(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Obras maranhenses na galeria de Ana Luiza Nascimento

E mais: Edilson Baldez das Neves nos Emirados Árabes e a posse de Camilla Ewerton no TRE/MA.

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h33
Repórter PH com Ana Luiza Nascimento
Repórter PH com Ana Luiza Nascimento

COM o Repórter PH, a marchand Ana Luiza Nascimento, dona da Galeria HUM, espaço de artes plásticas na Rua Nascimento de Moraes, 167, no São Francisco, que comercializa lindas obras de grandes artistas maranhenses como Fernando Mendonça, Péricles Rocha, Marçal Atayde, Mondego, Cosme Martins, entre muitos outros

Mulheres artesãs e feira de artesanato

Um grupo formado por mulheres artesãs realiza, na tarde do próximo sábado, a II Feira de Artesanato Meninas da Arte, na área aberta do Restaurante Sal da Terra, no Olho d'Água).

Ao longo de toda a história desse fazer manual, artístico e criativo, a II Feira Meninas da Arte coloca-se como uma importante ferramenta de ação para movimentar o mercado do artesão, o qual emprega os mais diferentes tipos de materiais e estilos, manifestando, de forma peculiar, as belezas de nosso Estado.

“Utiliza-se materiais nativos e, também, da vigência atual de sustentabilidade, tendo, assim, uma trajetória que traz em suas linhas o fato de romper barreiras e empregar o espírito empreendedor de cada uma das participantes”, destaca a coordenadora Ana Tereza.

Mulheres artesãs e feira...2

A ideia partiu da união de sete artesãs maranhenses, que após participarem de diversas feiras locais decidiram ser mais ousadas e criaram espaços como lojas e feiras reais e virtuais para promover a geração de renda do artesão e valorizar sua arte. Assim nasceu a primeira edição desse projeto, como forma de socorrer a difícil situação financeira que os artistas se encontravam, devido à pandemia de Covid-19.

Na primeira feira houve participação de artesãs com especialidade em diversas áreas. Nessa ocasião, a empresa Bossa Brasil firmou parceria com o evento, assim como o restaurante Sal da Terra, que cedeu o espaço e toda a estrutura para a realização do evento, nesse primeiro momento.

Esse grupo, inclusive, montou loja em sistema co-working no Shopping São Luís e Golden Shopping Calhau.

O presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, participa, a partir de amanhã, da Expo Dubai
O presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, participa, a partir de amanhã, da Expo Dubai

Baldez nos Emirados Árabes

O presidente da Federação das Indústrias do Estado Maranhão (Fiema), Edilson Baldez das Neves, participa da Expo Dubai, Missão Empresarial Prospectiva Brasil - Emirados Árabes Unidos, que ocorre de 11 a 20 de novembro.

O evento abrigará mais de 200 pavilhões de 192 países sob os pilares “Mobilidade, Sustentabilidade e Oportunidade”.

A missão empresarial é realizada pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com o apoio da Fiema.

Na programação estão previstos seminários técnicos, visitas guiadas ao pavilhão brasileiro na exposição, network empresarial, visitas técnicas às empresas e locais de referência nos Emirados.

Os Emirados Árabes Unidos são formados por sete emirados distintos, sendo eles: Dubai, Abu Dhabi, Ajman, Sharjah, Fujairah, Umm Al-Qaiwain e Ras Al-Khaimah.

Relação comercial

A relação bilateral de comércio exterior entre Brasil e Emirados Árabes Unidos é marcada por um superávit comercial histórico para o país.

Segundo a Comex Stat do Ministério da Economia brasileiro, no ano passado o Brasil exportou pouco mais de US$ 2 bilhões em bens e serviços para os Emirados, sendo que a importação foi de US$ 734 milhões no mesmo período.

A pauta exportadora do Brasil para os Emirados varia pouco ao longo dos anos, destacando-se produtos como carnes, pérolas e pedras preciosas, açúcares, combustíveis minerais e máquinas e equipamentos. A soma desses cinco capítulos (SH) corresponde a mais de 71% do total exportado pelo Brasil para os Emirados em 2020.

