Cinema

Alguns dos personagens gays mais marcantes das telas

G1

Atualizada em 27/03/2022 às 13h16

Eles chamaram a atenção em dramas, aventuras e claro, comédia. Conheça os personagens gays do cinema que fizeram todo mundo se emocionar.

STEVEN RUSSELL (JIM CARREY

“I love you Phillip Morris” só entra em cartaz em outubro, mas, a julgar pela recepção em festivais como Sundance e Cannes, o primeiro personagem gay de Jim Carrey no cinema se tornará inesquecível. A comédia tem como pano de fundo a história de amor trágica entre os personagens de Carrey e Ewan McGregor.

Ambos estão ótimos nos papéis, mas é Carrey quem se destaca desde o momento em que sai do armário. Em tempo: quem for ao cinema, leva um Rodrigo Santoro de brinde, em mais uma das aparições-relâmpago do bofe brasileiro em Hollywood.

REBECCA (JACINDA BARRETT)

Em “Bridget Jones – no limite da razão” (2004), a protagonista gordinha vivida por Renée Zellweger finalmente desencalha e arranja o namorado dos seus sonhos, o advogado careta Mark Darcy (Colin Firth).

O maior pesadelo de Bridget, no entanto, é a sócia do rapaz, Rebecca - linda e elegante como uma top model, e para piorar vive por perto do casal.

Mas a moça pode ficar tranquila, não há motivos para pânico. Rebecca é lésbica e apaixonada pelo jeitão desajeitado de Bridget.

GIA CARANGI (ANGELINA JOLIE)

Na cinebiografia “Gia – fama e destruição” (1998), Angelina Jolie interpreta a história real de Gia Carangi. Uma das primeiras top models do mundo fashion, a bela alcançou fama e fortuna nos anos 80, mas perdeu tudo por causa do seu vício em cocaína e heroína.

A personagem é apaixonada pela jovem Linda (Elizabeth Mitchell), mas sua dependência química acaba destruindo também o relacionamento.

VIDA BOHEME E NOXEEMA JACKSON (PATRICK SWAYZE E WESLEY SNIPES)

Patrick Swayze e Wesley Snipes interpretam as drag queens Vida Boheme e Noxeema Jackson em “Para Wong Foo, obrigada por tudo! Julie Newmar” (1995).

Na mesma linha “Priscilla – a rainha do deserto”, o filme mostra como a alegria e a exuberância de um grupo de transex pode alterar a rotina de uma cidadezinha do interior.

O ator John Leguizamo - como a drag-aprendiz Chi-Chi Rodriguez - completa o time das "montadas".

Road movie purpurinado, o longa mostra a trajetória de um trio de drags rumo a um grande concurso do gênero. Ótima a cena incial do filme, em que a dupla Swayze-Snipes deixa de lado sua porção de marmanjos e capricha no modelão para brilhar com meia-calça e salto agulha.

ENNIS E JACK (HEATH LEDGER E JAKE GYLLENHAAL)

Quem diria que uma história de amor entre dois caubóis poderia comover tanto o público – hétero e gay? Pois a façanha foi obtida pelo diretor Ang Lee em “O segredo de Brokeback Mountain” (2005).

Na década de 60, Ennis e Jack se apaixonam durante uma temporada de trabalho no campo.

Reprimidos, eles se casam com mulheres e ao longo de 20 anos tentam conviver com o sentimento proibido e a dura vida real. O vaqueiro Ennis é mais uma das interpretações memoráveis de Heath Ledger.

BRANDON TEENA (HILLARY SWANK)

O papel da garota em conflito com sua identidade sexual em “Meninos não choram” (1999) rendeu à atriz Hillary Swank o Oscar . Insatisfeita com sua condição de mulher, Teena Brandon muda de cidade, esconde os traços femininos e adota o nome de Brandon Teena.

Lá, se envolve com meninas e tenta levar uma vida normal. Mas quando um grupo conservador descobre sua farsa, uma onda de violência acontece no local. Filme impactante, que mostra o horror a que o caminho do preconceito e da intolerância pode levar.

LADY DI (RODRIGO SANTORO

Galã de status hollywoodiano, Rodrigo Santoro não economizou no gestual feminino ao interpretar o travesti Lady Di no filme “Carandiru” (2002). Baseado no best seller homônimo de Drauzio Varella, o longa conta a história de alguns presidiários antes do massacre de 111 pessoas, ocorrido em 1992.

Se o casamento gay ainda não é uma realidade no Brasil, dentro do Carandiru foi. Abusada, Lady Di se casou com seu companheiro, Sem Chance (Gero Camilo), dentro da penitenciária. De véu e grinalda.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.