SÃO LUÍS - No mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra, o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho abre nesta quarta-feira (13) a exposição "Ori Lewa – o turbante e a arte de Celia Sampaio". A mostra fica aberta até o dia 28 de novembro, no espaço Casa da Festa, de terça a sábado, 9h às 18h, e domingo das 9h às 13h30, Rua do Giz, 221, centro histórico de São Luís.
A exposição reúne diversos elementos e acessórios da moda e cultura negra, como turbantes, pulseiras, brincos, lenços, bolsas e vestidos. A abertura contará, ainda, com oficina de turbante.
Idealizada pela cantora e estilista Célia Sampaio, conhecida como a "Dama do Reggae", a mostra apresenta estilos e ornamentos afros, o uso do turbante, seu significado e sua representatividade na cultura negra. A cantora também se destaca na área de design e produção de moda, incluindo a área de elementos africanos.
O Centro de Cultura Popular Domingos Viera Filho ou circuito expositivo Casa da Festa mantém exposição permanente com temáticas relacionadas a cultos afro maranhense, festa do Divino Espírito Santo, bumba meu boi, tambor de crioula e outros ritos e folguedos como carnaval e natal.
Possui, ainda, a Galeria Zelinda Lima, espaço para exposições temporárias, biblioteca e auditório. Funciona de terça a sábado 9h às 18h e domingo, 9 às 13h30.
SERVIÇO
O QUE: Abertura da exposição Ori Lewa – o turbante e a arte de Celia Sampaio
QUANDO: Nesta quarta-feira (13)
ONDE: Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, Rua do Giz, 221, centro histórico de São Luís
Saiba Mais
- VÍDEO: projeto Batuques de Resistência preserva a cultura afro-maranhense no bairro Madre Deus, em São Luís
- Dia da Consciência Negra é reivindicação social desde a ditadura
- Dia da Consciência Negra: qual a importância de celebrar a data?
- Brasil tem protestos pelo Dia da Consciência Negra
- Literatura infantil com protagonistas negros abre novos horizontes
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.