Chiquinho França

Chiquinho França prepara série com registros do Som do Mará

Músico, maestro, produtor e arranjador preparou material com músicas recolhidas de seus cinco discos.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56

O músico, maestro, produtor e arranjador Chiquinho França está com um trabalho novo. Trata-se de uma coletânea de CD e DVD que inaugura a série Som do Mará e que traz músicas recolhidas de seus cinco discos e um DVD gravados ao longo de sua carreira. O registro audiovisual foi uma forma que o artista encontrou para, não apenas divulgar sua música, mas principalmente para angariar recursos para a gravação de um novo projeto musical que deve chegar ao mercado ainda este ano.

Batizado de Chiquinho França Instrumental, o registro traz 17 músicas no DVD e 21 no CD. "São as que mais se destacaram em minha produção, aquelas que meu público gosta e que mesmo antes de gravar nos discos já havia testado nos palcos e tido uma boa resposta", justifica o músico.

A maioria das composições registradas são de autoria de Chiquinho França. Fissura, Jaca, Apego, Num vô de avião, Um concerto após o conserto, Esporte, Dindinha, entre outras autorais, estão no repertório. Além destas, composições de Schubert como Ave Maria; Mozart, de quem ele pinçou A Flauta Mágica; e Beethoven, com a 5ª Sinfonia.

Também figuram no disco grandes nomes da música nacional como Ernesto Nazareth, autor de Guerreiro; Jacob do Bandolim, com Santa Morena; e Pixinguinha, de quem ele gravou Lamento, entre outros. Da seara maranhense, Chiquinho França resgatou Erasmo Dibell, com Minha cidade.

Para o músico, o trabalho - feito de forma independente - é uma maneira de viabilizar um novo projeto, que também inclui um CD e um DVD inéditos. "Estou há seis anos sem gravar. O público me cobra e com esta coletânea quero arrecadar dinheiro para poder fazer o meu novo projeto, que é um CD e DVD novos que contemplará ritmos maranhenses", adianta Chiquinho França.

O novo trabalho está com os arranjos prontos e esperando apenas recursos para Chiquinho França entrar definitivamente em estúdio. O registro terá 14 faixas e trará as batidas maranhenses do bumba meu boi, cacuriá e tambor de crioula mescladas à música erudita. "Meu trabalho é universal, mas tenho sentido a necessidade de fazer algo voltado para a cultura do Maranhão", diz o artista, que tem músicas incluídas em trilhas sonoras de diversos programas da Rede Globo.

Projetos - Por ser uma coletânea, o CD e DVD Chiquinho França Instrumental tem um show pronto. É este show que ele levará, no mês de junho, para oito capitais brasileiras. "Estas apresentações acontecerão graças a um projeto aprovado pelos Correios", atesta Chiquinho França.

Antes disso, no mês de maio, o artista fará apresentações nas estações do trem de passageiros da Vale abrangendo desde São Luís até Parauapebas, no Pará. "Além dos shows vamos fazer oficinas para descobrirmos talentos da músicas nestas cidades que são cortadas pelo trem. Depois, vamos trazer estes jovens para São Luís e gravaremos um disco deles".

Ainda como planos para este ano, Chiquinho França pretende dar continuidade à série Som do Mará, na qual pretende destacar, atuando como produtor, nomes da música local. Em abril, ele lançará o registro de Neném Bragança. "Este trabalho já está gravado e atualmente estou conversando com outros artistas maranhenses que poderão integrar a série", diz, ainda sem querer divulgar os próximos nomes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.