Bem-estar

Dicas para comer em fast food sem medo da balança

MeiaFina

Atualizada em 27/03/2022 às 12h34

Com espaço garantido na rotina da maioria das pessoas, os fast-foods são boas opções pela praticidade e preços acessíveis. Só que fica difícil manter a dieta com tantas opções calóricas no menu. Mas existem formas de driblar o problema e se alimentar de maneira saudável, mesmo com tantas tentações. Para aqueles dias em que os amigos arrastaram você para uma das famosas redes, a dica é fazer as escolhas certas, e comer sem medo de engordar.

Felizmente, depois de tantas críticas ao cardápio rico em gorduras e calorias, os fast-foods começaram a incorporar pratos light e mais saudáveis. Sua principal preocupação ao escolher deve ser com as vantagens que cada alimento vai trazer para você. Uma salada pode ter a mesma quantidade de calorias de um hambúrguer, mas ela certamente fornecerá mais nutrientes importantes e menos carboidratos e gorduras ao seu organismo.

Evite as frituras, os empanados, os doces, recheios, coberturas e molhos. Além de estarem relacionados a doenças como a diabete, possuem poucos nutrientes e muitas calorias.

Prefira as saladas servidas nos restaurantes, especialmente as que vêm acompanhadas de carnes grelhadas ou sem carne. O molho deve vir sempre separado, para que você possa controlar a quantidade. Junto com os ovos, embutidos, queijos e outros ingredientes, os molhos são a parte mais calórica da salada. Aparentemente inofensivos, eles podem deixar seu prato tão engordativo quanto os demais.

Se você optar pelos sanduíches, prefira aqueles com carne grelhada e peça para que eles venham sem maionese ou molhos. A maioria das redes oferece essa opção. Se você quiser tomar um refrigerante, escolha um light ou zero. As melhores opções ainda são a água, água de coco e sucos (de preferência sem açúcar ou com adoçante).

Se for impossível pular a sobremesa, nada desandar e atacar um sundae. Prefira os iogurtes ou sobremesas à base de frutas. Com a saúde na moda, várias redes de fast-food saudável vieram para o Brasil. Se elas estiverem entre as opções de passeio, não hesite. O Subway e a Tropical Banana, por exemplo, priorizam os lanches saudáveis e fornecem informações nutricionais sobre as opções do cardápio.

As melhores opções

No Bob’s, o sanduíche natural de peito de peru tem apenas 278 calorias. O cheeseburguer e os sanduíches de salada de frango e salada de atum ficam na faixa das 300 calorias, contra as mais de 600 dos demais lanches. Já a salada Caesar tem apenas 72 calorias, a Supersalada Tropical tem 36 e a salada com tiras de frango grelhadas tem 381.

No McDonald’s, a Premium Salad tem 103 calorias e a Premium Salad Grill tem 224 calorias. O McFish tem 373 calorias, o McChiken Junior tem 365 e o Hamburguer apenas 257. Os Wraps ficam todos na faixa das 300 calorias.

No Giraffas, o Franguinho tem 380 calorias e a Salada de Camarão tem 186 calorias por porção. A salada de queijo tem 287 calorias e a salada de tilápia tem 263. Já os pratos dependem dos ingredientes utilizados.

Você pode conferir o cardápio e as informações nutricionais sobre os lanches nos sites das empresas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.