Devoção

Festejo da Conceição começa nesta quinta-feira (8)

O Festejo da Conceição tem uma programação que se estende por 30 dias.

Na Mira / com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h15
Ponto máximo do festejo acontece no dia 8 de dezembro.
Ponto máximo do festejo acontece no dia 8 de dezembro. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - O Santuário Nossa Senhora da Conceição, no Monte Castelo, inicia nesta quinta-feira (8), seu tradicional festejo, que é realizado há mais de 200 anos e considerado o maior evento de devoção mariana do Maranhão. O Festejo da Conceição tem uma programação que se estende por 30 dias. O ponto máximo do festejo acontece no dia 8 de dezembro, Dia de Nossa Senhora da Conceição, quando se espera mais de 150 mil fieis na missa que será celebrada na Praça Maria Aragão, no Centro da capital maranhense.

O tema deste ano é “Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar?”, trecho bíblico do evangelho de Lucas, capítulo um, versículo 43. A temática é reflexo do anseio do Papa Francisco por uma Igreja em saída, que não seja autorreferencial, mas, que estabeleça um constante e fecundo diálogo com a sociedade, extrapolando os limites físicos da Igreja. Maria é o perfeito exemplo de mãe que vai ao encontro, promovendo acolhida e espalhando esperança a todos sem distinção.

PROGRAMAÇÃO

Na quinta-feira (8) de novembro, ocorre a Abertura do Festejo, com a celebração de quatro missas, às 6h30, 12h, 17h30 e 19h30. Até o dia 28 de novembro, a imagem fará uma peregrinação pela Ilha de São Luís. Nas casas dos devotos, as novenas acontecerão com as famosas capelinhas de Nossa Senhora da Conceição. A imagem passará, ainda, por órgãos públicos e por diversas paróquias da capital. Na quarta-feira (15), será realizado o 7º Encontro da Juventude com Maria.

Entre os dias 24 e 31 de outubro, a imagem de Nossa Senhora da Conceição visitará as sete comunidades que fazem parte do Santuário, como forma de mobilizar a região em torno do Santuário para as festividades marianas. No dia 18 de novembro, as comunidades se reunirão para celebrar a 13ª Romaria das Comunidades, saindo às 17h da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, Fé em Deus, passando por todas as comunidades até o Santuário da Conceição onde será celebrando uma missa festiva.

No domingo (25), será realizada a 15ª Romaria da Conceição. A procissão sairá, às 17h, da Igreja Nossa Senhora dos Remédios, que fica na Praça Gonçalves Dias, no Centro de São Luís. Neste dia, os devotos costumam levar suas capelinhas e objetos que lembram as graças alcançadas por intercessão da Virgem da Conceição. Ao final, será celebrada uma missa campal no largo do Santuário, no Monte Castelo.

O coração do devoto começa a bater mais forte quando inicia a Novena de Nossa Senhora da Conceição. Nos nove dias que antecedem o Dia da Padroeira, são celebradas quatro missas diárias, às 6h30, 12h, 17h30 e 19h30. Além dessas quatro missas, no domingo, é celerada uma missa às 9h da manhã. Os fieis sempre chegam um pouco mais cedo para a oração do terço e ladainhas em homenagem a Mãe de Jesus.

DIA 8 DE DEZEMBRO - Quando chega o dia 8 de dezembro, a cidade para suas atividades normais e católicos vindos de diversas partes do Maranhão rendem homenagens e participam da programação durante todo o dia. Logo cedo, às 5h, é feita a Alvorada da Conceição, com fogos de artifício que podem ser vistos no céu por toda a Ilha. Serão celebradas no Santuário, do Monte Castelo, missas às 6h, 08h, 10h, 12h, 15h, 17h e 19h.

Na missa solene pelo Dia de Nossa Senhora da Conceição, que acontecerá na Praça Maria Aragão, no dia 8 de dezembro, às 17h, são esperadas mais de 150 mil pessoas. O encerramento do festejo ocorre com a grande procissão de Nossa Senhora da Conceição, momento em que os devotos caminham ao lado da Imagem bicentenária de Nossa Senhora da Conceição até o seu Santuário no Monte Castelo. A procissão é marcada por fortes manifestações de alegria, devoção e fé.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.