Miss Universo Teresa Santos
Miss Universo Teresa Santos

Véspera de feriado no Casarão

O Casarão Colonial, no Centro Histórico de São Luís, tem uma programação alto astral para o próximo domingo, véspera do feriado da Proclamação da República - 15 de Novembro. O espaço receberá o cantor Allyson Tavares, entre outros convidados, como o grupo Bicho Terra, as bandas Argumento e CDC e o DJ Arsênio Filho. Aliás, o Casarão prepara uma programação recheada de atrações musicais neste fim de ano, começando com a já anunciada para o dia 21 deste mês, tal seja, o grupo Quinteto S.A, que vem direto de Santa Catarina. A produção é da dupla formada por Mirella Castelo Branco e Ana Sousa Mota, mandachuvas do selo Salve Simpatia e hostesses do projeto que bomba aos domingos na Rua Afonso Pena. A programação vai sendo anunciada aos poucos. O Casarão abre sempre às 16h.

CLICK A nova Miss Universo Brasil foi conhecida pelo público ontem à noite. Quem venceu o concurso foi Teresa Santos (foto), do Ceará – ela vai representar o país no Miss Universo em dezembro, em Israel. O top 3 incluiu ainda Gabriela Lacerda, do Piauí, e Carol Valença, de Sergipe. Embora estivesse bem cotada, a modelo maranhense de Presidente Dutra, Juliana Costa, não conseguiu garantir uma vaga entre as 15 finalistas

Intenção de consumo

O índice de Intenção do Consumo das Famílias de São Luís (ICF) manteve a tendência de crescimento e encerrou o mês de outubro com 70,1 pontos, conforme demonstra o levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA).

Apesar de permanecer na zona de pessimismo (abaixo de 100 pontos), a melhora do indicador tem sido contínua e significativa, considerando a entrada no período das datas comemorativas de fim de ano e o arrefecimento da pandemia com o avanço da vacinação.

Em relação a setembro, o ICF teve variação positiva de +5,4%, incentivada principalmente pelas famílias com renda inferior a 10 salários-mínimos, à medida que percebem a reativação do mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, tem conseguido reduzir o peso das dívidas sobre a renda, conforme já apontou a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), também realizada mensalmente pela Fecomércio.

Camilla Rose Ewerton
Camilla Rose Ewerton

CAMILLA Rose Ewerton Ferro Ramos tomou posse como membro efetiva do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão

DE RELANCE

Posse na Justiça Eleitoral Maranhense

Com a posse, na última terça-feira, da advogada Camilla Rose Ewerton Ferro Ramos como membro efetiva do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, a Corte passa a ser composta, pela primeira vez, por 4 mulheres. A jurista Camila Ewerton se junta à corregedora, desembargadora Angela Salazar, à juíza Lavínia Macedo Coelho e à jurista Anna Graziella Neiva Costa. Camila assume a vaga aberta em razão do término do biênio do jurista Gustavo Araújo Vilas Boas ocorrido em maio de 2020.

Medalha Mérito Eleitoral

Logo após a sessão solene no gabinete da presidência do TRE-MA, o Conselho Tutelar da Medalha do Mérito Eleitoral do Maranhão concedeu à jurista Camilla Ramos a Medalha de Mérito Eleitoral “Ministro Arthur Quadros Collares Moreira”. Essa é uma distinção honorífica, em grau de comenda, oferecida pelo TRE-MA a pessoas físicas e entidades nacionais e internacionais, na classe de juristas, servidores e colaboradores por seus méritos e relevantes serviços prestados à justiça eleitoral.

Composição da Corte Eleitoral

A Corte Eleitoral do Maranhão está composta, agora, pelos desembargadores Joaquim Figueiredo (presidente) e Ângela Salazar (vice-presidente e corregedora); pelo juiz federal Ronaldo Desterro; pelos juízes de direito Lavínia Coelho e Cristiano Simas; e pelas juristas Anna Graziella Neiva Costa e Camilla Rose Ewerton Ferro Ramos. O procurador regional eleitoral é Hilton Araujo de Melo.

