Música

Festival de Música Barroca chega a São Luís nesta segunda-feira

Evento passa pela capital com programação no Convento das Mercês, Igreja da Sé e Teatro Arthur Azevedo.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h31
(Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - O Festival de Música Barroca de Alcântara, depois de movimentar a cidade histórica no fim de semana, chega à capital nesta segunda-feira (25) com concertos a serem apresentados na Catedral Metropolitana de São Luís (Igreja da Sé), às 19h, com Yaqin Ensemble, e às 20h, com The Boston Camerata, grupo dos Estados Unidos.

Na terça-feira (26), será realizada a solenidade de encerramento, seguida de concertos, no Teatro Arthur Azevedo. O primeiro concerto será com o grupo Oriente-Ocidente, com Marília Vargas e Oula Al-Saghir. Depois, será a vez de Abderrahim Abdelmoumen. Nascido na região do Tânger, no Marrocos, ele é considerado um dos grandes representantes da música como canal de diálogo entre os povos. A entrada é gratuita

Na quarta-feira (27), as ações sociais do festival terão continuidade na Penitenciária de Pedrinhas, às 9h, e no Hospital Aldenora Bello, às 14h.

Saiba mais

O grupo Yaqin Ensemble é formado por instrumentistas de diferentes formações, que executam música étnica e oriental fundindo tradições do passado e do presente. Utiliza a rica instrumentação do Oriente Médio ao lado do violoncelo barroco e da rabeca brasileira, criando texturas musicais únicas de timbres e melodias.

Yaqin nasceu do trabalho do pesquisador e multi-instrumentista Mario Aphonso III, produtor de dois discos de música oriental aclamados mundialmente: Arabesque e Arabesque II. As composições autorais se utilizam da linguagem musical do oriente, com suas escalas e ritmos, fazendo grande uso dos quartos de tom e compassos assimétricos.

A Boston Camerata, por sua vez, é um dos mais proeminentes conjuntos de música antiga dos Estados Unidos. Fundado em 1954, está sob a direção de Anne Azéma, cantora de origem francesa, desde 2008. Suas apresentações são conhecidas pela espontaneidade e emotividade, que costumam contagiar o público.

No decorrer dos anos, o grupo tem realizado numerosas apresentações pelo mundo, com um repertório baseado na pesquisa das épocas medieval, renascentista e barroca. Também costumam executar música antiga norte-americana, sacra e secular. Seus integrantes se destacam pelo domínio técnico dos instrumentos antigos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.