(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Presidente Dutra recebe caravana do PH nesta sexta

E mais: a noite cultural no município conta com o apoio de empresários.

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h33
Zazá Holanda em encontro com João Paulo II
Zazá Holanda em encontro com João Paulo II

UM REGISTRO histórico de fé cristã: o momento em que minha mãe, Dona Zazá Holanda, recebeu a hóstia sagrada, em outubro de 1991, das mãos do Papa João Paulo II, que em abril de 2014 foi canonizado pelo Papa Francisco como São João Paulo II

Hoje a festa é em Presidente Dutra

É hoje à noite a grande festa em minha cidade natal, Presidente Dutra, para o lançamento dos meus livros “Existencial de Agosto e outras viagens poéticas” e “Em busca de vultos perdidos”, além de minha biografia “PH – ícone e grife da sociedade”, do jornalista e escritor Thiago Bastos.

A noite de autógrafos começa às 18h, no auditório da Câmara Municipal da cidade, com a presença dos meus conterrâneos – alguns, amigos de infância – e convidados da região e de todo o país.

A promoção leva a assinatura do competente vereador André Jardins, que além de político vitorioso é um grande promotor de megaeventos.

Após a sessão de autógrafos, André Jardins e sua esposa Elly Araújo comandam uma recepção de gala, somente para convidados, no belíssimo Haras Priscilla, do criador Fernando Sá.

Para animar a noitada estão previstas várias atrações musicais da região dos Cocais. De São Luís vai o grupo completo Vamu di Samba, com o seu repertório internacional.

Sarney presente em P. Dutra

Escritores renomados, empresários, jornalistas, políticos com enorme força popular e outras figuras da vida maranhense confirmaram presença.

O ex-presidente e decano das Academias Brasileira e Maranhense de Letras José Sarney está evitando viagens mais longas. Mas estará presente com sua obra literária.

Num gesto que só nos envaidece, ele está enviando, autografados, alguns exemplares do livro que o homenageia pelos seus 90 anos, editado pela Academia Maranhense de Letras.

Origem da cidade de P. Dutra

Presidente Dutra, que passou a ser chamada oficialmente com este nome em 1948, registra um fato histórico que para mim é de grande relevância: a comemoração da escolha do novo nome em homenagem ao então presidente da República Eurico Gaspar Dutra, em 19 de maio de 1948, mesmo dia e ano em que nasceu este Repórter PH, que assim passou a ser o primeiro filho nascido no novo município.

Antes, o lugarejo que já havia sido emancipado era chamado de Curador e pertencia ao município de Barra do Corda.

O presidente Eurico Dutra doou para a cidade uma camionete Land Rover, que havia recebido de presente da coroa inglesa durante visita ao Reino Unido.

Momento de fé e emoção em P. Dutra

A cerimônia mais importante deste fim de semana em Presidente Dutra, pelo seu simbolismo de fé e devoção cristã, é a inauguração, pelo pároco da Paróquia São Sebastião, Padre Jandeilson Rodrigues de Alencar, da foto de Dona Zazá Holanda (mãe deste Repórter PH), registrada pelo fotógrafo oficial do Vaticano, no momento em que ela recebia a comunhão do hoje Santo Papa João Paulo II, durante a Missa Campal que ele celebrou no Aterro do Bacanga, em São Luís, no dia 14 de outubro de 1991.

A foto, devidamente emoldurada, será colocada em lugar de destaque na Casa Paroquial da Igreja Matriz de São Sebastião, durante cerimônia religiosa oficiada pelo Padre Jandeilson, na manhã deste sábado, às 9h.

Momento de fé e emoção...2

Dona Zazá Holanda, nascida em 21 de agosto de 2024, em Presidente Dutra, onde foi batizada e registrada com o nome de Maria Nazaré Gomes Cavalcante, era, coincidentemente, filha de um fazendeiro da região que tinha o mesmo nome do Santo Papa: João Paulo da Silva.

