Música

Em agosto: 3° Lençóis Jazz e Blues Festival

Na Mira, com informações da asessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 12h35

Este ano o “Lençóis Jazz e Blues Festival” vai movimentar o cenário musical maranhense no mês de agosto. Serão dezessete shows e mais de cinqüenta músicos envolvidos, além de produtores, técnicos de luz e de som, entre outros profissionais ligados ao show business.

Entre os artistas confirmados para a edição de 2011 estão: Ithamara Koorax, Victor Biglione, a harpista Cristina Braga, Taryn Szpilman, Yamandu Costa, Gilson Peranzetta, Mauro Senise, Artur Menezes, Nelson Faria, Ney Conceição, Jefferson Gonçalves, Robertinho Chinês, Quarteto Cazumbá, Edson Travassos, Andréa Canta, Mila Camões e Banda, Marcelo Carvalho , quarteto e o convidado especial Zé Américo, Sávio Araujo e Banda e Jair Torres e Trio.

Este ano, e pela primeira vez, o projeto será realizado em dois circuitos:em São Luís, no teatro Arthur Azevedo, nos dias 9 e 10 de agosto e logo depois em Barreirinhas, nos dias 12 e 13, no Gran Solare Lençóis Resort e no dia 14, no centro da cidade (Beira Rio), quando será aberto ao público.

AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

Com os objetivos de despertar o interesse pela música, formar novas platéias e possibilitar o acesso de adolescentes carentes aos bens culturais o Projeto “Lençóis Jazz e Blues Festival” vai realizar ações de responsabilidade social tanto em Barreirinhas quanto em São Luís.

A convite do festival 200 estudantes da rede estadual de educação da capital e 200 alunos da Escola de Música Lilah Lisboa vão assistir aos ensaios dos artistas que se apresentarão na I Edição do Lençóis Jazz e Blues: Circuito São Luís.

Essas ações, batizadas de “Ensaios Fechados”, serão desenvolvidas no Teatro Arthur Azevedo nos dias 9 e 10 de agosto, das 15h as 18h.

No dia 09 de Agosto, das 16h as 18h, os estudantes das escolas públicas da rede estadual de ensino assistirão aos ensaios de Mila Camões, Itamara Koorax e Victor Bigkione e Cristina Braga e Trio.

No dia 10, no mesmo horário, será a vez dos alunos da Escola de Música Lilah Lisboa assistirem aos ensaios de Marcelo de Carvalho, Quarteto e o convidado especial Zé Américo, Taryn Szpilman e Yamandu Costa.A seleção e transporte dos alunos em São Luís ficarão sob a responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão.

Em Barreirinhas, o projeto “Lençóis Jazz e Blues Festival” oferecerá oficinas de música para alunos da Escola de Música do Município nos dias 12 e 13 de agosto, no Salão de Convenções do Hotel Gran Solare Lençóis Resort, das 9h as 11h e das 14h as 17h.

Serão quatro oficinas. Uma de gaita ministrada por Jefferson Gonçalves e as outras três ainda com os ministrantes a definir. A seleção e transporte dos alunos da Escola de Música de Barreirinhas serão de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Barreirinhas.

A título de incentivo ao estudo de música o “Projeto Lençóis Jazz e Blues” pretende realizar sorteios de instrumentos musicais entre os estudantes convidados.

III FESTIVAL DE JAZZ E BLUES ABERTO AO PÚBLICO

Para contemplar os moradores da cidade de Barreirinhas e de municípios vizinhos, além dos turistas, o “Projeto Lençóis Jazz e Blues Festival”, pela primeira vez, destinará um dia de programação aberta ao público. No dia 14 de agosto, domingo, o festival vai realizar quatro shows de artistas do mais alto nível. São eles: Robertinho Chinês, Quarteto Cazumbá, a alemã Andréa Canta e Jair Torres e trio. Esse presente à cidade é resultado da parceria entre o festival e a Prefeitura Municipal de Barreirinhas.

O primeiro show da tarde, as 17h, será de Robertinho Chinês e trio. As 17:45h será a vez do Quarteto Cazumbá. No início da noite, as 18:30h, subirão ao palco Andrea Canta e banda e encerrando a programação, as 19:30h, teremos a apresentação de Jair Torres e Trio.

Todos imperdíveis!!!

