Carnaval 2020

Carnaval 2020 gira R$ 35 mi e cria trabalho para 2.500 pessoas em São Luís

Entre os dias 21 e 25 de fevereiro, a festa em São Luís movimentou cerca de 700 mil pessoas.

Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h09
 A indústria do entretenimento lucrou com o Carnaval. Foto: Divulgação.
A indústria do entretenimento lucrou com o Carnaval. Foto: Divulgação.

SÃO LUÍS - O Carnaval do Maranhão em 2020 movimentou R$ 35 milhões apenas em São Luís, gerando trabalhos diretos para 2.500 pessoas envolvidas na produção dos shows, montagem dos palcos e vendedores ambulantes.

Os números foram positivos também no turismo. A ocupação hoteleira ficou em 82% em São Luís durante o Carnaval, 12% a mais que no mesmo período do ano passado. O número reflete a procura maior que a festa na capital tem tido entre pessoas de outros Estados e cidades.

Montagem dos palcos foi um dos setores que gerou emprego. Foto: Divulgação.
Montagem dos palcos foi um dos setores que gerou emprego. Foto: Divulgação.

Entre os dias 21 e 25 de fevereiro, a festa em São Luís movimentou cerca de 700 mil pessoas nos quatro circuitos da folia (Beira-Mar, Rio Bacanga, Madre Deus e Passarela do Samba).

Essa movimentação foi registrada apenas na capital, sem levar em conta o impacto da festa nas demais cidades maranhenses.

É comum que toda a cadeia do turismo e do lazer ganhe com o carnaval. Os hotéis atraem muitos turistas, a indústria de bebidas vende mais e as empresas que fazem passeios também.

Mas os números do setor hoteleiro revelam como a festa vem crescendo nos últimos anos. É o que explica Armando Ferreira, gerente de um dos maiores hotéis de São Luís e membro da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Maranhão (ABIH-MA).

“O carnaval sempre trouxe uma ocupação boa. Mas cada vez mais o carnaval está ficando melhor e mais organizado. Tanto a Prefeitura de São Luís quanto o Governo do Estado têm dado um suporte muito bom, animando a cidade com mais atrações e uma bela decoração”, diz o gerente.

Oportunidade e geração de renda

Tanto os preparativos quanto a execução da festa movimentaram uma grande cadeia de comércio informal e empregos temporários na capital. A indústria do entretenimento e o mercado publicitário são segmentos que lucraram com o período.

Carnaval movimentou cadeia de comércio informal e empregos temporários. Foto: Divulgação.
Carnaval movimentou cadeia de comércio informal e empregos temporários. Foto: Divulgação.

A venda de bebidas e comida foi uma opção para muita gente faturar renda extra. No Circuito Rio Bacanga quem foi vender lucrou. “Está uma maravilha. Muita gente bonita, todo mundo se divertindo e sem brigas. Graças a Deus estou trabalhando, ganhando um extra para ajudar a minha família”, disse a vendedora ambulante Graça Costa.

“Nos últimos anos, o Carnaval do Maranhão tem atraído turistas e incrementando a economia com a movimentação da rede hoteleira e do comércio local”, avalia o secretário de Estado de Cultura, Anderson Lindoso.

Adonis Corecha veio de Brasília para curtir a festa em São Luís e elogiou a estrutura. “Acho legal esse clima, as pessoas fantasiadas… Vim com meus amigos e estou gostando muito. Tá bem legal e bem seguro”, disse.

Maranhenses de outras cidades também curtiram na capital. “Tá maravilhoso. Primeira vez que venho passar o carnaval aqui e tô achando ótimo. Segurança nota dez. Bom demais”, disse o vendedor Francisco Júnior, que mora no município de Cedral, na Baixada Maranhense, mas neste ano resolveu passar o carnaval em São Luís.

 Preparativos da festa movimentaram a economia. Foto: Divulgação.
Preparativos da festa movimentaram a economia. Foto: Divulgação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.