Arte e cultura

Ocupação Trapiche recebe exposição fotográfica

A exposição fica em cartaz na Galeria Trapiche até 14 de setembro.

Na Mira, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h17
mostra apresenta imagens em preto e branco, que buscam refletir sobre a relação entre fotografia e educação.
mostra apresenta imagens em preto e branco, que buscam refletir sobre a relação entre fotografia e educação. (Foto: Agência São Luís )

SÃO LUÍS - A Ocupação Trapiche #09, é uma exposição que reúne 53 fotografias de estudantes do Liceu Maranhense. A mostra fica em cartaz até o dia 14 de setembro e, durante este período, uma série de atividades estão sendo realizadas como parte da programação.

"Esta é a 9ª edição da Ocupação Trapiche, que é que um projeto de ocupação deste espaço público com exposições e atividades que possam movimentar o equipamento. A mostra é resultado de uma chamada pública que selecionou trabalhos para expor ao longo do ano na Galeria. Paralelo à exposição, são realizadas outras ações correlacionadas ao tema para dinamizar a programação", explicou a diretora da Galeria Trapiche, Camila Grimaldi.

A abertura contou com um recital de poesia, declamado pelo professor de literatura do Liceu, José Aparecido. "A proposta é interagir a poesia e fotografia, mostrando que as artes são transversais. É muito bom participar de projetos assim e ver meus alunos do noturno saindo da zona de conforto que a escola traz e indo para novos horizontes. Esta exposição mostra que é possível romper desafios e mostrar resultados de produções exitosas", destacou o professor. Na oportunidade, ele recitou um poema de sua autoria, intitulado 'A procura (eu)', escrito neste ano.

"O projeto envolve mais de 120 alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio Regular Noturno, o que tira aquele estigma que o turno da noite é improdutivo. No fim do ano passado nós fizemos uma exposição no Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Maranhão e apresentamos no Simpósio Nacional de Arte e Mídia, em Alcântara, mas trazer isso para uma Galeria de Arte pública, ganha uma proporção ainda maior", contou a professora Ellen Viana.

A mostra apresenta imagens em preto e branco, que buscam refletir sobre a relação entre fotografia e educação. Foi concebida a partir de pesquisa histórica e da utilização de celulares e smartphones em sala de aula, levando os alunos a compreender a fotografia como uma expressão artística, assim como um resgate histórico na identidade de um povo. Além disso, faz um confronto com os dias atuais que revelam uma banalização da imagem, sobretudo, da fotografia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.