sentimento se destacou por sua ausência em nossas vidas”.

Música, maestro... 2

A impaciência para revivê-la nem sempre tem um final feliz. Há algumas semanas, em Houston, durante o show do rapper Travis Scott, o entusiasmo saiu do controle e deixou um saldo de dez mortos, incluindo menores. Uma crônica do show coleta os depoimentos de alguns participantes e da equipe de emergência, incluindo o de uma pessoa que disse que o chefe da polícia de Houston visitou o cantor antes da apresentação e “Ele transmitiu sua preocupação com a energia da multidão”. A música tem a capacidade de aproximar as pessoas com consequências imprevisíveis.

Senac e Tecnologia da Informação

O Senac está lançando, em novembro, o Programa Senac de Educação Profissional 4.0, um projeto que vai oferecer cursos na área de Tecnologia da Informação (TI), com o objetivo de promover o aperfeiçoamento e a requalificação de profissionais, e a formação inicial de jovens em ocupações do segmento de comércio de bens, serviços e turismo, impactadas pelas transformações tecnológicas dos últimos tempos. Ao todo, estão sendo disponibilizados cinco cursos de qualificação e aperfeiçoamento, que serão realizados presencialmente na unidade do Senac em São Luís, localizada na Rua do Passeio (Centro). As inscrições podem ser feitas de forma presencial, direto na unidade, e on-line, pelo site do Senac Maranhão (www.ma.senac.br), na aba cursos.

A quarta onda de Covid na Áustria

A Áustria deu início a um confinamento imposto a não vacinados, segundo o qual as pessoas afetadas pela medida não poderão deixar suas casas, exceto para fazer compras, praticar atividades físicas ou receber atendimento médico. O confinamento vale para todos nesta situação a partir dos 12 anos. Controles não anunciados são realizados e o governo avaliará os resultados das restrições em um prazo de 10 dias.

A quarta onda na Alemanha

Enquanto isso, a Alemanha estaria se preparando para voltar ao regime de trabalho em home office (medida que havia sido suprimida em julho), segundo projeto de lei pelo qual empresas serão obrigadas a oferecer a opção de teletrabalho se não houver uma “razão laboral imperativa” para comparecer ao emprego. Além disso, as pessoas que trabalharão presencialmente deverão comprovar que estão imunizadas ou que testaram negativo para o coronavírus. As medidas, que despontam em meio à piora dos índices da pandemia nesses países servem de exemplo para o mundo e devem forçar autoridades brasileiras a repensar o afrouxamento de restrições e incentivar a imunização.

Liberdade individual

A propósito, faço coro com o colunista Tulio Milman quando afirma que pessoas têm total direito a não se vacinar, mas precisam arcar com as consequências dessa decisão. Uma delas é ficar confinado em casa, para não agredir o direito individual e coletivo de quem optou pela imunização. É o que está acontecendo na Áustria, um país democrático e desenvolvido. Embora pareça radical, a medida é justificável do ponto de vista democrático: não há agentes do governo invadindo as casas com seringas nas mãos e fica nítida a intenção de preservar vidas, mesmo as de quem se nega a buscar a vacinação.

Liberdade individual...2

Tem mais: nesse grupo, se destaca uma grande divisão, seja na Áustria, no Brasil e ou no resto do mundo. Existem os que duvidam da ciência e agem movidos por convicção ideológica. E há os que têm medo. Seja da agulha ou de eventuais efeitos colaterais. É um erro tratar a todos de forma simplificada, como “negacionistas”. O medo é um sentimento legítimo, que não se combate com gritos e com acusações, mas sim com argumentos e com acolhimento.

Posse do Presidente da Confenen

O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Maranhão, Paulino Delmar Pereira, à frente do Sinepe-MA pelo terceiro mandato consecutivo e com mais de 30 anos dedicados à atividade sindical foi escolhido para comandar também a maior e mais importante entidade representativa das instituições de ensino particular do Brasil: a Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino, Confenen. Eleito por aclamação, Paulino Delmar foi reconhecido pela sua contribuição ao ensino particular no país. A solenidade de posse dos novos membros da Diretoria, Conselho Fiscal e demais órgãos acontecerá amanhã, quarta-feira, em Brasília.

Para escrever na pedra:

“O tempo é um tecido invisível em que se pode bordar tudo”. De Machado de Assis, grande romancista brasileiro.

TRIVIAL VARIADO

Para desespero da oposição e dos setores da esquerda que se aliaram ao vírus chinês, o Brasil ultrapassou os Estados Unidos no percentual de totalmente vacinados contra o vírus chinês.

Dados desta semana da plataforma Our World in Data, da Universidade de Oxford, mostra que 60,1 % dos brasileiros completaram seu esquema vacinal.

Nos Estados Unidos, esse total é de 58,8%. Isso significa 128 milhões de brasileiros totalmente vacinados e 194 milhões nos Estados Unidos.

Tome nota: hoje é o Dia Internacional da Tolerância.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.