Maranhense e mineiro trocam alianças no Espírito Santo
E mais: Toquinho e Camilla Faustino no Porto das Dunas Praia Hotel e a noite mágica no Cristo Redentor.
Com uma celebração especial para a família e alguns amigos dos noivos, em Vila Velha, no Espírito Santo, foi realizado o casamento da maranhense Mariana Pereira com o mineiro Richard Leite, no último dia 11. A celebração, em Vitória, teve as luzes e as cores escolhidas pelos noivos. Aliás, a cidade amanheceu com chuva intensa, uma chuva de bênçãos sobre toda a família dos noivos.
Os convidados reuniram-se em uma cerimônia cheia de significados, preces, palavras de amor e fé. E um detalhe que tornou tudo ainda mais especial e sagrado foi o fato de Mariana ter usado a grinalda que sua mãe Eulália usou há 33 anos para se casar com Juscelino, fazendo essa ponte do amor de origem para o amor do presente e do futuro.
Mariana e Richard fizeram os votos de amor com as bênçãos da avó dela, Gracy Oliveira, que carregou Nossa Senhora e abençoou o casal em nome de Cristo e de Santo Antônio: da devoção da família.
Ecos da blogosfera
É sintomático o racha entre o senador Weverton Rocha e o governador Flávio Dino por conta da escolha do nome do Palácio dos Leões que disputará as eleições ao governo em 2022. O principal termômetro desse racha é o comportamento de alguns setores da imprensa ligados ao senador pedetista. Em campanha deliberada, diariamente engrossam as fileiras de críticas tanto a Dino quanto ao seu governo.
Sem perder o rebolado
A cantora maranhense Alcione protagonizou uma cena hilária esta semana, no Rio de Janeiro. Convidada para participar de um sarau no Palácio Guanabara, Alcione, enquanto cantava a canção “Não deixe o samba morrer”, confundiu as bolas e chamou o governador carioca de Caio Castro. Cláudio Castro, claro, levou a gafe na brincadeira e a nossa “Marrom” não perdeu o rebolado: continuou cantando e encantando a turma que estava na roda.
Falta de habilidade
O senador Roberto Rocha já decidiu que vai para a disputa pela renovação do mandato na Câmara Alta. Orientado pela sua equipe de marketing, Rocha elegeu o governador Flávio Dino como seu alvo para ganhar notoriedade na imprensa e nas redes sociais. E Dino, talvez por falta de habilidade de sua retaguarda de comunicação, tem mordido a isca com frequência.
Poesia visceral
O jornalista e poeta Jorge Abreu acaba de publicar o livro “Feitiço”, pela editora Primata. A obra, a segunda investida de Jorge no campo da poesia, de acordo com prefácio assinado pelo jornalista e escritor Antônio Carlos Lima, reflete um tempo marcado por angústias, contradições e perplexidades. O autor, que trabalhou por longos anos nas redações de jornais e revistas de São Luís, optou por viver na sua Barra do Corda, onde encontra o mote indispensável para a sua poesia visceral e instigante.
Ninguém merece
No momento em que empresários do setor rodoviário e motoristas entram em acordo para desencadear um processo de paralisação no transporte coletivo de São Luís, é bom que o prefeito Eduardo Braide comece a abrir o olho. O serviço oferecido à população, como já se sabe, não é dos melhores. E agora, nesses tempos de pandemia, o quadro é ainda pior, com a circulação de ônibus sucateados e, em pleno calor de quase 40 graus, com o ar condicionado desligado.
Carne mais barata
O preço da carne bovina, que está pela hora da morte, pode baixar nos próximos dias, em consequência do embargo à entrada do produto na China que já dura 45 dias. O valor da arroba do boi gordo chegou na semana passada a R$ 266, menor valor nos últimos meses. O embargo chinês ocorreu depois que o governo brasileiro detectou dois casos atípicos da doença da vaca louca. O resultado é que aumentou a oferta da carne no mercado interno, que poderá se refletir no preço ao consumidor.
Bacabeira again
Engana-se quem pensa que o projeto da refinaria de petróleo no Maranhão, lançado durante o governo Lula, está perdido. Esta semana, o deputado federal Hildo Rocha criticou a politica de preços dos combustíveis da Petrobras e defendeu com veemência a retomada das obras da refinaria de Bacabeira. Rocha lembrou que a então governadora Roseana Sarney preparou toda a infraestrutura para implantação da refinaria, mas que o projeto foi abandonado sem explicação. Sem refinarias, o Brasil está totalmente dependente dos preços da gasolina e do diesel importados, conta que recai sobre os consumidores.