Ficha Limpa pode barrar Deltan

É muito forte o movimento dos opositores do ex-coordenador da Lava-Jato, o procurador Deltan Dallagnol, tentando impedi-lo de ingressar na disputa eleitoral de 2022. O projeto político de Dallagnol pode ser barrado pela Lei da Ficha Limpa que, na sua lei Complementar diz que membros do Ministério Público que possuem PADs (Processos Administrativos Disciplinares) incompletos e pedem exoneração, não podem se candidatar a cargos públicos.

Novo point gastronômico

Um novo centro de gastronomia, voltado para explorar os sabores e as tradições da culinária japonesa está fazendo o maior sucesso ao lado da Igreja São Luís Rei de França, no Calhau. Quem andou conferindo a novidade na última terça-feira foi o casal Ana Lúcia e Amaro Santana Leite. Em outra mesa, colocando as conversas em dia, Maria Adriana Sarney e Hugo Caminha com Márcia Paz e Ricardo Gonçalves.

Para causar impacto

Tudo o que você sabe sobre drogas está errado. A frase forte remete a uma afirmação de Carl Hart, neurocientista. E é para causar impacto. Ele está certo, o que sabemos sobre droga é contaminado por preconceitos. Saiu seu segundo livro no Brasil: Drogas para Adultos, Ed. Zahar. Mas duvido que a discussão que o livro propõe aconteça de forma realmente adulta.

A Independência, segundo Weintraub

O ex-ministro da Educação e atual diretor do Banco Mundial, Abraham Weintraub, expõe seu ponto de vista sobre a data de 15 de novembro, que marcou a proclamação da República e o fim da Monarquia no Brasil: “Faltam apenas poucos dias para ‘comemorarmos’ o dia da infâmia. O dia em que Deodoro da Fonseca traiu seus juramentos de lealdade ao imperador (feitos a cada promoção que recebeu) e tomou o poder ao som da Marselhesa. Seja você republicano, monarquista ou anarquista, reconhecer 15 de novembro como o dia da infâmia é admitir a verdade. Seja você cristão, de outra religião ou ateu, reconhecer Judas como um traidor é admitir a verdade. Precisamos fazer as pazes com nossa História!”.

Fim de ano na Faene

A Faculdade de Negócios Faene está em ritmo de encerramento do segundo semestre letivo. Esta semana, uma equipe da instituição cuida dos preparativos para a solenidade de colação de grau de turmas de graduação, que ocorrerá no mês de dezembro, especificamente as dos cursos de Administração e de Logística. Todo o processo é gerenciado pela coordenadora acadêmica Silvia Caldas. A Faene está localizada no bairro Angelim, atrás da concessionária Duvel.

Festa Flashtime

Na noite de 13 de novembro, às 21h, vai acontecer em São Luís a esperada festa Flashtime, com os DJs Giobanni Feghalli, Márcio Mochel, Júnior Ferrari e Augusto Júnior. O evento será realizado no Rei de França Buffet, situado na Avenida Rei de França, no bairro Turu. A programação inclui exposição de carros antigos e fliper. O projeto está completando 15 anos na agenda cultural de São Luís.

Para escrever na pedra:

“Nada na vida deve ser temido, somente compreendido. Agora é hora de compreender mais para temer menos”. De Marie Curie

TRIVIAL VARIADO

Depois de um fim de semana movimentado em Presidente Dutra, o vereador André Jardins veio participar de grandes articulações políticas em São Luís, já de olho nas eleições de 2022.

A morte do ex-governador goiano Iris Rezende causou grande comoção também em São Luís, onde ele possuía muitos amigos e admiradores.

Cida e José Aparecido Valadão botaram o pé no jato ontem e foram rever São Paulo, onde possuem compromisso social na sexta-feira: o casamento de filhos de amigos no belíssimo hotel Tivoli Mofarrej.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.