Visitação pública

Saiba quais os espaços culturais do Maranhão abertos em dezembro

Entre os locais abertos para visitação há museus, teatros e bibliotecas.

Divulgação / Secma

Atualizada em 27/03/2022 às 11h05
Nessa época, museus, teatros e bibliotecas do Maranhão costumam ser alguns dos destinos preferidos para estudantes e famílias inteiras, que aproveitam o momento de descanso para visitar os espaços culturais do estado.
Nessa época, museus, teatros e bibliotecas do Maranhão costumam ser alguns dos destinos preferidos para estudantes e famílias inteiras, que aproveitam o momento de descanso para visitar os espaços culturais do estado. (Foto: Gilson Teixeira)

O mês de dezembro é tradicionalmente o período de férias de final de ano para grande parte da população. Nessa época, museus, teatros e bibliotecas do Maranhão costumam ser alguns dos destinos preferidos para estudantes e famílias inteiras, que aproveitam o momento de descanso para visitar os espaços culturais do estado.

Mas a pandemia de Covid-19, que alterou o calendário escolar e a rotina de muitos trabalhadores, também afetou o funcionamento das casas de cultura que são mantidas pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma).

Veja, abaixo, o horário e o funcionamento das principais casas de cultura do Estado. Mas é importante lembrar que a visitação a qualquer um dos equipamentos que estejam recebendo público externo exige o uso de máscaras e o cumprimento do distanciamento social. Também está sendo ofertado álcool em gel ao público na recepção de cada casa.

Como a maior parte desses equipamentos só podem ser visitados mediante agendamento prévio, as casas são classificadas nas seguintes categorias: visitas espontâneas, visitas agendadas e casas temporariamente fechadas.

Anota aí a programação!

VISITAS ESPONTÂNEAS (sem necessidade de agendamento)

Teatro Arthur Azevedo (TAA): o TAA é a segunda casa de espetáculos mais antiga do Brasil e está entre os 16 Teatros Monumentos do país. As visitas podem ser realizadas sem agendamento, de forma espontânea, de segunda a sexta, das 14h às 17h.

Casa do Mordomo: A Casa de Cultura Mordomo Régio em Alcântara abriga acervo do Mordomo Régio, personagem da festa do divino de Alcântara, um Cine Auditório chamado Tupinambás, salas de oficinas artísticas, galerias para exposições temporárias e espaço para eventos culturais diversos. As visitas podem ser feitas as quartas, quintas e domingos, das 9h às 12h, e as sextas e sábados, das 9h às 19h.

Casa do Tambor de Crioula: centro de referência dessa manifestação genuína da cultura popular maranhense, as visitas à Casa do Tambor em São Luís. Pode ser visitado de terça a sexta-feira, das 14h às 18h, e aos sábados, de 8h às 12h.

Engenho de Pindaré: o Centro Cultural Engenho de Pindaré-Mirimconta com exposições, biblioteca e cineteatro. Funciona de terça a sábado, das 9h às 12h e das 16h às 21h.

Museu Ferroviário e Portuário do Maranhão (REFFSA): instalado no prédio restaurado da REFFSA, mais novo cartão-postal de São Luís, o equipamento está aberto de terça a domingo, de 14h às 19h.

VISITAS AGENDADAS

Com agendamentos via sistema Circuito de Visita Cultural. O link está disponível no site www.cultura.ma.gov.br.

Arquivo Público do Estado do Maranhão (APEM) – sediado em antigo prédio na Rua de Nazaré, no Centro Histórico de São Luís, o APEM conta com documentos textuais (manuscritos, datilografados e impressos) dos períodos Colonial, Imperial e Republicano, além de mapas, plantas, discos e jornais.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL) – criada em 1831, a BPBL é a segunda biblioteca mais antiga do país e possui um acervo com mais de 120.000 volumes, entre obras raras, manuscritos, jornais, livros em Braille, CDs, DVDs, áudio livros e muito mais.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, de 14h às 18h.

Casa de Nhozinho – localizada na Rua Portugal, a Casa possui em seu acervo peças indígenas, utensílios de pesca, carros de bois, teares de rede, vasos de cerâmica, toalhas de buriti, bonecos populares e brinquedos que imitam bichos.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 12h e de 14h às 17h.

Casa de Cultura Josué Montello – museu e arquivo pessoal do escritor Josué Montello, o espaço destina-se a promover estudos e pesquisas em diversas áreas, com 90% do seu acervo doado pelo próprio escritor.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h.

Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia – O museu abrange atividades de pesquisa, divulgação e fomento científico nas áreas de paleontologia, arqueologia e etnologia.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, de 14 às 17h.

Convento das Mercês – o prédio histórico que abriga o Museu da Memória Republicana Brasileira e possui museu, pinacoteca, sala de restauração e amplo acervo documental.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 14h às 17h.

Forte Santo Antônio da Barra – localizado no Espigão Costeiro, o espaço conta com o Museu de Embarcações Tradicionais Maranhenses, um memorial sobre a história do Forte e o Museu da Imagem e Som.

Horário de funcionamento: de terça a sábado, de 19h às 17h.

Museu de Artes Visuais (MAV) – possui uma coleção composta por obras de importantes artistas nacionais e internacionais, como Dila, Jesus Santos, Flory Gama, Newton Sá, Tarsila do Amaral, Alfredo Volpi, Picasso entre outros.

Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 14h às 18h.

Museu de Arte Sacra – o circuito de visitação contém 13 espaços. Reúne um acervo com cerca de 400 peças entre imagens sacras, sinos, cálices, pinturas e um altar-mor tombado pelo patrimônio histórico nacional.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Museu Cafua das Mercês – recentemente reaberto após restauração completa, o Cafua das Mercês contém rico acervo com objetos da memória africana no Maranhão.

Horário de funcionamento: de terça a quinta-feira.

Capela Bom Jesus dos Navegantes e Capela São José das Laranjeiras – a primeira foi construída por franceses em 1613, e a segunda mescla características neoclássicas com elementos do barroco.

Horário de funcionamento: ambas estão abertas de quarta a sexta-feira, das 14h às 17h.

Casa do Divino de Alcântara – a Casa do Divino abriga a casa do Império da Festa do Divino Espírito Santo e o Museu do Divino e exibe acervo com registro de festas anteriores.

Horário de funcionamento: de terça a sábado, de 9h às 14h.

CASAS TEMPORARIAMENTE FECHADAS

Casa do Maranhão: com exposições permanentes sobre folclore, lendas, histórias e tradições que fazem parte da formação cultural maranhense, a Casa do Maranhão está atualmente fechada para reforma.

Centro de Criatividade Odylo Costa, filho: atualmente fechado para reforma, o espaço dispõe de cinema, teatro, biblioteca e áreas de exposição. Oferece cursos de diversas expressões artísticas.

Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM): Atualmente fechado para reforma seu acervo é composto por coleções de numismática, mobiliário, porcelana, cristais, pintura, escultura, azulejaria, documentos, fotografias e gravuras. A exposição de longa duração reconstitui uma “casa de época” na passagem do século XIX ao XX.

Museu do Reggae: único museu do mundo fora da Jamaica dedicado ao estilo musical, o espaço também está fechado para reforma.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.