Tecnologia

Robô pode ter a mão mais sensível que um ser humano

Pesquisadores desenvolveram um robô capaz de identificar objetos e materiais com uma precisão maior que a do dedo humano.

Tech Tudo

Atualizada em 27/03/2022 às 12h20

Pesquisadores da Escola de Engenharia Viterbi, da Universidade do Sul da Califórnia, desenvolveram um robô capaz de identificar objetos e materiais com uma precisão maior que a do dedo humano. Chamado de BioTac, o sensor foi desenvolvido utilizando camadas de uma pele sintética, colocada sobre um enchimento líquido, o que permitiu aumentar a sensibilidade do autômato a vibrações.

Quando testado, o robô identificou corretamente 95% dos 117 materiais utilizados no teste, ultrapassando a precisão dos seres humanos. No entanto, segundo os resultados obtidos, o robô ainda não é capaz de entender que tipo de material é preferido pelo homem.

De acordo com a equipe da USC, o robô poderá ter várias utilidades no futuro, principalmente aquelas ligadas às próteses humanas e aos testes de qualidade de produtos para os consumidores. Apesar dos avanços, ainda é cedo para saber quando a tecnologia poderá ser utilizada em larga escala.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.