Literatura

Cortejo da Serpente entre as ações itinerantes da Feira do Livro

Na Felis serão realizados intervenções artísticas e recitais poéticos pelas ruas da Praia Grande.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 12h03

A 7ª edição da Feira do Livro de São Luís (FeliS) terá em sua programação intervenções artísticas compostas de ações itinerantes e recitais poéticos que vão ser apresentadas em horários alternados, com o intuito de interagir com o público e espalhar poesia e arte por todo o Centro Histórico. Ao todo serão 56 intervenções distribuídas em espetáculos voltados para o público adulto, para o público infantil, sessões de contações de histórias, sessões de leituras dramáticas e performances.

As intervenções serão apresentadas em vários espaços, como ruas, escadarias e sacadas de casarões, e equipamentos culturais, como o Teatro João do Vale, o Teatro Alcione Nazaré, o Anfiteatro Beto Bittencourt, a Praça Nauro Machado, o espaço Angelus Novus e a Praça da Casa do Maranhão.

PERFORMANCES

A lenda da Serpente encantada diz que quando a grande cobra acordar, a Ilha de São Luís vai afundar. Só que na 7ª FeliS, o réptil, de aproximadamente três metros, vai serpentear pelas ruas da Praia Grande, na forma de cortejo, sobre 25 artistas, que fará intervenções poéticas por onde passar.

Já no “Poesia em Trânsito”, dois artistas recitarão os mais variados poemas sobre uma bicicleta, em passeio pelas ruas do bairro. Também, em “(Des)Acordos Poéticos”, artistas vão fazer intervenções urbanas que pretendem explorar a interferência da palavra sobre estruturas físicas e simbólicas pré-existentes na cidade.

Música, poesia e teatro. Tudo junto e fonte de inspiração para a performance “Passeio pela nossa História”, que mostra a São Luís de grandes poetas e lendas. Já em “Sacada Poética”, poetas convidados surgirão nas sacadas de prédios históricos para recitar poesias e surpreender o público que estará circulando pela 7ª FeliS.

Ainda na programação, o público vai se encantar com o “Mímico”, que fará mágica com livros; o “Realejo”, no qual um artistas, portando o objeto, recitará poesias aos visitantes e o “Levada a 5”, grupo que, inspirados pelo Jazz, vai levar a música para as ruas da Praia Grande.

7ª FELIS

Com o tema “Livro e leitura: do impresso ao virtual sem perder a poesia”, a 7ª edição da FeliS é realizada pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação de Cultura (Func) e da Secretaria de Educação (Semed), correalizada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc/MA), e tem o patrocínio da Vale e o apoio da Associação dos Livreiros do Estado do Maranhão (Alem), da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MA) e da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur). O evento acontecerá no período de 27 de setembro a 6 de outubro, na Praia Grande (Centro Histórico).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.