(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

A vitalidade de Cacilda Bernardes de Albuquerque

Veja também: Cônsul-geral dos Estados Unidos, Jessica Simon, está em São Luís. E a palestra da mastologista Yara Sena sobre câncer de mama

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h33
Cacilda Bernardes de Albuquerque está completando 95 anos de idade
Cacilda Bernardes de Albuquerque está completando 95 anos de idade

DONA CACILDA Bernardes de Albuquerque é a aniversariante desta quinta-feira. Ela está completando 95 anos, mas adiou a comemoração para o dia 20, que é quando o filho Murilo, que mora no Rio de Janeiro, poderá participar da festa com os irmãos Fernando, Ana Lúcia e Antônio (moram na capital maranhense). A outra irmã, Vera, reside em São Paulo

---------------------------------------------------------------------------------------------

Encontro de corregedores tem data e local definidos

São Luís sediará o 87º Encontro do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais da Justiça do Brasil, que debaterá o tema “Justiça 4.0 - A transformação digital dos serviços do Judiciário brasileiro”. O evento acontecerá no período de 25 a 26 de novembro, no Hotel Blue Tree. Nos dois dias serão debatidos temas relacionados ao aprimoramento dos serviços judiciais e extrajudiciais, no âmbito da Justiça de 1º grau de jurisdição dos estados. Além disso, haverá troca de experiências em torno de boas práticas adotadas pelas corregedorias do Poder Judiciário. O encontro também se propõe a discutir diretrizes, uniformização de métodos e critérios administrativos, realizar estudos acerca do aprofundamento dos temas e questões relacionadas à atividade correcional, bem como debater problemas e propostas de solução destinadas à Corregedoria Nacional de Justiça.

---------------------------------------------------------------------------------------------

Paraense Wanderley Andrade fará show nesta sexta na Ilha

Um dos maiores cantores de ritmo brega desembarcará em São Luís para show especial nesta sexta-feira (8). Wanderley Andrade cantará no Villa Reale Buffet, na Avenida dos Holandeses, estrelando na Noite Brega Prime, cuja procura por ingressos é alta. Sabe-se que as apresentações do paraense são animadas, divertidas, coloridas e alto astral. O artista, além de canções autorais, adora homenagear Reginaldo Rossi, em performances tão marcantes quanto as versões originais. O evento será aberto por outros dois shows: dos cantores PP Júnior e Lucas Seabra.

Jessica Simon e Jeffrey Lodermeier estão em São Luís
Jessica Simon e Jeffrey Lodermeier estão em São Luís

REGISTRO da cônsul-geral dos Estados Unidos em Recife, Jessica Simon, com o cônsul para a Imprensa, Educação e Cultura, Jeffrey Lodermeier, no Hotel Luzeiros, na manhã desta quinta-feira (7). Eles estão em visita a São Luís e já se reuniram com o governador Flávio Dino e com o prefeito Eduardo Braide. Jessica trata, principalmente, de temas como meio ambiente, desenvolvimento econômico, direitos humanos, educação e segurança. Entre outras coisas, ela contou que a Casa Branca já anunciou que, em breve, vai liberar a entrada de estrangeiros no país, inclusive brasileiros

---------------------------------------------------------------------------------------------

Uma pauta extra

A jornalista maranhense Marinalva Freitas decidiu dar uma guinada na sua vida profissional ao enveredar pelo empreendedorismo no segmento de cosmética e bem-estar. Há cerca de dois anos, assumiu a representação da Racco em São Luís, emprestando suas habilidades em comunicação a essa jornada empreendedora. Marinalva trocou as pautas do noticiário cotidiano por tratamentos cosméticos que valorizam a autoestima e a qualidade de vida das pessoas, especialmente o público feminino.

Em tempo: na quarta-feira (6), ela recebeu convidados para a inauguração de um quiosque de produtos da Racco no Golden Shopping Calhau: o primeiro com esse formato no Brasil e já aberto ao público.

---------------------------------------------------------------------------------------------

A médica Yara Sena vai falar sobre câncer de mama
A médica Yara Sena vai falar sobre câncer de mama

CLICK Médica mastologista Yara Sena conduz, nesta sexta-feira (8), no auditório do Hospital dos Servidores Estaduais (HSE), no Renascença, palestra sobre prevenção e combate ao câncer de mama

600 mil mulheres brasileiras recebem diagnóstico de câncer de mama anualmente

Dados do Instituto Nacional do Câncer revela que cerca de 600 mil mulheres recebem diagnóstico de câncer de mama todos os anos e muitas ficam completamente curadas quando iniciam o tratamento no estágio inicial. Para isso, proceder ao exame de mamografia anualmente é fundamental, principalmente mulheres na faixa etária dos 40 anos, ou ainda mais cedo, quando há histórico familiar da doença. Na luta contra essa doença, informação e ações são essenciais.