Justiça para aposentados
Centenas, talvez milhares de maranhenses aposentados e pensionistas do INSS que ganharam ações na justiça receberão uma bolada nos próximos dias. O Conselho Federal da Justiça Federal liberou o pagamento das requisições de pequeno valor para os tribunais regionais federais. Receberão nesse lote mensal quem venceu a ação contra o INSS, conquistou atrasados de até 60 salários mínimos e teve a ordem de pagamento emitida pela justiça no mês de setembro de 2021. No Brasil, serão pagos atrasados para quase 100 mil beneficiários.
Novo Nobel Vem aí
Desconhecido no Brasil, Abdulrazak Gurnah, vencedor do Nobel de Literatura 2021, será finalmente editado pela Companhia das Letras. Gurnah nasceu na ilha de Zanzibar, então protetorado britânico, atualmente parte da Tanzânia. Aos 18 anos, deixou o país como refugiado e estabeleceu-se no Reino Unido.
Sua estreia literária se deu em 1987, com a publicação de “Memory of departure”. E em 1994, lançou “Paradise”, finalista do Brooker Prize. A Companhia das Letras anunciou que publicará quatro títulos de Gurnah. O primeiro deles será “Afterlives”, que sairá no primeiro semestre de 2022. Em seguida sairão “Paradise”, “By the Sea” e “Desertion”.
Brasil perde acervo
O acervo de Lúcio Costa, “pai” de Brasília, foi doado a Portugal pela família. É um gigante da cultura brasileira, um homem que influenciou decididamente a arquitetura mundial ao desenhar uma nova capital no século XX. O espólio do “pai” de Brasília foi doado à Casa da Arquitetura, em Matosinhos-Portugal, pela família de Lúcio Costa. O acervo do arquiteto e urbanista (1902-1998), que concebeu a capital do Brasil em meados do século XX, já está em Portugal. As últimas das cerca de 11 mil peças chegaram na semana passada, mas as negociações desta doação à Casa da Arquitetura – Centro Português de Arquitetura, em Matosinhos, decorrem desde 2018, quando a família de Lúcio Costa soube que não podia continuar a manter o espólio no lugar onde esteve guardado nas últimas duas décadas.
Perda irreparável
A ida para Portugal de um arquivo com esta importância na história da arquitetura mundial – Brasília é Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1987 e festejou no ano passado o seu 60º aniversário – é uma grande conquista dos portugueses e uma perda irreparável para o Brasil.
Lá estão documentos fundadores do Brasil moderno como os cinco painéis que Lúcio Costa entregou no concurso público lançado pelo Presidente Juscelino Kubitschek para a construção de uma nova capital capaz de ser um símbolo da afirmação do Brasil.
É a memória descritiva datilografada do Plano Piloto de Brasília acompanhada pelo famoso desenho da planta em forma de cruz, já suavizada na sua rigidez pela adaptação ao relevo do terreno e em que alguns viram posteriormente um avião (o arquitecto sempre rejeitou a comparação).
Medalhas do TJMA
Em sessão plenária administrativa híbrida realizada na última quarta-feira, a Corte de Justiça estadual aprovou os relatórios dos indicados à Medalha dos Bons Serviços Bento Moreira Lima, à Medalha Especial do Mérito Cândido Mendes e à Medalha do Mérito Judiciário Antônio Rodrigues Vellozo. As comendas serão entregues em solenidade especial que acontecerá no dia 19 de novembro próximo.
Com relatoria do presidente do Tribunal, desembargador Lourival Serejo, foi apresentado o relatório de indicados à Medalha dos Bons Serviços Bento Moreira Lima para magistrados e magistradas com 30, 20 e 10 anos de bons serviços prestados à magistratura.
Os relatórios de indicação às medalhas do Mérito Cândido Mendes e do Mérito Judiciário Antônio Rodrigues Vellozo teve como relator o desembargador Vicente de Paula, presidente da Comissão responsável pela análise das propostas de indicação de nomes para concessão das comendas.
