Semana do Livro

Roda de leitura na Semana do Livro Infantil

Atividade reunirá escritor, alunos de escola pública e crianças e adolescentes de projeto social.

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 12h23

Para fechar as comemorações da Semana do Livro Infantil, na manhã de hoje, o Grupo de Apoio às Comunidades Carentes do Maranhão (GACC-MA), por meio do Projeto Picadeiro da Cidadania, patrocinado pela Petrobras, promoverá atividades na Praça Gonçalves Dias, Centro. O evento terá a participação do escritor Wilson Marques.

Das 8h30 às 10h30, cerca de 80 alunos da Unidade Integrada Raimundo Corrêa e algumas crianças do projeto participarão de rodas de leitura no Picadeiro Móvel - veículo que realiza atividades nas comunidades atendidas pelo projeto, jogos literários, recital de poesias e distribuição de panfletos e folders do Picadeiro. O escritor de livros infantis Wilson Marques participará das atividades e fará um bate-papo com as crianças. Também terá contação de histórias com o personagem Trê-lê-lê e o palhaço Alface. A programação é aberta ao público, que será convidado a participar das atividades pelas crianças do projeto.

O Dia Nacional do Livro Infantil é celebrado dia 18 de abril, mas durante toda a semana o projeto realizou diversas atividades de incentivo à leitura, especialmente nos bairros onde atua: Cidade Olímpica, Liberdade e Itaqui-Bacanga.

O incentivo à leitura é uma das linhas de atuação do Picadeiro, que aproveita a semana em que acontece o Dia do Livro Infantil para promover atividades relacionadas ao tema. O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado no dia 18 de abril porque foi nessa data, no ano de 1882, que nasceu Monteiro Lobato, criador da literatura infantil no Brasil. São dele as obras Reinações de Narizinho, Emília no país da gramática, O saci e Viagem ao céu.

Projeto - O projeto Picadeiro da Cidadania promove ações educativas, artístico-culturais e de construção da cidadania com crianças e adolescentes de 7 a 18 anos de idade, residentes nas comunidades Cidade Olímpica, Liberdade e Itaqui-Bacanga, em São Luís/MA. A iniciativa, que é patrocinada pela Petrobras, tem as parcerias da Pastoral do Menor da Área Itaqui-Bacanga e do Grupo Solidariedade é Vida e é articulada pela Rede Amiga da Criança.

O objetivo principal é reduzir a situação de vulnerabilidade social a que estão expostas as crianças e adolescentes em função da sua realidade socioeconômica, pelas limitadas oportunidades de educação e de acesso a bens culturais e permitir que essas crianças tenham o gosto pela leitura despertado.

Serviço

• O quê

Ação de encerramento da

Semana do Livro Infantil

• Quando:

Hoje, das 8h30 às 10h30

• Onde:

Praça Gonçalves Dias, Centro

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.