BRASIL - Ao contrário do que muitos acreditam, os cuidados com a pele no verão não se resumem ao uso do filtro solar diário. Apesar de o câncer de pele ainda ser o mais frequente no Brasil e no mundo – segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a doença corresponde a 27% de todos os tumores malignos no País – micoses, brotoejas e até acne podem surgir nesta época do ano.
Os pés, a virilha e as unhas são os lugares mais comuns para o aparecimento de infecções causadas por fungos, as conhecidas micoses. Por isso, recomenda-se impedir a umidade da pele, com medidas como: não andar descalço com frequência em pisos molhados/úmidos, evitar calçados fechados e secar bem a pele após o banho.
No caso das brotoejas, a dica é usar roupas leves e mais largas, que minimizam o suor excessivo. Já para diminuir a ocorrência da acne solar, os especialistas orientam lavar o rosto com sabonetes adequados e utilizar filtro solar em gel, que diminui a oleosidade.
Outro ponto fundamental é manter em dia a hidratação por dentro e por fora. Para tanto, além da ingestão de líquidos (água, chás e sucos naturais sem açúcar), a aplicação diária de hidratante ajuda a manter a quantidade de água adequada na pele. Banhos em temperaturas frias ou mornas também previnem o ressecamento.
Saiba Mais
- Hospital de Campanha para Síndromes Gripais em São Luís segue até dia 15 de julho
- Hospital de Campanha de Síndromes Gripais Leves vai funcionar até o dia 15 de julho
- InfoGripe: 12 estados seguem com tendência de aumento de casos graves de síndrome respiratória
- Centro de diagnósticos para câncer aumenta capacidade do SUS
- Edital para adesão de hospitais privados ao SUS sai na próxima semana
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.