CONHECENDO O FESTIVAL

O projeto “Lençóis Jazz e Blues Festival” foi idealizado em 2009, para oferecer entretenimento e, ao mesmo tempo, utilizar a música como instrumento de transformação social no município de Barreirinhas.

A estratégia é unir jazz, blues e ecoturismo em um projeto que ofereça espetáculos musicais de alto nível por meio da interação entre músicos consagrados nacionalmente e internacionalmente e os grandes artistas maranhenses. O projeto também quer fomentar o desenvolvimento regional por meio da promoção das cidades de São Luís e Barreirinhas como atrativos pólo do ecoturismo e do turismo cultural.

Incrementar a economia, criar oportunidades de trabalho, gerar renda à população e promover a cidadania com ações de responsabilidade social e de conscientização de turistas e nativos para a necessidade de preservação ambiental dos patrimônios naturais e culturais das regiões também estão entre os objetivos do “Lençóis Jazz e Blues Festival”.

O ambicioso projeto foi inspirado nos melhores festivais do gênero no país como o Internacional de Parati e o de Rio das Ostras, ambos no Rio de Janeiro e o de Guaramiranga, no Ceará, mas tem características peculiares. Entre elas a obrigatoriedade da participação de talentos da terra no casting e a contrapartida social nas cidades onde ele é realizado.

No caso da capital o projeto convidou alunos da rede estadual de ensino e da Escola de Música Lilah Lisboa para assistirem aos ensaios dos artistas no Teatro Arthur Azevedo. Em Barreirinhas os alunos da Escola de Música do Município participarão, gratuitamente, de oficinas musicais. Já a cidade será contemplada com shows abertos ao público no dia 14 de agosto, resultados da parceria realizada entre a Tutuca Viana Produções Artísticas e a Prefeitura Municipal de Barreirinhas.

ASSIM SURGIU O CIRCUITO SÃO LUÍS...

Com a consolidação do evento em Barreirinhas e o fortalecimento e ampliação das parcerias surgiu, então, a ideia de contemplar também a cidade de São Luís, seus moradores e visitantes com o Lençóis Jazz e Blues Festival: Circuito São Luís .

Uma versão condensada do festival que, respeitando o mesmo formato e os mesmos objetivos da edição em Barreirinhas, será realizada no Teatro Arthur Azevedo nos dias 9 e 10 de agosto.

Tanto na capital quanto em Barreirinhas a programação foi, minuciosamente, escolhida para superar as expectativas do exigente público do jazz e do blues e mostrar a todos que o Maranhão merece e tem todas as condições para entrar na rota dos grandes festivais de jazz e blues do Brasil e do mundo.

HISTÓRICO DO FESTIVAL (EDIÇÕES 2009 E 2010)

Em 2009 brilharam no palco do festival a INFINITY JAZZ BAND com o maestro novaiorquino Jim Howard III, Jair Torres e Trio, Engels Spiritos acompanhado pelo guitarrista Rafa Dorneles e pelo percussionista maranhense Carlos Piall, entre outros artistas.

Em 2010, o festival apresentou os shows do guitarrista Pedro Araújo, do pianista maranhense Marcelo Carvalho, do Duosound - composto pelo violinista Luís Júnior e pelo percussionista Luís Cláudio, do cantor, compositor e instrumentista maranhense Nosly, além de apresentações do prodígio do blues nacional Artur Menezes e do grande gaitista carioca Jefferson Gonçalves.

A segunda edição do festival também foi marcada pelas oficinas gratuitas de guitarra e percussão, ministradas, respectivamente, por Artur Menezes e Luís Cláudio para alunos da Escola de Música de Barreirinhas. Durante essas oficinas crianças e adolescentes puderam conversar com os músicos, brincar com os instrumentos e aprender um pouquinho sobre o jazz e o blues. Ao final das oficinas houve sorteios de instrumentos musicais a título de incentivo.

Em 2011 o festival chega a sua terceira edição consolidado e ampliado apresentando 17 shows que envolvem mais de 50 músicos, além de um grande número de profissionais ligados ao meio artístico. 2011 também é marcado pela realização inédita do I Lençóis Jazz e Blues Festival: Circuito São Luís que mantém o mesmo formato e objetivos do de Barreirinhas: entretenimento de qualidade e responsabilidade social.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.