(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Os Gentil inauguram sede de instituto no Rio Grande do Norte

E mais: os 95 anos de Cacilda Albuquerque e a foto histórica de Zazá Holanda com João Paulo II que será doada à Igreja de São Sebastião em Presidente Dutra. Leia o PH Revista completo no link.

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h33
Marluce e Antônio Gentil com o neto Filipi descerrando a fita inaugural da sede do Instituto Gentil
Marluce e Antônio Gentil com o neto Filipi descerrando a fita inaugural da sede do Instituto Gentil

Para comemorar os 25 anos de atuação do Grupo Gentil em benefício de crianças e jovens da cidade de Campo Grande, no Médio Oeste do Rio Grande do Norte, o Instituto Gentil inaugurou, dia 15 de outubro, a nova sede da instituição, marcando um novo tempo no exercício do “Conhecimento que transforma”.

O espaço propõe o estímulo ao conhecimento (leitura, música, informática, arte, etc), por meio da realização de cursos, oficinas, palestras e seminários no intuito de qualificar e oferecer melhores oportunidades às crianças e aos jovens da cidade. O Instituto acredita que transformar a vida de cada uma dessas pessoas é o primeiro passo para transformar toda uma comunidade

O novo prédio tem projeto doado pelo arquiteto Felipe Bezerra e a maquete pelo suíço Álvaro Negrello. Manteve a centenária fachada da casa onde morou Cleto Souza (falecido escrivão e poeta campo-grandense) e é composto por quatro pavimentos, incluindo um moderno auditório (preparado para realizar eventos presenciais e virtuais) e um solário descoberto no último piso para pequenos eventos.

Cazumbá Mundi

Está confirmada para o dia 20 de novembro, no Convento das Mercês, a abertura para convidados da exposição “Cazumbá Mundi”, do músico e artista plástico Betto Pereira.

A programação contempla um pocket-show de Betto e participação especial de César Nascimento, Zeca Baleiro, Emanuel Jesus e Zé Olhinho.

“Cazumbá Mundi”, que tem curadoria de Carlos Dimuro, ficará em cartaz para visitação pública de 23 a 28 de novembro, na Casa do Maranhão.

Reunidos em torno da aniversariante Cacilda Albuquerque, seus filhos Murilo, Fernando (com a esposa Rosário Saldanha) e Ana Lúcia (com o marido Amaro Santana Leite) e o neto Rafael
Reunidos em torno da aniversariante Cacilda Albuquerque, seus filhos Murilo, Fernando (com a esposa Rosário Saldanha) e Ana Lúcia (com o marido Amaro Santana Leite) e o neto Rafael

CHÁ ENTRE AMIGAS para festejar os 95 anos de Dona Cacilda Bernardes de Albuquerque

Ainda com os olhos voltados para a pandemia que ainda não foi embora totalmente, Dona Cacilda Bernardes de Albuquerque se muniu de todos os cuidados e abriu sua aconchegante casa, no Olho d´Agua, para comemorar, com uma tarde de chá e simpatia entre alguma de suas melhores amigas, seus bem vividos 95 anos.

E o fez cercada dos filhos Murilo, Fernando (com a esposa Rosário Saldanha) e Ana Lúcia (com o marido Amaro Santana Leite) e o neto Rafael. Na semana seguinte, a aniversariante foi homenageada com um delicioso almoço no Calhau, oferecido pelos amigos Melina e Luiz Carlos Cantanhede Fernandes, novamente com direito a bolo e sopro de velas e um animado grupo de parentes e amigos presentes.

A aniversariante Cacilda Albuquerque
A aniversariante Cacilda Albuquerque

---------------------------------------------

Posse na Academia

O ministro Reynaldo Soares da Fonseca, do Superior Tribunal de Justiça, já está distribuindo convites para sua posse na Cadeira 38 da Academia Maranhense de Letras.

O evento está marcado para o dia 18 de novembro, na sede da AML. Reynaldo Fonseca será recebido pelo acadêmico Alberto José Tavares Vieira da Silva.

Zazá Holanda em encontro histórico com o agora santo papa João Paulo II
Zazá Holanda em encontro histórico com o agora santo papa João Paulo II

Comunhão com o Papa

Entre as pessoas sorteadas para receber a comunhão do hoje Santo Papa João Paulo II estava a mãe deste Repórter PH, Dona Zazá Holanda, nascida há 97 anos em Presidente Dutra e batizada e registrada com o nome de Maria Nazaré Gomes Cavalcante. Ela é a única filha daquela cidade que viveu essa grande emoção de fé cristã.

O fato se tornou tão marcante e significativo para nossa família que o jornalista Bruno Leone, nosso amigo, quando foi fazer um curso de pós-graduação no Vaticano, conseguiu uma foto do momento da comunhão feita pelo fotógrafo do Vaticano que acompanhou o Papa na visita a São Luís.

A foto chegou às mãos dela antes dela morrer. E na próxima semana (agora devidamente emoldurada) será doada à Casa Paroquial da Igreja de São Sebastião, em Presidente Dutra.

