Perda

Niemeyer fez arquitetura com leveza, diz Ferreira Gullar

O poeta maranhense esteve presente no velório do arquiteto, no Palácio da Cidade, no Rio.

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 12h14

RIO - O poeta e escritor maranhense, Ferreira Gullar, disse hoje (7) que Oscar Niemeyer fez arquitetura com leveza. Ele esteve na manhã desta sexta-feira (7) no velório do arquiteto, no Palácio da Cidade, sede de prefeitura do Rio de Janeiro.

“Ele introduziu não só a forma curva, mas também a leveza. Os prédios parecem flutuar. Vim aqui para me despedir. Para nós amigos é uma dor irreparável”, contou o poeta.

Admiradores, netos, bisnetos e a viúva, Vera Niemeyer, acompanham o velório. Mais de 20 coroas de flores foram enviadas por parentes e amigos.

Uma das pessoas que deram adeus a Niemeyer na manhã desta sexta-feira foi o menino Richard Freitas Dias, de 6 anos. Ele adora sambar e ficou impressionado com a obra do Sambódromo do Rio de Janeiro, de autoria do arquiteto. A partir de então, passou a admirar o trabalho de Niemeyer.

“Ele disse: 'Mãe, um dia ainda quero conhecer o Oscar Niemeyer'. Eu disse: 'Você vai conhecer. Ele está com 104, mas acho que ainda é possível', por isso o trouxe aqui”, contou Ana Maria Silva, mãe de Richard. O menino, que quer ser professor ou arquiteto quando crescer, foi até o caixão e tocou o vidro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.