Com esse fato, a homenageada entrou para a história da cidade em que nasceu como a primeira e única filha de Presidente Dutra a viver a grande emoção de fé cristã: receber a hóstia da sagrada comunhão das mãos do Papa que anos depois seria santificado com o nome de São João Paulo II.

O fato se tornou tão marcante e significativo que o Padre Jandeilson Rodrigues de Alencar acolheu com a melhor boa vontade a doação que fizemos para a Casa Paroquial da Igreja Matriz de São Sebastião, de uma cópia, devidamente emoldurada, da foto que foi conseguida pela família da homenageada nos arquivos do Vaticano.

João Paulo II foi Papa de 1978 a 2005. E sua canonização, pelo atual Papa Francisco, deu-se no dia 27 de abril de 2014.

Apoio dos empresários para a noite cultural

Para que se tornasse possível a produção do evento dos lançamentos dos meus livros em Presidente Dutra, precisei do apoio de empresários de peso.

A começar pela TVN, que mais uma vez prestigia os eventos culturais com a marca do PH e estará presente na festa desta sexta-feira.

Outro grupo empresarial que se faz presente em apoio ao nosso evento é Gentil Negócios, parceira de muitos anos dos nossos eventos.

Também contamos com o apoio da Internacional Marítima, do Grupo FACAM, dos empresários Amaro Santana Leite, Alfredinho Duailibe, Juninho Luang, José Luís Maciel e José Augusto Murad Duailibe, entre outros.

A todos, o nosso mais sincero agradecimento.

André Jardins em visita a Mauro Fecury
André Jardins em visita a Mauro Fecury

ANDRÉ Jardins, que comanda a festa cultural em Presidente Dutra, sendo recebido pelo amigo Mauro Fecury (Grupo Ceuma), que esta semana está circulando na Europa com a esposa Ana Lúcia

Igreja de São Sebastião em Presidente Dutra
Igreja de São Sebastião em Presidente Dutra

ESTA é a Igreja Matriz de São Sebastião, onde fui batizado e recebi minha primeira comunhão nos anos 1950

 Obra da pintora piauiense Naza
Obra da pintora piauiense Naza

RELEITURA de um rosto marcado pela tragédia no Piauí, feita pela grande pintora piauiense Naza, radicada nos Estados Unidos

Amenizando o sofrimento de uma mãe

O dia 17 de novembro de 2021 marca os trinta anos da morte do garoto Enilson Carvalho, eternizado em várias versōes e técnicas pela artista plástica Naza, tanto no passado como no presente. A artista piauiense radicada nos Estados Unidos, recebeu uma tarefa única na História da Arte. A pedido da mãe de Enilson, criou três obras de arte inspiradas em seu próprio quadro, um retrato de Enilson que pintou a óleo há mais de 20 anos. Desta vez, as obras de arte seriam em releituras em sua nova técnica, criadas digitalmente e transferidas para tela. O sequestro e a morte trágica do adolescente chocaram Teresina nos anos 1990. A família planeja uma homenagem ao filho amado.

Cautela sobre a volta do velho normal

Embora o feriadão tenha deixado a sensação nos quatro cantos do Maranhão de que está tudo funcionando como antes, o deputado Othelino Netto, presidente da Assembleia, diz que vai esperar o cenário clarear mais para liberar o espaço.

Ou seja: não há como fugir, a pandemia ainda não acabou.

Como 2022, o último da presidência de Ottelino, é ano eleitoral, quando a Assembleia normalmente funciona pela metade, velho normal mesmo só em 2023, com atores novos, claro.

Lenita muda de idade

Sabe aquele tipo de pessoa que não tem idade? Para mulheres como Lenita Lago Bello o tempo não passa.

A bela escorpiana, que aniversaria nesta sexta-feira, tem a paz, a solidez física e mental dos nascidos em harmonia com a vida e com a humanidade

Para escrever na pedra:

“A amizade de um único ser humano inteligente é melhor do que a amizade de todos os insensatos”. De Demócrito.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.