---------------------------------------------------------------------------------------------

Maranhense e seu “Batidão” na Netflix

A Netflix Brasil divulgou lista de estreias para outubro e entre os destaques está o filme “Valentina”, que tem a música “Batidão”, de Enme, na trilha sonora. É a primeira vez que a música de uma artista maranhense chega a um dos maiores serviços de streaming de filmes e séries do mundo. Lançada em 2020, Batidão traz o regionalismo latente no som da rapper e drag queen Enme, junto ao pagodão baiano e tambores maranhenses com uma pegada eletrônica do pop nacional produzida por Noize Men e Sandoval Filho. Com direção de Jessica Lauane, o videoclipe da música já ganhou diversos prêmios em festivais de cinema nacional, além de seleções em festivais internacionais.

O que diz o filme

O filme conta a história de Valentina, uma jovem trans que se muda para o interior de Minas Gerais com a mãe, Márcia, para um recomeço. Com receio de ser intimidada na nova escola, a garota busca mais privacidade e tenta se matricular com seu nome social. No entanto, a família enfrenta problemas quando a diretoria da escola, despreparada, começa a exigir a assinatura do pai ausente para realizar a matrícula. A produção tem estreia marcada para o dia 17 de outubro na Netflix.

---------------------------------------------------------------------------------------------

Deputado estadual Ciro Neto é o autor do projeto de lei
Deputado estadual Ciro Neto é o autor do projeto de lei

Ciro Neto e um projeto necessário

O Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, em primeiro turno, o projeto de lei de autoria do deputado Ciro Neto que institui as diretrizes para o Programa de Exame de Mamografia Móvel no Maranhão. O objetivo é articular ações que visem ao aumento da cobertura desse exame em todo o estado e desenvolver ações coordenadas para garantir o fornecimento regular de mamografia às mulheres na faixa etária indicada para o rastreamento do câncer de mama, a cada dois anos.

O programa contemplará, prioritariamente, as mulheres entre 50 e 69 anos de idade, nos municípios maranhenses que se encontrarem com os menores percentuais de realização de exames de mamografia, segundo o Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde.

---------------------------------------------------------------------------------------------

Sobre MBA em Gestão de Pessoas

Em um ambiente de negócios caracterizado por mudanças econômicas, políticas, tecnológicas, legais e, sobretudo, organizacionais, é necessário que os gestores assumam o papel de agentes de mudanças. Especialmente no sentido de descentralizar a administração de pessoas e adequá-la progressivamente às demandas de desenvolvimento da organização e às estratégias de transformação organizacional. É exatamente esse o foco do MBA em Gestão de Pessoas oferecido pela Faculdade de Negócios Faene, que, entre outras coisas, capacita profissionais para bem aplicar as modernas ferramentas de gestão estratégica de pessoas, extremamente necessárias para uma contínua eficácia organizacional e maior satisfação dos colaboradores.

---------------------------------------------------------------------------------------------

Sai Guia de Atividade Física para a população brasileira

A professora Denise Araújo, proprietária da Academia Viva Água, está repercutindo o “Guia de Atividade Física para a População Brasileira”, uma iniciativa do Ministério da Saúde. O material foi elaborado em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (RS), que reuniu 70 pesquisadores da área da atividade física relacionada à saúde, além do corpo técnico do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde.

Criteriosa revisão da literatura científica

O processo de construção ocorreu por meio de criteriosa revisão da literatura científica, escutas a setores e instituições relacionados, especialistas, população e consulta pública. Esses processos reforçam o compromisso do Ministério da Saúde com a promoção da atividade física e com a melhoria das condições de saúde, garantindo que a população brasileira tenha acesso a um documento de qualidade.

Foi realizada vasta e criteriosa revisão da literatura científica a fim de buscar as melhores evidências sobre os benefícios da atividade física no escopo de cada um dos capítulos. Além disso, as Recomendações Globais de Atividade Física da Organização Mundial da Saúde publicadas em 2020 foram a base para a quantidade e volume da atividade física recomendada por ciclos de vida no Guia brasileiro.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.