(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Marcelo Buhatem recebe Bandeira de Mello no Rio

E mais: prefeito Eduardo Braide na abertura do Círio de Nazaré do Cohatrac e a grife Lizzi na Paris Fashion Week

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h33
Marcelo Buhatem recebe o conselheiro Bandeira de Mello no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
Marcelo Buhatem recebe o conselheiro Bandeira de Mello no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro

EM VISITA ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, na quinta-feira (7), o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, Bandeira de Mello, indicado pelo Senado Federal para o biênio que se iniciou em fevereiro de 2021, sendo recebido pelo desembargador maranhense Marcelo Buhatem, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prêmio Roberto Fernandes levanta a bandeira dos direitos humanos

A Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Maranhão lançou o I Prêmio ADPEMA de Jornalismo Roberto Fernandes 2021. O tema proposto é “A luta da Defensora Pública e do Defensor Público pelos Direitos Humanos durante a pandemia de Covid-19 no Maranhão”, buscando trabalhos que tenham relação com a temática e que destaquem a atuação das defensoras e defensores públicos durante a pandemia. As matérias devem ter sido veiculadas entre março de 2020 e julho de 2021. O lançamento oficial será no decorrer do mês de outubro, com inscrições até 7 de novembro, via e-mail: premioadpemajornalismo@gmail.com.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

TV UFMA completa seis anos no ar

Em comemoração ao aniversário de seis anos da TV UFMA, a emissora apresenta uma série de novidades: novas produções em sua grade de programação, lançamento do podcast do programa 'Sem Filtro' e novo site institucional. Além disso, o reitor Natalino Salgado assina convênio firmado com o canal Sesc TV, de São Paulo, um dos mais destacados de caráter educativo-cultural do Brasil. Com isso, a partir deste mês, a TV da universidade passará a retransmitir a programação nacional do canal, além de suas produções locais.

Entrevistas com personalidades

Com o lançamento do podcast do 'Sem Filtro', apresentado pela professora e jornalista Josie Bastos, o público poderá acompanhar, nas principais plataformas de streaming, o conteúdo em áudio do programa, que traz entrevistas com personalidades que se destacam pelo trabalho que desenvolvem no estado. Já o novo site agrega informações jornalísticas, programação diária da emissora e conteúdo dos programas. O telespectador poderá encaminhar mensagens e sugestões de pautas pelo site, além de acompanhar, ao vivo, a transmissão do telejornal da emissora, o JTV-UFMA, que vai ao ar de segunda a sexta-feira.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeito Eduardo Braide na celebração de abertura do Círio de Nazaré do Cohatrac
Prefeito Eduardo Braide na celebração de abertura do Círio de Nazaré do Cohatrac

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, marcou presença na abertura do Círio de Nazaré do Cohatrac, na noite de quinta-feira (7). Ele estava acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide. O gestor municipal acompanha a festa de luz, fé e devoção há muitos anos

Saúde em presídios é foco de PL na Assembleia

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou projeto de lei que trata da garantia do direito à saúde mental a todos aqueles que convivem em ambientes penitenciários mantidos pelo Estado do Maranhão. Conforme a matéria, o reconhecimento do direito à saúde mental no ambiente penitenciário visa assegurar o bem-estar biopsicossocial dessas pessoas.

Abrange planejamento, execução, controle, fiscalização e avaliação de todas as atividades realizadas no ambiente penitenciário, de modo a possibilitar o pleno uso e gozo de potencial físico e mental de todos que convivem nos presídios. O projeto propõe ações preventivas, que visem à adoção de práticas e técnicas para a manutenção da saúde mental daqueles que convivem no ambiente penitenciário, e assistência integral, destinada aos agentes penitenciários acometidos por transtornos mentais, visando à recuperação de sua saúde.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Comum acordo com senador

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) festeja o acordo feito com o senador Roberto Rocha (PSDB-MA), relator da PEC 110/2019, que trata da reforma tributária. Em nota, disse que os municípios (antes esperneando) sairão ganhando. Um dos pontos que a CNM aponta como avanço parece ser mais que isso: uma revolução. O Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), o sucessor do ICMS, será cobrado no destino, na ponta do consumo, e não na base, onde ficam as indústrias, por exemplo, como hoje. Novos esperneios são mera questão de tempo.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Coleção Persona, da grife Lizzi, com ateliê em São Luís, é apresentada na Semana de Moda de Paris
Coleção Persona, da grife Lizzi, com ateliê em São Luís, é apresentada na Semana de Moda de Paris

CLICK Quem brilhou na edição deste ano da Semana de Moda de Paris foi a grife franco-brasileira Lizzi, cujo ateliê é sediado em São Luís. A marca apresentou a coleção Persona, que traz como referência o misterioso universo da escritora brasileira Clarice Lispector.