Belchior de volta à ribalta

Em 30 de abril de 2017, a notícia da morte de Belchior, ícone da música brasileira, agitou Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo. Foi lá que o cantor e compositor se autoexilou nos últimos anos de vida, longe de tudo e de todos. Passados quatro anos da trágica despedida, as recordações da passagem do artista pela cidade voltam à cena, na exposição Abraços & Canções, em cartaz na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre.

Com curadoria da historiadora da Arte Marina Trindade, a iniciativa expõe fragmentos e lembranças do período em que o autor de Alucinação ficou hospedado na casa dela e de seus pais, Ingrid e Ubiratan Trindade. Os detalhes incluem fotografias, discos autografados, objetos pessoais e obras do artista, entre outros itens.

A mostra vai até 1º de dezembro, na Sala Radamés Gnattali (4º andar) e no Acervo Elis Regina (2º andar). Elis, aliás, foi uma das grandes cantoras a gravar composições do músico, entre elas o clássico Como Nossos Pais.

Empresário Rodrigo Barros com a namorada, psicóloga piauiense Karuana Carvalho
Empresário Rodrigo Barros com a namorada, psicóloga piauiense Karuana Carvalho

São Luís estava ansiosa pelos novos projetos do empresário Rodrigo Barros, que essa semana inaugurou o Benja’s, delicatesse itinerante pelos cinco cantos do mundo, e o Kazumi, autêntica cozinha japonesa

Cachaça e Tiquira

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, em segundo turno, os Projetos de Lei 200/2021 e 201/2021, ambos de autoria do deputado Ariston Ribeiro, que estabelecem, respectivamente, o padrão de identidade e as características do processo de elaboração da tiquira e da cachaça no Maranhão.

Segundo o parlamentar, há necessidade de adequação tecnológica para a produção desses produtos. A cachaça é produzida artesanalmente e enfrenta enorme dificuldade de comercialização em virtude de seu processo de produção não estar adequado aos avanços tecnológicos do setor canavieiro em nível nacional.

Os PLs estabelecem que devem ser fabricadas em safras anuais, a partir de matériaprima básica ou transformada e processadas de acordo com as características históricas e culturais de cada uma das regiões do Estado.

Dispõem os PLs que as características físicas e químicas da tiquira e da cachaça do Maranhão, obedecida a legislação federal pertinente, serão descritas na regulamentação das leis originadas das proposições aprovadas.

A über model piauiense Laís Ribeiro mora em Nova York e é uma das modelos mais requisitadas e bem pagas do planeta
A über model piauiense Laís Ribeiro mora em Nova York e é uma das modelos mais requisitadas e bem pagas do planeta

O Piauí tem se destacado nos últimos anos como um dos estados que mais exporta modelos e misses para o Brasil e para o mundo. Schynaider Moura Garnero (32 anos) foi uma das primeiras a despontar no mercado internacional da moda. Saiu um pouco de cena desde que casou com Mario Bernardo Garnero e se tornou uma milionária.

Na sequência, despontou a über model Laís Ribeiro, que conquistou o mundo e despertou o sonho de muitas meninas que almejam o estrelato nas passarelas ou publicidade nacionais e internacionais. Obviamente, a piauiense da pequena cidade de Bom Jesus é uma big star, por ser uma das mais requisitadas e bem pagas modelos do planeta, além de fazer parte do seleto time de angels da Victoria Secret.

O vizinho estado teve precursoras, como Milena, Raquel e Raica Oliveira, ainda nos anos 2000 e início dos anos 2010. Embora não estejam mais na crista da onda, elas ainda estão na ativa.

O jovem modelo Isael Campos Neto é estudante de Engenharia Civil e veio passar o fim de semana brilhando em São Luís
O jovem modelo Isael Campos Neto é estudante de Engenharia Civil e veio passar o fim de semana brilhando em São Luís

Mais recentemente, o quesito sorriu para a ala masculina, com o surgimento de rapazes que se destacaram na moda e em concursos de beleza. O de maior sucesso, atualmente, é Isael Campos Neto, jovem estudante de Engenharia Civil, que no começo do ano foi eleito, em concurso realizado no Rio Grande do Sul, Mister Brasil Teen Pacific, título a que renunciou há poucos dias por não poder conciliar sua agenda de compromissos com seus estudos na Faculdade de Engenharia.

O belo e elegante jovem aproveitou este fim de semana com o feriadão do dia 2 de novembro e veio conhecer os encantos de São Luís. Hóspede especial do Rio Poty Hotel, onde está sendo recebido por Dinalva e Armando Ferreira, Isael cumpre uma agenda movimentada que inclui almoços e jantares, sessões de fotos com os melhores fotógrafos da cidade, passeios pelos pontos turísticos e incursões na noite – afinal, este é um item que faz parte da alegria de viver da mais nova geração.

Bruno Shinoda canta, neste sábado, em evento no Piauí
Bruno Shinoda canta, neste sábado, em evento no Piauí

O cantor Bruno Shinoda se apresenta, neste sábado, na festa ‘We Love Barra Grande', no Piauí, onde também estará Xand Avião. Shinoda, conhecido pelo seu alto astral e por agitar as bilheterias locais, foi convidado para reforçar o time de vozes que atraem o grande público para a estrutura paradisíaca da festa

Leia aqui o PH Revista na íntegra por meio do PDF

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.