Festejos

Começa nesta terça-feira a novena do Festejo da Conceição

Durante nove dias, os católicos se preparam para a grande festa da Conceição,

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
(Foto: Divulgação. )

Começa, nesta terça-feira (29), a novena do maior festejo mariano do Maranhão. Até 7 de dezembro, véspera do Dia de Nossa Senhora da Conceição, a comunidade do Monte Castelo, em São Luís, receberá devotos de todo o estado em quatro missas diárias (cinco aos domingos), ladainhas e reza do terço. A novena é uma preparação para o dia 8 de dezembro, quando acontecerá o encerramento do festejo, com missa solene na Praça Maria Aragão.

O tema deste ano é “Santuário da Conceição, casa comum e nossa responsabilidade” e o lema “Vós sois templo de Deus”, trecho bíblico do primeiro livro de Coríntios, capítulo três, versículo dezesseis. O tema e o lema foram escolhidos como resposta ao contexto de construção do novo Santuário de Nossa Senhora da Conceição. “Cada vez mais, aumenta o número de fiéis, não somente no período do festejo, mas durante todo o ano. Sentimos a necessidade de criar melhores condições para acolher o devoto e a devota. Acima de tudo, queremos, com essa presença especial de Maria, favorecer a missão evangelizadora da Igreja”, destacou o reitor do Santuário, Pe. Arnaldo Menezes dos Passos, scj.

Para a Igreja Católica, os santuários são lugares especiais de manifestação da fé. “Os santuários são sempre iniciativa de Deus. A origem histórica dos santuários pode variar, mas é sempre a consciência de uma presença especial de Maria naquele lugar que desperta no povo fiel a devoção. Os santuários sempre ultrapassam os limites geográficos do lugar; alguns são internacionais”, explica o padre. No Santuário da Conceição, que realiza o festejo há mais de 200 anos, são esperados peregrinos de todo o Maranhão.

Novena

Cada dia da novena é dedicado à reflexão de uma temática específica: Dia da Igreja (29/11); Dia das Lideranças (30/11); Dia da Família (1/12); Dia do Sagrado Coração de Jesus (2/12); Dia da Juventude (3/12); Dia das Crianças (4/12); Dia da Vida (5/12); Dia da Paz (6/12); e Dia das Vocações (7/12). Padres de diversas paróquias são convidados a celebrar as missas.

A reza do terço, seguida de ladainha e missa, começa sempre às 5h45, 11h, 16h e 19h. As duas últimas missas do dia costumam reunir grande número de pessoas, por isso são realizadas no largo do Santuário. Aos domingos, a primeira celebração inicia às 6h e é realizada mais uma às 8h.

Na organização das celebrações, é marcante o envolvimento da comunidade. Crianças, jovens, adultos e idosos, das pastorais, movimentos e comunidades, passam meses ensaiando coreografias e preparando a liturgia das missas.

Tradição e devoção

Os registros históricos dão conta de que as festividades para Nossa Senhora da Conceição, em São Luís, iniciaram em 1804, quando foi erguido um altar na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, na Rua do Egito, para uma imagem vinda de Portugal. No dia de Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro), que é feriado municipal em São Luís, as atividades começam bem cedo, com uma alvorada às 5h da manhã. Devotos de todos os bairros da Ilha de São Luís soltam fogos em louvor à santa.

Ao longo de todo o dia, serão celebradas sete missas, além de batizados e reza do terço. O grande encerramento acontecerá com missa solene na Praça Maria Aragão, às 17h30, seguida de procissão até o Monte Castelo. Em 2014, cerca de 150 mil pessoas participaram da missa solene do Festejo da Conceição, que acontece na capital maranhense há 212 anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.