Tecnologia

Japoneses constroem robô que serve para encontrar coisas

Perdeu algo? O EMIEW2 pode ser a solução dos seus problemas!

Galileu

Atualizada em 27/03/2022 às 12h25

A nova invenção da empresa japonesa Hitachi, o robô EMIEW2, pode ser a solução para todos aqueles que têm uma tendência a perder objetos por aí. Como a invenção é capaz de armazenar imagens de objetos em sua memória, através de duas câmeras localizadas em sua cabeça, ele pode reconhecer esses mesmos objetos depois – e encontrá-los para você.

“Basta você dizer a ele o nome de um objeto que ele já conhece que ele irá procurá-lo e te mostrará onde ele está”, conta Takashi Sumiyoshi, um dos desenvolvedores do robô.

Para fazer isso, o EMIEW2 não está sozinho. Ele fica conectado com uma rede de câmeras que, em teoria, estaria espalhada pela casa do usuário. Comunicando-se com a rede, o robô tenta encontrar correspondentes para o objeto perdido, analisando a cor e a forma do que vê através de seus “olhos remotos”.

Após encontrar o seu pertence, o robô se move através de suas pernas com rodinhas, levando-o até ele.

Infelizmente, o EMIEW2 é só um protótipo e não será comercializado. Seus criadores pretendem usá-lo como base para criar robôs ainda mais avançados que podem ser úteis na casa de idosos e em hospitais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.