Cultura

Secma lança catálogo da "I Coletiva - Traços do Maranhão"

Catálogo reuniu quadros e esculturas de 33 artistas plásticos maranhenses.

Imirante com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 12h05

Para eternizar o sucesso da “I Coletiva - Traços do Maranhão”, a Secretaria de Estado da Cultura (Secma) promoverá, nesta sexta-feira (2), às 18h, no São Luís Shopping (bairro Jaracati), o lançamento do catálogo oficial da exposição, que reuniu quadros e esculturas de 33 artistas plásticos. A mostra fica aberta ao público até o dia 3 de agosto.

De acordo com a secretária de Estado da Cultura, Olga Simão, o Governo do Maranhão mantém uma política voltada às diversas áreas da cultura, visto que o estado é rico em diversas formas de expressão. Na busca da valorização as artes plásticas, em parceria com os artistas e a direção do São Luís Shopping, realiza desde o dia 4 de julho a “I Coletiva - Traços do Maranhão”.

“Ao registrar em catálogo a primeira edição da Coletiva, a Secretaria de Cultura presta uma homenagem de reconhecimento aos artistas plásticos do Maranhão que contribuíram para que essa inédita exposição fosse exitosa. Temos absoluta certeza que está foi a primeira de muitas que acontecerão”, afirmou Olga Simão.

Para um dos integrantes da Comissão Organizadora, Cláudio Pinheiro, a mostra, além de contribuir para a interação artista-população, deixou aberta a possibilidade de se comercializar telas e esculturas em locais de grande fluxo de público, como shoppings. “Por isso, queremos agradecer a parceria com o São Luís Shopping que literalmente abriu as portas para que a Secma e os artistas promovessem a Coletiva”, acrescentou.

Participaram da “I Coletiva - Traços do Maranhão” os artistas plásticos Airton Marinho, Ciro Falcão, Péricles Rocha, Jesus Santos, Beto Pereira, Beto Lima, Thiago Azevedo, Letícia Desterro, Fabio Vidotti, Érico Junqueira, Balbino Cajueiro, Babula, Antônio Póvoas, Elda Alencar, Botêlho, Weyder Joy, Valdemar Barros, Adiel Belo, João Bosco, Fransoufer, Binho Dushinka, Sônia Muniz, J. Cutrim, Edmilson Costa, Cezar Maranhão, Ribamar Carvalho, Luís Carlos, Maria Izabel, Luís Pinheiro Sobrinho, Jerônimo Costa, Rosilan Garrido, Izabel Matos e Rogério Martins.

A “I Coletiva - Traços do Maranhão” tem o objetivo de difundir ainda mais a produção dos artistas plásticos maranhenses, proporcionando a oportunidade de mostrar seus trabalhos a um público maior, viabilizando, com isso, a comercialização.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.