Em associação com Eneva

Depois de quase dois anos só em eventos on-line devido à pandemia, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), por meio do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), realizou o Encontro de Negócios atendendo à demanda da Eneva para cadastro de fornecedores. A ação organizada pelo PDF reuniu mais de 70 empresas que podem se tornar futuramente fornecedoras da Eneva.

A propósito: o Serviço Social da Indústria (Sesi) concluiu essa semana o curso de Alimentação Empreendedora no Polo Agrícola Horticanaã, na comunidade da Pindoba, em Paço do Lumiar, numa parceria firmada com a Eneva. O curso cumpriu o objetivo de capacitar 17 alunas da comunidade que desenvolverem, ao longo de 30 horas, as técnicas básicas de fabricação de alimentos com variedade de produção, tendo como abordagem o empreendedorismo e a geração de renda, além de cuidados de higiene e manipulação de alimentos.

Tem mais: além do certificado propriamente dito, as alunas formadas na capacitação também receberam para benefício de toda a comunidade local um espaço-cozinha equipado e preparado para uso, produção e incentivo na economia da região, numa iniciativa da Eneva. A cozinha comunitária contou com o auxílio de montagem do Sesi e terá suporte da consultoria nutricional do Sesi por um período de seis meses.

Projeto de lei que instituiu o Dia Municipal do Samba é de autoria de Marcial Lima
Projeto de lei que instituiu o Dia Municipal do Samba é de autoria de Marcial Lima

Dia Municipal do Samba será comemorado na Praia Grande

O Bloco da Imprensa dará o grito de Carnaval nesta segunda-feira (11), véspera de feriado, às 20h, abrindo a celebração alusiva ao Dia Municipal do Samba, comemorado em 12 de outubro. Grupos convidados participarão de uma roda de samba no Bar Butikin, na Praia Grande. Durante a festa, a comissão organizadora apresentará o tema ‘Diversa Idade’, que vai animar o Bloco no Carnaval 2022.

Projeto de lei do vereador Marcial Lima (Podemos), o Dia Municipal do Samba, instituiu o dia 12 de outubro como data para homenagear um velho amigo deste Repórter PH: o sambista e compositor Cristóvão Alô Brasil – que foi um dos grandes entusiastas do samba no Maranhão. A roda de samba será animada pelos grupos Espinha de Bacalhau, Sapuca e Samba da Tamarineira.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

TRIVIAL VARIADO

Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, embarcou para Roma a fim de ver o Papa (literalmente) Francisco. Dizem em Brasília que como Bolsonaro já tem o apoio dos evangélicos, Lira está tentando abrir outros canais com o alto.

A banda Raiz Tribal, a dupla sertaneja Fernando e Franco e os grupos CDC e Os Parças, além do DJ Arsênio Filho, estão na programação deste domingo no Casarão Colonial, endereço mais musical do Centro Histórico de São Luís.

Em tempo: a programação no espaço começa cedo, por volta das 16h, mas também termina cedo, ou seja, à meia-noite, pontualmente.

O trade turístico da região dos Lençóis Maranhenses, um dos destinos mais procurados por brasileiros e estrangeiros, está confiante de que no feriadão do Dia da Criança vai dar tudo certo. O que anima é a notícia de que o município está há várias semanas sem nenhum caso ativo de Covid-19.

A fusão do DEM e o PSL terá, certamente, um ganho imediato para as duas siglas: mais dinheiro proveniente do fundo eleitoral. No entanto, a união não garante nada além disso.

No capítulo: o PSL, que surfou no antipetismo durante as eleições de 2018, saindo de 3 deputados para 58, precisa mostrar se, de fato, tem envergadura eleitoral ou se não passa de um partido de momento.

Ou seja: lançado para a oposição nas gestões petistas, o DEM viu seus quadros minguarem desde então. Vamos ver se a fusão é, realmente, uma jogada eleitoral acertada.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.