Cine Na Mira

A reinvenção de um cineasta: Martin Scorsese

Fique por dentro do melhor do cinema com o Cine Na Mira.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 12h25

O radialista Ricardo Balata trouxe esta semana para o Cine Na Mira destaque para a mais nova produção do celebrado diretor Martin Scorsese. Veja:

Seria possível que o homem que deu ao mundo filmes como Touro Indomável, Taxi Driver, Os Bons Companheiros e Os Infiltrados realizasse um filme para toda a família? Pode parecer absurdo, mas sim, ele fez e é simplesmente uma das obras mais fantásticas já realizadas na história do cinema.

Martin Scorsese é o nome por trás de A Invenção de Hugo Cabret, baseado no livro infantil de Brian Selznick, uma produção imensamente encantadora e repleta de um sentimento infantil de descoberta e admiração. Reside aí o grande interesse pelo filme, que desperta a curiosidade, até mesmo dos que não conhecem a história do cinema a fundo. Sim, porque é por este viés que Scorsese conduz seu filme, ele próprio um apaixonado pela sétima arte, presta sua homenagem àquele que tornou toda esta magia possível: o francês Georges Méliès, diretor de clássicos dos primórdios do cinema como Viagem a Lua de 1902.

Méliès que antes de se aventurar pelo cinema, foi um ilusionista de sucesso, encontrou na invenção dos Lumière, um meio de ir além da simples ilusão. Considerado um dos precursores da sétima arte, ficou conhecido pelo uso inventivo de efeitos fotográficos para criar mundos extraordinários. A sacada, intencional ou não, de A Invenção de Hugo Cabret, é reverenciar o início da cinematografia em um filme capturado com a tecnologia 3D, algo certamente nunca imaginado pelo esteta gaulês. A cena que recria a exibição do primeiro filme para uma platéia – A Chegada do Trem na Estação dos Irmãos Lumière - mostra o quão sugestivo é a homenagem de Scorsese. O mesmo efeito causado pelo 3D, assustou os espectadores que pensavam que o trem sairia da tela em sua direção.

O Hugo Cabret do título é interpretado pelo simpático Asa Butterfield (O Menino do Pijama Listrado) que com seus surpreendentes olhos azuis se mostra um ator promissor e ganha o convencimento do seu papel através de um personagem extremamente interessante que leva o espectador a querer descobrir mais sobre sua história. Sua parceria com a talentosa Chloë Grace Moretz (Kick Ass) funciona harmonicamente. Ela é Isabelle, adotada pelo casal Méliès (Ben Kingsley e Helen McCrory) cujo entusiasmo garante a química com Butterfield.

O elenco excepcional ainda conta com Jude Law, Emily Mortimer, Christopher Lee e o indefectível Sacha Baron Cohen (Borat) como o inspetor da estação. Mas certamente o que arrebata A Invenção de Hugo Cabret é o visual mágico e sua fotografia com aura de fábula criada por Robert Richardson. Scorsese ainda brinda o espectador com enquadramentos e movimentos de câmera de tirar o fôlego.

É um triunfo universal de Martin Scorsese, que até então não havia feito nada parecido em sua filmografia. Aqui, ele realiza com êxito tudo a que se propõe no filme nesta história tocante de um garoto em busca de um propósito que se torna veículo para redescobrir o nascimento de uma belíssima forma de arte. A Invenção de Hugo Cabret concorre ao Oscar 2012 com 11 indicações, entre elas: melhor filme, diretor, roteiro adaptado e fotografia.

SERVIÇO

A Invenção de Hugo Cabret (Hugo/EUA/2012)

Elenco: Asa Butterfield, Chloe Moretz, Jude Law, Helen McCrory, Ben Kingsley, Emily Mortimer, Christopher Lee e Sacha Baron Cohen.

Direção: Martin Scorsese

Gênero: Aventura

Duração: 127 min.

Distribuidora: Paramount Pictures

Em Cartaz no Cinesystem- Shopping Rio Anil

Atualizado 25.02 às 14h28

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.