TOQUINHO E CAMILLA FAUSTINO: frisson no Porto das Dunas Praia Hotel
Há pelo menos cinco anos, o cantor e instrumentista Toquinho tem trabalhado com a jovem cantora Camila Faustino, revelada em um concurso de talentos no Programa Raul Gil, no SBT. Ambos já gravaram várias faixas em parceria e Camila já participou de shows do cantor inúmeras vezes, inclusive em turnês internacionais. A mais recente aparição dos dois no mesmo palco foi no novíssimo hotel Porto das Dunas Praia Hotel, que a advogada Luisla (nascida em Pedreiras, no Maranhão) e o prático Augusto Bottino construíram na capital cearense.
Os consagrados artistas causaram frisson no primeiro grande evento do hotel, quando apresentaram o melhor da Bossa Nova e MPB. O cantor Philipe Dantas também brilhou com o seu show de abertura.
O evento marcou a inauguração oficial do hotel, que iniciou suas atividades em maio deste ano, com o DuMah Restaurante, espaço de cozinha cearense contemporânea que une tradição e afeto. Uma comitiva do Maranhão, formada por amigos dos anfitriões, foi prestigiar a belíssima noite.
-----------------------------------------------------------------------------
Repúdio de Cleones
O desembargador Cleones Cunha levantou a voz no início da sessão plenária administrativa do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), na última quarta-feira, para se manifestar contra ataques de deputado estadual do Estado de São Paulo, Frederico D’Avila, em discurso amplamente divulgado na mídia nacional, contra o arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o papa Francisco, atual Chefe de Estado da Cidade Estado do Vaticano. O desembargador fez referência a sua história como cristão, ao seu batismo e vínculo à Igreja Católica desde tenra idade.
Manifestação violenta, disse Cleone
“Eu nasci em 10 de fevereiro de 1958 e no dia 20 de maio do mesmo ano eu fui batizado em uma capela de palha em um povoado chamado Santa Filomena, que hoje é um município, com um frade capuchinho e portanto, há 63 anos pertenço a Igreja Católica Apostólica Romana”, narrou.
Cleones Carvalho ressaltou que nunca tinha ouvido uma manifestação tão violenta contra a Igreja Católica, contra o papa Francisco e seus bispos, que são sucessores dos apóstolos.
Mensagem de apoio
“O fato é de conhecimento público, mas quero aqui como cristão, como católico, manifestar o meu total repúdio a tal atitude e dizer que precisamos acabar com essa onda de ódio que está tomando conta do Brasil. Que Deus nos proteja!”, assinalou repudiando as agressões do parlamentar paulista.
Para endossar a manifestação do magistrado, o presidente da Corte estadual, desembargador Lourival Serejo determinou que fosse enviada mensagem em apoio à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). “Eu comungo em todos os aspectos do que Vossa Excelência disse e ainda vou mais adiante, sugerindo que se faça um telegrama de apoio a CNBB, diante de uma violência muito ostensiva”, pontuou o presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo. A manifestação dos desembargadores foi feita na sala das sessões plenárias.
-----------------------------------------------------------------------------
Explicando a economia
O jovem economista Wagner Matos (filho do saudoso advogado Walber Matos) está fazendo sucesso com seus comentários sobre o mercado na TV Guará/Cultura e na rádio Universidade. Com especialização nos Estados Unidos, Wagner acompanha as turbulências da economia e faz comentários altamente pertinentes, para orientar investidores e empresários. No início da semana, ele previu as quedas nas bolsas e a alta do dólar em consequência das posturas do ministro Paulo Guedes em relação ao auxílio emergencial e o furo no teto de gastos.
-------------------------------------------------------------------
T ANTO A ESCADARIA Tiled Steps em San Francisco ou a Selarón no Bairro de Santa Teresa no Rio de Janeiro, fazem sucesso junto aos turistas, que não se cansam em fotografar os seus degraus revestidos por mosaicos. Em Codó, a imponente escadaria da Igreja de São Pedro, que leva o pedestre ao topo do morro de onde se tem a vista mais bonita da cidade, será revitalizada e também terá seus 93 degraus revestidos por mosaicos. O trabalho será executado por artesãos da comunidade, sob a orientação de artistas plásticos experientes, após um curso de mosaico que se inicia na próxima semana. O local, que também é ponto de encontro de atletas que ali praticam atividades esportivas ao ar livre, também ganhará uma academia ao ar livre e outras melhorias, com recursos viabilizados pelo Deputado Federal Edilázio, visto na foto em companhia do Prefeito de Codó, Dr. Zé Francisco.
