Alerta

Cientistas alertam para lesões por uso do Playstation

Reuters

Atualizada em 27/03/2022 às 13h21

Cientistas suíços afirmam que jogar Playstation em excesso pode fazer com que os usuários fiquem com protuberâncias na palma das mãos, em uma doença apelidada de "hidradentite palmar do Playstation" --o problema pode gerar lesões dolorosas, similares às encontradas nas solas dos pés de crianças depois de intensa atividade física.

"O agarrar forte e contínuo dos controles, aliado ao repetido apertar dos botões, produz traumas pequenos, mas contínuos, na superfície da palma das mãos", afirma Vincent Piguete, em estudo realizado com pesquisadores da Escola de Medicina de Genebra. O artigo foi publicado no "British Journal of Dermatology".

Entretanto, David Wilson, um porta-voz da Sony, que fabrica o Playstation, afirma que a pesquisa avaliou apenas um caso e que centenas de milhões de consoles foram vendidos desde que o PlayStation chegou ao mercado, em 1995.

"Qualquer atividade de lazer pode ter más consequências, caso as pessoas não sigam o bom senso e conselhos de saúde, que podem ser encontrados em nossos manuais de instrução", afirma Wilson.

O estudo descreve o caso de uma menina de 12 anos que foi a um hospital de Genebra reclamando de dor intensa nas mãos. Ela não tinha lesões em outras partes do corpo. Os médicos descobriram que, dias antes da aparição das lesões, a garota havia começado a jogar o videogame várias vezes ao dia.

Foi recomendado a ela que parasse de jogar. Ela se recuperou completamente do problema depois de dez dias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.