------------------------------------------------------------------
NOITE DA ITÁLIA no Cristo Redentor
No dia 16 de outubro, a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, o Santuário Cristo Redentor e o Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro promoveram o “Dia da Itália” como parte das comemorações pelo 90º aniversário do principal cartão-postal da cidade. O evento resgatou a participação italiana na inauguração do Cristo Redentor, ocorrida na noite de 12 de outubro de 1931.
Na ocasião, um impulso elétrico foi disparado em Roma pelo cientista italiano Guglielmo Marconi para acionar a iluminação da estátua, distante mais de 10 mil quilômetros da Itália. No “Dia da Itália”, foi a filha do cientista Guglielmo Marconi, a princesa Elettra Marconi Giovanelli, de 91 anos, quem acionou a iluminação do monumento diretamente da Itália.
Nessa reedição do feito de Marconi, o Cristo Redentor foi iluminado com as cores da bandeira italiana. Ao mesmo tempo, a Villa Griffone, residência da família Marconi na Itália, foi iluminada com as cores da bandeira do Brasil. O local foi palco das primeiras experiências do cientista e considerada monumento nacional, hoje sede da Fundação Marconi e do Museu dedicado a ele.
O Maranhão teve presença marcante no “Dia da Itália”, com a participação da cantora lírica maranhense Flávia Correia, que dividiu as atenções do mega show realizado no começo da noite com a cantora italiana Mafalda, radicada há muitos anos no Brasil, e que já esteve em São Luís para cantar em evento realizado no apartamento de Dona Maria Izabel Pereira Rodrigues, dona do Grupo Dom Bosco/UNDB.
A PAULISTA MARCELLA TRANCHESI e o maranhense Rodrigo Klamt já estão distribuindo, em belíssima produção, o pré-convite para o seu casamento a ser realizado com uma programação de quatro dias – 12 a 14 de novembro de 2022 – em São Miguel dos Milagres, um balneário paradisíaco no litoral de Alagoas.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
ANTES DO TELHADO
Vi a coruja na ponta do telhado. Vertical, fazendo pose no entardecer. O periscópio do olhar transmite a impressão de corpo retorcido, fora de prumo. Ela apenas está atenta, girando a cabeça enquanto o corpo, imóvel, imita uma espiral. Seu canto é o silêncio, a sabedoria dos ouvintes. Calada, como fruto em fim da feira, exibe a presença descartável quando acendem as luzes da aldeia. Quase não se vê o vulto que se apaga como as ilustrações de livros obscuros. Mas ela está lá. Seu segredo é que nada anuncia. Ela se encerra, como um cofre de vime. Guarda-se em penas, desenhos mortos, pincéis de espinhos.
A coruja trafega no lusco-fusco das celebrações ocultas. Existia antes do telhado, antes mesmo do terreno baldio cercado, antes do século, da História, da trilha. Já montava guarda quando nem pátria existia. Compartilhava o assombro dos habitantes do trovão, da nudez dos gigantes, das pedras trabalhadas em alfabetos perdidos. Percebia os invasores armados de velas, sabres, varíolas. Sabia o desfecho, já que pousa no telhado há uma eternidade. Eu a conheço porque se identifica. Não que pronuncie seu nome ou faça algum gesto repetido.
É porque habitamos esse chão comum do universo imperfeito. Temos noção exata do pensamento um do outro. Já fervemos em caldeirões, escapamos de armadilhas, sobrevoamos lobos. Agora jogamos no mesmo time. Imagino tudo, menos o fato de que continua ali, na véspera dos fogos. Talvez não seja o mesmo exemplar que incendiou os antigos. Mas é feita da mesma natureza, obedece ao impulso que a gerou.
É um modelo de criatura que se reproduz na posição ereta das efígies. Lembra um signo, representando alguma nação que perdemos. Ou será o anúncio dos parentes que chegam novamente para ver a festa? Na quina, avessa ao mundo, a coruja esconde um labirinto. Ao primeiro estrondo, ela voa em curva, como se um gesto imaginário desenhasse a linha de sua desistência. Mas um duende permanece, mesmo que o sol rebente e a noite seja devorada na fervura das estrelas. A coruja é o verão, ambiente de sonhos. Quero ser apenas o guardião de sua asa, fio de suas garras, brinco de realeza.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.